por Reverendo Kanji Tamura, Universidade Rissho 

Vários Significados de “Ji: Realidade” 

 Sob o título completo de “Um Tratado que Revela a Contemplação Espiritual e o Mais Venerável pela Primeira Vez no Quinto Período de 500 anos após a Morte do Buda Shakyamuni”; este tratado indica revelar a contemplação espiritual como o Daimoku e o mais venerável como o Mandala, pela primeira vez no início da Última Era da Degeneração. O título em si apresenta a forte decisão de Nichiren Shonin de espalhar o Daimoku e o Mandala do Sutra do Lótus na Última Era da Degeneração. 

“Kanjin (Contemplação Espiritual)” originalmente significa a prática de observar a própria mente, a qual oportunamente alcança o estado de Ichinen-Sanzen, onde a própria mente está completamente equipada com as 3.000 existências. O propósito da contemplação espiritual é o domínio do Ichinen-Sanzen e também é o tema principal em todo o tratado. Começa com o Ichinen-Sanzen, seu conteúdo é sobre o Ichinen-Sanzen e sua conclusão leva ao tema principal. No início do tratado algumas passagens sobre o Ichinen-Sanzen são citações de “a Grande Concentração e Insight”. Ou seja, uma mente contém os dez reinos desde o inferno até a terra do Buda e cada um dos dez reinos também contém os dez reinos. Logo, cada um dos reinos ramificados contém os dez aspectos e os três fatores das existências. Portanto, no total os 3.000 reinos estão contidos num pensamento momentâneo. O tratado explica este estado como misterioso e inexplicável. 

Na primeira metade do tratado, Nichiren Shonin baseado nesta contemplação de Ichinen-Sanzen afirma, “Originalmente a contemplação espiritual é para enxergar os dez mundos do Darma (os dez reinos) através da observação da própria mente”. Dessa forma, a base da contemplação espiritual é encontrar os estados desde o inferno até o Buda, dentro da própria mente. Então o que é o reino do inferno e o que são os espíritos famintos ou animais contidos na própria mente? O reino dos Budas está realmente contido na nossa mente sempre repleta de desejos mundanos? De modo especial, este ponto forma o tema na primeira metade do “Kanjin Honzon-sho”.  

A Conquista de Ichinen-Sanzen Sustentando o Daimoku Explicado no “Kanjin Honzon-sho”

No “Kanjin Honzon-sho (Um Tratado que Revela a Contemplação Espiritual e o mais Venerável)” Nichiren Shonin explica a Mútua Posse dos Dez Reinos, através de exemplos de como estes reinos estão contidos em nossas mentes e realmente aparecem em nossa vida diária. Ou seja, (1) raiva representa o reino dos infernos, (2) ganância, o reino dos espíritos famintos, (3) ignorância, o reino das bestas animalescas, (4) bajulação, o reino dos asuras (titãs), (5) calma, o reino humano, (6) deleite, o reino dos deuses, (7) e (8) perceber a impermanência da vida, o reino dos Sravakas e Pratyekabuddhas e (9) compaixão, o reino dos bodhisattvas. 

Todavia, de acordo com Nichiren Shonin, o reino dos Budas é difícil de enxergar. Quando nosso corpo e nossa mente estão equipados com os do Buda (Eterno Buda Shakyamuni como o Professor Original), tanto a Mútua Posse dos Dez Reinos e Ichinen-Sanzen (as Três Mil Existências Contidas num Único Pensamento) são conquistados. 

Então, nós realmente temos o reino dos Budas? Nós realmente temos a natureza do Buda? Estamos verdadeiramente conectados com o reino dos Budas? O Sutra do Lótus prega “Budas motivam todos os seres vivos a se abrirem ao insight dos Budas”. Portanto, é certo que todos os seres vivos estão conectados com o reino dos Budas, e todos eles possuem a natureza do Buda, mas é muito raro que o reino dos Budas ou a natureza do Buda apareça em nossa vida diária. 

A este respeito, Nichiren Shonin afirma que apesar da nossa natureza estar corrompida pelo modo como vivemos nesta Última Era da Degeneração, somos capazes de ter fé no Sutra do Lótus porque fomos equipados com o reino dos Budas. Nichiren também apresenta a prova das escrituras, indicando que o Bodhisattva Sem Desprezo enxergava a natureza de Buda dentro de cada um que ele encontrava, curvava-se respeitosamente e lhes dava a garantia do futuro Estado Búdico, que o próprio Buda Shakyamuni alcançou a partir do reino humano.

No “Kanjin Honzon-sho”, Nichiren Shonin aprofunda o assunto, se nós, os não iluminados que vagueiam na delusão da Última Era da Degeneração, realmente trazemos a essência do Eterno Buda Shakyamuni, Senhor e Professor da Seção Essencial do Sutra do Lótus. Este tópico está diretamente conectado com a questão se podemos ou não realizar realmente o Ichinen-Sanzen. Por conclusão, ele afirma que o Daimoku do Sutra do Lótus contém todas as virtudes do Eterno Buda Shakyamuni (as virtudes de todas as suas práticas de bodhisattva e todos os méritos da sua iluminação. Em sentido amplo, estes méritos significam o próprio Ichinen-Sanzen). Portanto, quando acreditamos e sustentamos o Daimoku, Ichinen-Sanzen é conquistado e também o Eterno Buda Shakyamuni se torna Um conosco. 

Nichiren Shonin articula que apenas o Sutra do Lótus contém a semente de Ichinen-Sanzen do Buda e sua cristalização é o Daimoku de Myo Ho Ren Ge Kyo. A semente dos Cinco Caracteres de Myo Ho Ren Ge Kyo é como a concentração do DNA inteiro do Buda Shakyamuni. Por exemplo, o significado da palavra “Japão” inclui todos os recursos naturais, comunidades, seres humanos, culturas e seres vivos de Hokkaido até Tóquio, até Okinawa. Igualmente, os Cinco Caracteres de Myo Ho Ren Ge Kyo contêm totalmente o Eterno Buda Shakyamuni como o Professor Original. Nichiren Shonin diz que a palavra “Myo” de Myo Ho Ren Ge Kyo significa conter completamente (todas as coisas).  

O Kanjin Honzon-sho descreve, “práticas de causa de Buda Shakyamuni (todas as práticas de bodhisattva nos nove reinos antes que ele se torne um Buda) como também suas virtudes de efeito (todas as suas virtudes como o Buda) estão (completamente) contidas nos Cinco Caracteres de Myo Ho Ren Ge Kyo e ao sustentarmos essas cinco letras, naturalmente os méritos das causas e efeitos de Buda Shakyamuni nos são concedidos”. Descrevendo o estado de conquista de Ichinen-Sanzen, no qual estamos unidos com o reino dos Budas, Nichiren Shonin assim  escreve “Agora, pelo recebimento do Daimoku, o tempo eterno da Seção Essencial abre seu portal, então, este Mundo Saha se torna a Terra Pura sem fim,  o Eterno Buda Shakyamuni, transcendendo o passado e o futuro, aparece diante de nós, e nós, que defendemos o Daimoku, nos tornamos um com o Eterno Buda Shakyamuni. Esta é a finalização de Ichinen-Sanzen contido em nossas mentes”. Nichiren Shonin percebeu com verdadeiro sentimento a unicidade com o Eterno Buda Shakyamuni e a unificação com o Mundo Saha como a Terra Pura, enquanto defendia o Daimoku. 

O Grande Mandala Baseado em Ichinen-Sanzen Explicado no “Kanjin Honzon-sho”

A doutrina de Ichinen-Sanzen inclui os Três Fatores das Existências (seres vivos, seus corpos e suas mentes e o meio ambiente), e no “Kanjin Honzon-sho”, Nichiren Shonin afirma que apenas na realização de Ichinen-Sanzen é que o espirito de Buda adentra o retrato ou uma estátua do Buda, tornando-os o Mais Venerável, o objeto de devoção. Madeira, papel e tinta são feitos de plantas que crescem na terra. Estes representam o Fator do Meio Ambiente (nos Três Fatores das Existências). Num breve olhar, estas coisas não possuem mente. No entanto, quando a doutrina de Ichinen-Sanzen é conquistada através da sustentação do Daimoku, o Fator do Meio Ambiente também se conecta com o reino dos Budas, e ali, a Terra Pura se manifesta com o Buda, e retratos e estátuas de madeira também se tornam o Buda. 

O Grande Mandala Honzon é o diagrama ilustrado do Estado do Ichinen-Sanzen de Buda Shakyamuni, principalmente o Mundo Saha como a Terra Pura mencionada acima, na qual aqueles que preservam o Daimoku deverão entrar. O Grande Mandala inclui os vários honoráveis dos Dez Reinos e o Daimoku, ao centro, integra todos eles. Dessa forma, Nichiren Shonin quer dizer que não somente a Mútua Posse dos Dez Reinos, como também o Ichinen-Sanzen, são integrados pelo Daimoku.

Conclusão

O Sutra do Lótus é o ensinamento que tenta se manifestar no mundo real. Não é uma relíquia de milhares de anos do passado. O sutra está vivo e continuará vivo no futuro sem perder o seu frescor. A vontade de salvação do Eterno Buda Shakyamuni está contida neste sutra, solicitando aos que leem este sutra para que realizem Sua intenção no mundo real (o mundo da realidade). Nichiren Shonin foi o primeiro mestre que respondeu à vontade de Buda, há dois mil anos depois do falecimento Dele. Nichiren se esforçou para realizar o Sutra do Lótus em sua vida (Ji: realidade) pela primeira vez. O pensamento (Ichinen) de Buda Shakyamuni está conectado com o de Nichiren através do Daimoku, a essência do Sutra do Lótus. Também podemos estar conectados com todas as existências (3.000 existências), sustentando o Daimoku com um pensamento (Ichinen) de profunda Fé. Desta forma, nós estaremos unificados com o mundo do Buda Eterno e conseguiremos espiritualmente a salvação de todos os seres sencientes, assim como a de nós mesmos. 

Como conclusão, vamos dar uma olhada no resumo desta série: O Grande Mestre T’ien-t’ai revelou a doutrina máxima do Sutra do Lótus, a doutrina das “3.000 existências contidas num único pensamento” em sua obra: “Grande Concentração e Insight”. Esta doutrina nos ensina que nosso pensamento diário e momentâneo (Ichinen) contém todas as existências (as 3.000 existências). Tais 3.000 existências significam: (1) Mútua Posse dos Dez Reinos (cada um dos Dez Reinos – Inferno, Espíritos Famintos, Animal, Asuras, Humano, Céu, Sravaka, Pratyekabuddha, Bodhisattva e Buddha contém todos os Dez Reinos em si e consistem no mundo dos seres sencientes), (2) Dez Aspectos – Cada um desses mundos possuídos mutuamente é equipado com os dez aspectos essenciais da existência: aparência, natureza, entidade (a substância que contém aparência e natureza), poder (motivação interna), função (manifestação externa de poder), causa, condição, efeito e recompensa (efeito secundário) e o último aspecto é a totalidade conclusiva dos nove aspectos acima serem equipados com cada existência, (3) Três Fatores das Existências (o mundo dos seres sencientes, os cinco elementos constituintes – o corpo e a mente como a substância dos seres vivos e o meio ambiente que envolve os seres sencientes. Resumindo, as 3.000 existências significam todas as existências ou todo o universo.

De acordo com o Grande Mestre T’ien-t’ai, a iluminação de Buda emerge quando o Ichinen-Sanzen é percebido através do Kanjin (contemplação espiritual). No entanto, esta prática de Kanjin é altamente restritiva e complicada. Portanto, é difícil salvar os seres vivos imediatamente através desta prática. Nichiren considerou que o Ichinen-Sanzen de T’ien-t’ai era a prática adequada para a Era da Semelhança do Darma (de 1.000  até 2.000 anos depois do falecimento de Buda) e que não deveria ser aplicável para a Última Era da Degeneração (após 2.000 anos desde o falecimento do Buda), quando o mundo estaria confuso caminhando para a destruição. Através de Nichiren, a doutrina de Ichinen-Sanzen foi reestabelecida de uma forma mais direta, concentrada e prática.  

Nichiren categorizou o Ichinen-Sanzen de T’ien-t’ai como uma “teoria” baseada na ‘Seção Teórica’, e seu Ichinen-Sanzen como a “realidade” na ‘Seção Essencial’. A ‘Seção Teórica’ é a primeira metade do Sutra do Lótus, na qual e especialmente no capítulo 2, está exposta a teoria da salvação para os seres sencientes durante o último período de oito anos antes do falecimento de Buda. Por outro lado, na última metade do sutra chamada de ‘Seção Essencial’, o Buda expõe a eterna salvação desde o passado até o futuro. A realidade de Ichinen-Sanzen contém a orientação para as pessoas que sofrem neste mundo confuso, ao realizar a eterna vontade de salvação de Buda Shakyamuni.  Ou seja, no capítulo 16 da ‘Seção Essencial’, Buda Shakyamuni lega o Sutra do Lótus do “bom medicamento” como a concentração dos Seus ensinamentos, dizendo que Seus “mensageiros” fornecerão o bom medicamento às pessoas imaturas e perdidas no futuro. No capítulo 16, o Buda transmite a essência do Sutra do Lótus para “os bodhisattvas dos seus discípulos originais emergidos da terra” e ordena que eles o espalhem no futuro. Inspirado por este contexto, Nichiren, nascido na Última Era da Degeneração, fomentou a autoconsciência como um bodhisattva emergido da terra, que teve a função de espalhar o Daimoku como a essência do Sutra do Lótus. Ele assegurou que o Daimoku contém todos os méritos do Eterno Buda Shakyamuni. Ou seja, contém o Ichinen-Sanzen que revela a prática através da qual todas as pessoas se juntam e se unem aqui e agora, envolvidos pela terra pacífica do Eterno Buda Shakyamuni. Revela a prática, que nos conduz pela conduta correta, com o Daimoku no mundo real. Revela uma prática acessível se tivermos fé. Revela a prática possível que desobstrui nosso futuro. Esta é a doutrina da realidade de Ichinen-Sanzen da ‘Seção Essencial’, revelada por Nichiren Shonin.

O Sutra do Lótus está sempre nos chamando. O sutra nos diz “Minha vida agora é conduzida pelo Eterno Buda Shakyamuni”. O sutra sempre exige que percebamos, sintamos e apreciemos o relacionamento fundamental com Buda Shakyamuni e iniciemos uma vida verdadeiramente significante. 

– FIM –

(*) Textos publicados no Nichiren Shu News em fevereiro e abril de 2007 e traduzidos pela equipe de traduções da Nichiren Shu Brasil em agosto de 2019.

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