por Reverenda Myosho Obata

Kaidan literalmente significa ‘a plataforma onde aqueles que acreditam no Budismo recebem os preceitos budistas’. A plataforma dos preceitos, feita na Índia, foi um monte de terra com aproximadamente sessenta centímetros de altura e três metros quadrados.

Tao-hsuan, que particularmente estudou os preceitos do Buda, encontrou a Escola Lu na China em 615. Ele fez uma plataforma de preceitos que era, no entanto, uma modificação da plataforma original da Índia, porque a Escola Lu pertencia ao então provisório Budismo Mahayana.

Chíen-chen apresentou a Escola Ritsu ao Japão e estabeleceu uma kaidan no Templo Todaiji em Nara em 754. Saicho, o fundador da Escola Tendai do Japão, fez um apelo ao governo para que outra kaidan fosse estabelecida para os sacerdotes da Escola Tendai, baseada no Sutra do Lótus. Seu apelo foi concedido após sua morte e outra kaidan foi instalada no Monte Hiei. 

Nichiren Dai Shonin alegou que a kaidan no Monte Hiei fosse estabelecida para os sacerdotes, cujo dever era salvar as pessoas na Era do Darma da Aparência, e que uma nova kaidan fosse estabelecida para os sacerdotes que salvariam outras pessoas na Era da Degeneração. Ele, assim, estabeleceu Hommon no kaidan para receber os preceitos e praticar os ensinamentos essenciais do Sutra do Lótus na Era da Degeneração. 

No Budismo Nichiren Shu, aqueles que sustentam o Sutra do Lótus e com fé recitam Odaimoku, estão eles mesmos num local de prática, seus arredores são por sua vez a Terra Pura do Buda (que é a própria terra onde vivemos, mas não enxergamos como é sua realidade). O Grande Mandala de Todos os Honrados sem precedentes está incorporado naqueles que sustentam o Sutra do Lótus e Odaimoku, nos dez mil anos da Era do Declínio do Dharma. Está exposto no capítulo 21 do Sutra do Lótus, “Em qualquer mundo onde alguém mantenha, leia, recite, explique ou copie este sutra, ou age conforme estes ensinamentos, ou em qualquer lugar onde uma cópia do sutra seja colocada, seja no jardim, na floresta, debaixo de uma árvore, num monastério, na residência de uma pessoa com mantos brancos, num salão, numa montanha,  vale ou região selvagem, uma estupa deverá ser erguida lá e oferecimentos devem ser feitos ali porque, saiba disto, o lugar (onde a estupa é erguida) é o lugar da iluminação. Aqui os Buddhas atingiram Anuttara-samyak-sambodhi (Iluminação Perfeita). Aqui os Buddhas giraram a roda do Dharma. Aqui os Buddhas entraram no Parinirvana”. 

De acordo com Nichiren Dai Shonin, kaidan pode ser em qualquer lugar onde alguém faça sinceramente sua prática de recitação do Odaimoku: Namu Myoho Renge Kyo. 

(*) Artigo publicado no Nichiren Shu News em outubro de 2005 e traduzido pela equipe de traduções da Nichiren Shu Brasil (Sangha Hokekyoji) em março de 2019. 

free vector