Pergunta:

Eu tenho uma pergunta sobre Nichiren Shonin e a doutrina da Nichiren Shu. Como a Nichiren Shu se posiciona sobre as outras escolas e práticas budistas? Nos meus estudos, eu descobri que a SGI e outras religiões semelhantes consideram todas as práticas, além do Odaimoku [Namu Myoho Renge Kyo], totalmente inúteis. Tenho notado também que, embora recitem o Daimoku e se digam “verdadeiros budistas”, eles não parecem se comportar de maneira muito budista. Como pode isso? Eu sinto que a Nichiren Shu não concorda com isso, nem com esse tipo de comportamento, mas gostaria de ter uma resposta clara sobre o assunto.

Nichiren Shu

Resposta:

Assim como Nichiren Shonin ensinou, a Nichiren Shu respeita o Sutra do Lótus como o supremo entre todos os ensinamentos de Buda, sendo portanto o principal objeto de nossa fé, prática e estudo.

No entanto, a Nichiren Shu não considera inúteis todas as outras práticas do budismo ou de outras escolas budistas. Outros ensinamentos budistas e práticas podem contribuir para o crescimento espiritual, e ajudam a nos aproximar de Buda e de seus ensinamentos. O Sutra do Lótus contém muitas doutrinas que foram ensinadas em outros sutras anteriores ao Sutra do Lótus. Na verdade, segundo o próprio Buda, todos os sutras foram ensinados em preparação para o Sutra do Lótus. Permitam-me ilustrar isto um pouco melhor. No Kanjin Honzon Sho, Nichiren Shonin afirma:

“Durante mais de quarenta anos, o Buda revelou-se em quatro modos diferentes nos quatro tipos de ensinamentos e assim, por expor os ensinamentos pré-Sutra do Lótus, os ensinamentos preparatórios, e o Sutra do Nirvana, ele foi capaz de beneficiar todos os seres vivos.”

Isso pode ser visto mais detalhadamente nas instruções legadas pelo Grande Mestre T’ien T’ai (538-597) da China antiga, em sua doutrina chamada “Goji Hakkyo” (os cinco períodos e oito ensinos) que explica esse assunto e que é parte integrante da doutrina e da tradição da Nichiren Shu.

Os cinco períodos são os seguintes:

  1. Kegon (Mahayana avançado ou Avatamsaka Sutra), ensinou nos primeiros 21 dias.
  2. Agon (Cânone Páli), ensinou por 12 anos.
  3. Hoto (Ensinamentos introdutórios do Mahayana), ensinou por 8 anos.
  4. Hannya (Sutras da Sabedoria ou Mahayana intermediário), ensinou por 22 anos.
  5. Hokke-Nehan (Sutra do Lótus e do Nirvana, a mais avançada doutrina Mahayana, que explica a origem da Iluminação de Buda e também como pode todos os seres atingirem a Iluminação), ensinou durante os 8 últimos anos de vida.

Por isso, como pode ver, efetivamente existe uma ligação vital e profunda entre o Sutra do Lótus e todos os outros ensinamentos do Buda. Seria um erro pensar de outra forma.

Na verdade, esse estilo de ensinar o Darma em variadas fases, com o objetivo de ajudar as pessoas a crescer e amadurecer na fé, prática e compreensão é chamado de “Shi Shitsudan”. O termo significa “quatro etapas de ensino” e foi introduzido e explicado pela primeira vez no Daichido Ron (tratado sobre o Sutra da Perfeição de Sabedoria), de Nagarjuna (150-250), um monge Mahayana e grande estudioso da Índia antiga. Em termos simples, esta metodologia é a seguinte: 1) introduzir o budismo em termos superficiais, para não-budistas, a fim de despertar neles o desejo de querer ter fé e começar a aprender sobre o budismo e a fé e prática budista; 2) ensinar a doutrina budista de acordo com a capacidade do indivíduo, tempo, circunstâncias e compreensão, e ajudá-los a aperfeiçoar sua fé e prática ao mesmo tempo que insere o budismo em suas vidas; 3) despertar o praticante budista para as suas ilusões e ajudá-lo a libertar-se dos três venenos [cobiça, raiva e ignorância] e finalmente, 4) revelar o ensino Último para a iluminação definitiva.

Por isso, se limitar a dizer de forma aleatória que todos os ensinamentos pré-Sutra do Lótus são “inúteis” não só é incorreto e irresponsável, mas também mentiroso, e pode distorcer fundamentalmente a visão das pessoas sobre o Budismo e até afastá-las dele. Nichiren Shonin escreveu no Juryobon Tokui Sho,

“Quando Shakyamuni Buda, o Mestre de todos os ensinamentos, expunha o capítulo Juryo [16] do Sutra do Lótus, ele se referiu àquilo que todos os seres vivos tinham ouvido em sua pregação durante toda a sua vida, desde todo o período pré-Sutra do Lótus e dos ensinamentos preparatórios.”

Os ensinamentos de Buda não foram aleatórios. Eles foram ensinados com lógica, clareza e um distinto objetivo: levar todos os seres vivos à mesma realização que o próprio Buda atingiu de forma que todas as pessoas possam ser, para sempre, livres do sofrimento e se tornarem Budas também. No segundo capítulo (Hoben) do Sutra do Lótus, isto é claramente afirmado pelo Buda:

“Uso estes meio expedientes/ Adaptando-os aos seres viventes enquanto ensino/ Sendo o meu objetivo conduzi-los ao Grande Veículo/ E é por isso que ensino este Sutra.”

Ele afirmou ainda no mesmo capítulo:

“Os Budas, os Honrados Pelo Mundo, desejam abrir a porta da sabedoria Búdica a todos os seres viventes, para lhes permitir que alcancem a pureza. É por isso que eles aparecem no mundo. Eles desejam acordar os seres viventes para a sabedoria Búdica, e daí eles aparecerem no mundo. Eles desejam induzir os seres viventes a entrar no caminho da sabedoria Búdica, daí eles aparecerem no mundo. Shariputra, esta é a grande e única razão pela qual os Budas aparecem no mundo.”

Buda

Tal como o Buda conclui seu ensino no segundo capítulo do Sutra de Lótus:

“Tu, Shariputra,
e todos os ouvintes e bodhisattvas,
devem compreender que este maravilhoso Dharma
é o segredo essencial dos Budas.”

Como você pode ver nessa passagem, todos os diversos ensinamentos anteriores ao Sutra do Lótus afloram todos os diferentes aspectos da iluminação de Buda e que, pouco a pouco, podemos abrir os nossos olhos e começar a viver como um budista, a fim de fomentar gradualmente o mesmo coração e perspicácia do Buda.

Nichiren Shonin leu e estudou todos os sutras e ensinamentos de Buda, bem como vários comentários de muitos mestres budistas antes e após declarar a sua maior devoção ao Sutra do Lótus. Ele também manteve a tradição e os preceitos monásticos que vieram da China e foram transferidos para as escolas budistas japonesas. Assim, ele foi celibatário e foi também vegetariano. No entanto, os ensinamentos de Nichiren Shonin são sobre honestidade, sinceridade e ação correta. Para ele, era muito mais importante manter uma pura fé no Sutra do Lótus e sinceramente viver uma vida de acordo com o Dharma do que simplesmente observar os preceitos.

Como você pode ver, Nichiren Shonin sempre incentivou seus seguidores a manter pura fé e prática, apenas no Sutra do Lótus e no Mestre Original, o Eterno Buda Shakyamuni, mas nunca especificamente proibiu alguém de ler e compreender os muitos e variados ensinamentos do Buda anteriores ao Sutra do Lótus.

No entanto, para nossa escola, é apenas o ensinamento do Sutra do Lótus, dentre todos os ensinamentos de Buda, que descreve a verdadeira natureza de sua completa Iluminação. Enquanto explica e ilustra a plenitude de sua Iluminação, Shakyamuni também nos mostra claramente como todos, e cada um de nós, pode se tornar um Buda também, como ele mesmo fez. Isto é o que faz com que o Sutra do Lótus se destaque entre todos os ensinamentos. Para dar um exemplo de como o próprio Nichiren pensava a respeito disso, no Zui Ji Gosho (Sobre a intenção do Buda) ele afirma:

“O Sutra do Lótus é o Verdadeiro ensinamento porque Shakyamuni Buda o ensinou, do fundo do seu coração, exatamente como ele se Iluminou.”

Por conseguinte, na Nichiren Shu todos os sacerdotes e membros leigos esforçam-se tanto para aprender todos os ensinamentos de Buda quanto o nosso principal objeto de devoção, de estudo e reflexão que é o Sutra do Lótus. E, apesar de respeitar outras escolas e práticas, nossa prática espiritual e religiosa se mantém apenas focada no Sutra do Lótus. Nós não misturamos nossa prática do Sutra do Lótus com outras tradições. Costumamos estudar outros sutras, além do Sutra do Lótus, mas nós não os recitamos como parte da nossa prática religiosa. Nós apenas recitamos o Sutra do Lótus e o seu título, o Odaimoku: Namu Myoho Renge Kyo, ao objeto de devoção do Sutra do Lótus, o Grande Mandala Gohonzon.

Depois de ler muitos sutras e estudar os diversos ensinamentos do Buda, criando assim dentro de si uma cultura espiritual budista com valores budistas para a vida, o Sutra do Lótus se torna a mais importante chave durante a Era de Mappo para eclodir todos os outros ensinamentos do Buda dentro de nossa vida. Não apenas nos ajuda em nosso crescimento espiritual, mas nos concede a experiência búdica. Com uma contínua prática do budismo enquanto viver verdadeiramente os seus valores pode-se desfrutar os frutos da prática budista em todos os aspectos da vida. A chave é a prática de Myoho Renge Kyo, enquanto se vive de acordo com o Dharma. Desta forma, todos nós podemos atingir a Iluminação dentro da nossa vida, e ao mesmo tempo ajudar outros a se aproximar da mesma realização.

Existem alguns grupos que recitam o Odaimoku como você acima mencionou, mas do que tenho visto, muitos não vivem suas vidas de acordo com o Dharma. No passado, me perguntaram como é que isso poderia ser possível. Ao questionar algumas dessas pessoas, perguntei-lhes sobre alguns princípios básicos do budismo, mas quase ninguém foi capaz de responder. Eles chamavam a si próprios budistas, mas não sabiam nada de budismo, nem mesmo o mais básico dos conceitos. Eles só sabiam termos, conceitos ou mesmo datas históricas apenas de seu próprio grupo ou escola particular, mas nada do que originalmente Buda ensinou ou datas históricas e os eventos relacionados com o Buda e Nichiren Shonin.

Além disso, alguns destes grupos parecem ensinar aos seus seguidores a desconfiança e a antipatia para com todos os outros que não fizerem parte do seu próprio círculo religioso. Além disso, uma tendência que testemunhei foi que, embora pretendendo ser seguidores de Buda e de seus ensinamentos, muitos deles optam por uma profunda desconfiança ou ódio enraizado por sacerdotes, o sistema monástico em geral e até mesmo aos templos – apesar de Shakyamuni Buda e Nichiren Shonin terem sido sacerdotes, vivido de acordo com as regras monásticas e residido e ensinado em templos budistas (bem como nos locais públicos).

Surpreendentemente, eu ainda constatei que muitas dessas pessoas alegavam que acreditam no Sutra do Lótus e recitavam Namu Myoho Renge Kyo. Após nova sondagem, no entanto, eu descobri que eles nunca leram ou estudaram o Sutra de Lótus. Infelizmente, muitos me disseram que tinham uma cópia do Sutra, mas nunca tinham aberto, muito menos lido. Apenas permaneceu intacto em sua estante de livros. Assim, à luz de todos estes fatores variados, acho perfeitamente natural, que suas ações, atitudes e palavras muitas vezes não correspondam ao comportamento, à grande compaixão, a sabedoria e a visão global do Buda, e muito menos de Nichiren Shonin.

No segundo capítulo do Sutra do Lótus, ouvimos que o Buda tinha abandonado veementemente todos os ensinamentos de sutras anteriores ao Sutra do Lótus. A redação precisa no Sutra é a seguinte:

“Agora eu, alegre e destemido, ponho de lado francamente os meios expeditos, e prego unicamente a Via Insuperável. Quando os bodhisattvas ouvirem o Dharma Maravilhoso, serão libertados de todos os emaranhados da dúvida.”

Aqui, o Buda não está proibindo alguém de ler os ensinamentos pré-Sutra do Lótus, nem diz que devemos ignorá-los completamente. Ele declara simplesmente que iria revelar e pregar as doutrinas do Myoho Renge Kyo, e que, para isso, iria apenas se concentrar em ensinar o Sutra do Lótus. Obviamente, isso é porque esses ensinamentos já não eram necessários. Esta é indicação de que as doutrinas do Sutra do Lótus seriam de suma importância dentre todos os outros ensinamentos que ele tinha previamente ensinado nos primeiros quarenta anos.

Para melhor ilustrar este ponto, vamos dizer que queremos ser um médico, engenheiro, um professor ou advogado. Temos então que ir à Universidade, cursar a graduação, mestrado e doutorado, e começar como estagiário. No entanto, antes de tudo isso, nós tivemos que ir ao jardim de infância, ensino fundamental e ensino médio. Naturalmente, uma vez que atingimos o nível de doutorado, já não é necessário mais assistir às aulas da escola primária.

É o mesmo para a doutrina de Buda, todos os ensinamentos pré-Sutra do Lótus são os cursos de pré-doutoramento. O Sutra do Lótus seria o doutoramento e naturalmente o mais alto de todos os ensinamentos budistas. No entanto, sem os ensinamentos anteriores, torna-se difícil para uma pessoa sem a cultura e a educação global budista entender e apreciar plenamente as vastas e profundas doutrinas do Sutra do Lótus.

Praticando o Sutra do Lótus no cotidiano, aplicando a doutrina budista na nossa vida diária, no comportamento, na nossa expressão e no nosso pensamento é o nosso “estágio”. Para se tornar um mestre budista, precisamos dominar todos os ensinamentos de Buda, compreendendo perfeitamente o Sutra do Lótus e vivendo muito bem a própria vida em pleno acordo com os ensinamentos de Buda, acima de tudo o Sutra do Lótus. Em outras palavras, o budismo já não é apenas um exercício intelectual, mas parte da própria vida. Nós somos o budismo.

Ao fazê-lo durante a Era de Mappo, uma pessoa é capaz não só de se libertar e se tornar um Buda, mas de libertar todos os outros seres vivos do sofrimento e os levar habilmente para a Iluminação da mesma forma que Buda e Nichiren Shonin fizeram por nós.

No Ocidente, os nossos laços com o budismo são ainda bastante recentes. Por isso é importante que o estudante ocidental de budismo se torne bem familiarizado com todos os ensinamentos e valores além daqueles ensinados no Sutra do Lótus, além do próprio Sutra. Só então, é possível realmente entender e apreciar a grande extensão, a profundidade e o valor dos ensinamentos do Sutra do Lótus e a verdadeira intenção do Buda Shakyamuni.

Estudos e reflexões sobre os sutras pré-Sutra do Lótus podem realmente ajudar e dar grande apoio na compreensão de todo o budismo. No entanto, devido à nossa profunda relação cármica com o Buda e com Nichiren Shonin desde o passado, agora somos capazes de abraçar a fé e a prática do Sutra do Lótus.

Com isto em mente, na Nichiren Shu nós fazemos um voto de estudar e tentar compreender todos os ensinamentos de Buda. Nós repetimos este voto diariamente quando terminamos a recitação do Sutra em casa e no templo, nos chamados “Quatro Votos do Bodhisattva” (Shigu Seigan):

“Os Seres sensíveis são inumeráveis; Juro salvar todos eles.
Os nossos desejos são inesgotáveis; Juro extinguir-los todos.
Os ensinamentos de Buda são incomensuráveis; Juro conhecer a todos.
O Caminho do Buda é insuperável; Juro atingir o Caminho sublime.”

Finalmente, nós concluímos esses quatro votos de Bodhisattva com uma promessa para o Buda de sempre manter a nossa fé pura e praticar com seriedade o Sutra do Lótus, quando recitamos Namu Myoho Renge Kyo três vezes – uma vez para cada um dos Três Tesouros.

Espero ter dado alguma ajuda para vocês e ter respondido suas dúvidas corretamente. Sua sincera fé no Sutra do Lótus é notável. Vamos aprender com Nichiren Shonin a coragem e a profunda fé. Por favor, continue em seu estudo sério dos ensinamentos de Buda e da boa prática do Dharma em sua própria vida, recitando o Sutra do Lótus e recitando Odaimoku.

Sempre se mantenha próximo ao sacerdote local e visite regularmente o seu templo, se esforce sinceramente para dar total apoio e proteção e ao mesmo tempo continue a se aprofundar em sua fé e prática continuamente.

Gassho,
Namu Myoho Renge Kyo

Rev. Shoryo Tarabini (Nichiren Shu Itália)