O Dharma é muito útil para sua vida diária se você o compreender. Alguns ensinamentos, como “As Quatro Nobres Verdades” ou “Nobre Caminho Óctuplo” podem ser ouvidos em qualquer tipo de templo budista, como templos budistas chineses, coreanos, tailandeses, tibetanos, no Laos, no Camboja, templos Theravada ou templos Mahayana. Isso é porque esses ensinamentos são o básico sobre a doutrina budista.

Agora, gostaria de compartilhar com vocês algumas ideias peculiares ao Budismo Mahayana.

A prática budista elementar do bodhisattva Mahayana é chamada de “Seis Paramitas”. “Paramita” significa alcançar a outra margem. Esta margem é como este mundo, cheio de corrupção e sofrimento. A outra margem é comparável ao mundo da iluminação. Portanto, os “Seis Paramitas” são seis maneiras de alcançar a outra margem, a margem da Iluminação.

As seis maneiras são “doação, preceitos, tolerância, esforço, meditação e sabedoria”. Hoje, vamos falar sobre o Paramita da “doação”.

Geralmente, em nossa sociedade, “dar e receber” é o senso comum. Mas, o conceito para os bodhisattvas não é “dar e receber”, mas sim “dar e dar”. Você não deve esperar algo em troca de ninguém quando você der algo. Isso é o Paramita de doar.

Vou contar a minha experiência quando estava em meu primeiro treinamento para me tornar um sacerdote budista. Eu tinha 23 anos e os outros jovens tinham principalmente 21 anos. Todos éramos Shami. Durante a formação, precisávamos fazer tarefas, tais como a limpeza dos nossos quartos e banheiros, mas ninguém gostava de limpar os banheiros porque eram sujos e fedorentos.

Como ninguém queria limpar, os banheiros ficaram muito sujos. Fiquei tão chateado com isso que finalmente decidi limpar os banheiros. Quando finalmente eles ficaram limpos eu me senti bem. Se ninguém quer fazer isso, vou fazê-lo. Eu decidi. Assim se tornou fácil. Na verdade, a limpeza dos banheiros foi fácil. Era só um pouco mal cheiroso.

É isso. Então, quando me viram limpando os banheiros todos os dias, os outros se sentiram culpados e se ofereceram para me ajudar. Apreciei sua proposta, pois eu não esperava que mais alguém me ajudasse.

Olhe ao seu redor. Existem muitas coisas e tarefas para você fazer, tais como preparar refeições, limpar sua casa, lavar roupa ou louça. Essas coisas são realmente fáceis de fazer. Não é um grande trabalho, em comparação com o sofrimento inevitável que vamos acabar encontrando em nossas vidas, como a despedida de nossos pais e entes queridos.

“Dar e dar” é o conceito budista básico de doação. Se você pratica desta forma, você será capaz de finalmente e naturalmente ter maior liberdade dos desejos mundanos.

Para conseguir a paz no mundo, é mais importante respeitar os outros e ter compaixão. Esta é a atitude fundamental do budismo Mahayana, ou seja, a nossa.

Respeitar-se e respeitar os outros. Ter e demonstrar a sua compaixão para com os outros. Esse é o primeiro passo para realizar a paz em sua mente e se todos têm esse espírito, a paz no mundo vai estar ali. Como budistas Mahayana, vamos fazer a prática da paramita da doação juntos e contribuir na realização da paz no mundo.

 

*texto traduzido e adaptado de Rev. Imai Shonin da Nichiren Shu Havaí

free vector