Por Rev. Nissho Kanno, Ikegami Honmonji Temple, Tokyo e Rev. Sensho Komukai

Kenji Miyazawa, um fiel seguidor do Sutra de Lótus e intelectual, tem palavras que nos atraem: “Desejo sinceramente que chegue o dia em que todas as pessoas no mundo inteiro possam viver suas vidas em paz”. Ele também disse: “A felicidade nunca será completa para nós, individualmente, até que o mundo inteiro se torne feliz”.

Concordo plenamente com ele, tendo em vista, a situação atual do mundo. Um mestre do passado declarou: “O mundo é um. Os seres humanos são todos irmãos e irmãs ”. Agora é a hora em que devemos realizar esse ideal. Há setecentos anos, Nichiren Shonin escreveu o Rissho Ankoku-ron(Estabelecer Justiça e Trazer Paz ao País). Nele, Nichiren nos ensina: “Somente pelo ensino correto é que a sociedade, a família e o indivíduo podem se tornar pacíficos. É evidente que o ensino correto é o Sutra de Lótus, o Odaimoku. “Quando aceitarmos o espírito do Sutra de Lótus e do Odaimoku em nossas vidas, conflitos e agonia desaparecerão do mundo e a paz será reestabelecida neste mundo”. Assim nos ensina Nichiren Shonin. O apelo de Kenji Miyazawa é baseado neste ensinamento do nosso Fundador.

Agora o mundo está turbulento. O “desejo egoísta”, conforme descrito nos ensinamentos do budismo, é a razão inteira disto: “Enquanto eu estiver feliz, enquanto meu país esteja indo bem.” Essa maneira de pensar é a causa dos conflitos. Espero sinceramente que os líderes mundiais, especificamente políticos, sejam despertados nesse sentido. 

Cabe a nós, devotos do Sutra de Lótus e Odaimoku, retomarmos o espírito de “Rissho Ankoku-ron“, defendido por Nichiren Shonin, quando saudamos a entrada do “30º Ano Novo do Período Heisei” (reinado do imperador Akihito) e pedimos pela “Paz Mundial” para os povos do mundo inteiro e oramos para isso.

“Período Heisei” iniciado em 08 de janeiro de 1989 e terminado em 30 de abril de 2019.

(*) Texto publicado no Nichiren Shu News de fevereiro de 2018 e traduzido pela Equipe de Tradução da Nichiren Shu Brasil (Sangha Hokekyoji) em maio de 2020. 

free vector