“Quando alguém falece, oferecemos o O-toba ao falecido e conduzimos uma cerimônia de abertura dos olhos pelo O-toba. Esta é uma cerimônia destinada também a obtenção do estado Búdico pelas plantas”. (Somoku-jobutsu-kuketsu)

O O-toba, que é feito de uma tábua de madeira, é uma simples forma de estupa. “Estupa”, significando mausoléu, remonta a 2.500 anos atrás, na época de Buda. Após o falecimento de Buda, suas cinzas foram distribuídas e consagradas em uma estupa ou pagode, como é chamada no Sudeste Asiático, e colocada em um pote de ouro.

Dado que o Budismo foi introduzido no Japão no século VII, muitos pagodes de cinco andares foram construídos. Nestes pagodes, as cinzas de Buda estão consagradas.

O O-toba, tábua de madeira comprida e estreita, na qual o Odaimoku é inscrito, simboliza o pagode de cinco andares no estilo Nichiren Shu. Nichiren Shonin nos conta que quando oferecemos o O-toba e recitamos sutras pelos falecidos para sua obtenção do Estado Búdico, estamos também orando pela obtenção do Estado Búdico pelas árvores e plantas.

No Sutra de Lótus, Buda Shakyamuni expõe que árvores, plantas e a terra, ou seja, todas as coisas na natureza, possuem a Natureza Búdica e precisamos perceber o potencial Estado Búdico equipado em todas as coisas na natureza. Reconheçamos a voz do Buda Shakyamuni na natureza.

Oferecimento de Toba e Ihai



free vector