por Reverendo Nisso Kanno, Arcebispo da Nichiren Shu

“Este sutra abre o portão dos meios expedientes e revela o selo da verdade” 

O Sutra de Lótus, Capítulo X: O Professor do Dharma

A Verdade:Desde o momento em que Buda Shakyamuni começou a expor e ensinar o Sutra de Lótus, se passaram quarenta e alguns anos. Naquele tempo, Ele ainda não havia revelado a verdade. Em vez disso, ele adotou vários meios expedientes, expondo Seus ensinamentos de várias maneiras, de acordo com as capacidades das pessoas. Ele descreveu esse método no Sutra dos Inumeráveis Significados. Suas atividades naqueles anos foram feitas para nos preparar para quando ele finalmente fosse expor o Sutra de Lótus. “Abrir o portão” significa deixar de lado os ensinamentos convenientes e abandoná-los quando iniciamos o caminho do despertar. “O selo da verdade” é o próprio Sutra de Lótus. É isso que Buda quer dizer com “abre o portão dos meios expedientes e revela o selo da verdade”. 

“Mesmo que não tenhamos um entendimento particular quando recitamos Namu Myoho Renge Kyo, certamente abandonaremos o caminho do mal” – Hokke Daimoku-sho

O Entendimento particular:Alguns dizem em voz alta: “O Buda Shakyamuni não realizou serviços funerários”. Outros afirmam que “o Buda não deu nomes de preceitos (para pessoas falecidas) ou o serviço fúnebre é inútil”. Esse entendimento é superficial. Não nos deixemos ser enganados.

O entendimento particular de Namu Myoho Renge Ryotambém inclui o entendimento do Sutra de Lótus. No entanto, devemos entender as palavras de Nichiren Shonin ao dizer: mesmo se não tivermos um entendimento particular do Sutra, é importante recitar Odaimoku, acreditando que Buda Shakyamuni e Nichiren Shonin realmente existem neste mundo e mostram sua compaixão por nós.

Os ensinamentos da vida de Buda são conhecidos popularmente como “Oitenta e quatro mil portões do Dharma”. Aqueles que alcançaram o entendimento e a prática de todos esses ensinamentos têm a honra de serem chamados “Mestre Tripitaka”. Este título é para o monge que dominou as três divisões das escrituras budistas: sutras, preceitos e comentários. 

Nichiren Shonin leu todas as escrituras dessas três divisões por três vezes. “Entendimento particular” é a palavra que pode ser usada para descrever a conquista de tal pessoa. Para nós, “Fé” é a palavra.

“Expus o Dharma Maravilhoso com esses vários meios expedientes e fiz com que os seres vivos se regozijassem”. – Sutra de Lótus, Capítulo XVI, A Duração da Vida do Tathagata

O Regozijo:como vocês bem sabem, o capítulo XVI é a base de Namu Myoho Renge Kyo, Odaimoku. Este capítulo esclarece como o Buda nos ajuda por toda a eternidade.

A frase nos diz que Buda Shakyamuni tem exposto seus ensinamentos desde um passado remoto e “levaram todos os seres vivos a se alegrarem”, deixando-os alcançar “grande paz da mente”.

Muitas vezes perdemos nosso objetivo e experimentamos “alegria prematura”. A alegria que Buda nos leva a alcançar é eterna e imutável. Esta é a “verdadeira alegria”, em outras palavras, “a grande paz da mente”. De acordo com o sutra, as pessoas de hoje também serão capazes de alcançar esta “verdadeira alegria, a grande paz da mente”, assim como fizeram as pessoas no passado. Vocês podem se perguntar, como podemos alcançá-la?

Dediquem-se a recitar “Namu Myoho Renge Kyo” pelo corpo, boca e mente. Essa é a prática básica para todos os budistas. A “grande alegria verdadeira” está garantida adiante.

“Cada letra das palavras do Sutra de Lótus é comparada à terra” – Nichiren Shonin, resposta aOunichi-dono

A Igualdade:o Japão é abençoado com as quatro estações do ano. Na primavera, todo o país fica gloriosamente cheio de flores, grama e árvores. Imaginando a vida em países, onde o clima é frio durante todo o ano ou em lugares onde a primavera não chega, sinto uma profunda gratidão. Na carta acima, Nichiren Shonin nos mostra que “a riqueza e a grandeza, bem como a capacidade da terra, não se limita ao Japão” comparando-a com o “ensino supremo do Sutra de Lótus ”.

A Terra nutre toda a vida. A Terra dá aos que acreditam no Sutra de Lótus, o poder de viver em direção ao amanhã. A Terra aceita tudo. Da mesma forma, é ensinado no Sutra de Lótus que, por maiores que sejam as ofensas cometidas por uma pessoa que acredita no Sutra de Lótus; elas podem ser expiadas pelos méritos do Odaimoku que a pessoa recita enquanto ela se arrepende de suas ofensas. O Sutra de Lótus aceita todos nós como somos e nos permite crescer espiritualmente. 

A Terra não tem limites. As fronteiras atuais são produtos da ganância da humanidade. Não é o que a Terra deseja. Não deve existir uma discriminação racial ou qualquer outro tipo de discriminação entre os seguidores do Sutra de Lótus. Em qualquer canto e circunstância, o Sutra de Lótus é imparcial para todos nós. Todas as plantas crescem, recebendo igualmente os benefícios da terra. Elas crescem diferentemente dentro das suas capacidades de receber os benefícios. Isto não resulta da discriminação da Terra. É uma mera diferença baseada na natureza individual de cada planta. Da mesma forma, nenhuma discriminação deve existir entre os seguidores do Sutra de Lótus. É por isso que honramos o Sutra de Lótus recitando: “NamuByodo Dai’e Ichijo Myoho Renge Kyo” que significa “Honra ao Sutra da Flor de Lótus do Dharma Maravilhoso, o Ensino da Igualdade, a Grande Sabedoria, o Veículo Unico”.

(*) Artigos publicados no Nichiren Shu News de abril e agosto de 2014, fevereiro de 2016 e agosto de 2018 e tradução pela Equipe de Tradução da Nichiren Shu Hokekyoji Brasil em junho de 2020. 

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