nikkoNikko conheceu Nichiren no Templo Jisso em 1257. Nichiren Shonin estava ali investigando e escrevendo o Rissho Ankoku-ron.

Teve muitos seguidores nas províncias de Suruga, Kai e Izu. Nichiji, outro dos Seis Principais Discípulos, foi originalmente discípulo de Nikko, antes de ser discípulo direto de Nichiren. A perseguição de Atsuhara em 1279 foi dirigida contra os seguidores de Nikko, na Província de Suruga. Depois da morte de Nichiren, os Seis Principais Discípulos e os doze sacerdotes menores tomaram a responsabilidade de cuidar de sua tumba no Monte Minobu usando um sistema de revezamento (Rinban). Dos doze discípulos menores, oito deles eram discípulos diretos de Nikko.

 

Em setembro de 1285, Nikko instalou-se permanentemente em Minobu, porque o sistema de revezamento não estava dando certo. Os outros discípulos principais, viviam muito longe e estavam tendo dificuldades para manter suas comunidades frente a perseguição governamental. Nanbu Sanenaga, o Lorde de Hakii, reconheceu Nikko como sacerdote principal do Templo Kuon no Monte Minobu. Depois em 1285, Niko veio ao Monte Minobu ajudar Nikko. Infelizmente, as relações entre eles rapidamente se romperam, devido a natureza inflexível de Nikko e a flexibilidade demasiada de Niko. O primeiro problema ocorreu quando o Lorde Hakii começou a construção de uma estátua do Buda Sakyamuni para consagrar em sua casa. Nikko o censurou e observou que a estátua deveria estar acompanhada pelos Quatro Grandes Bodhisattvas do ensino essencial (Honmon) do Sutra do Lótus, para representar Sakyamuni como o Buda Original. Niko, disse que colocar uma cópia do Sutra de Lótus na frente da estátua já era o suficiente.

Em outra oportunidade, o Lorde Hakii fez oferendas ao Santuário de Mishima. Nikko censurou isso, porque segundo o Rissho Akoku-ron, os deuses xintoístas haviam abandonado o país e isso era uma calúnia ao Sutra do Lótus. Niko, defendeu que os deuses protegeriam certamente o devoto do Sutra do Lótus e que até mesmo Nichiren havia orado para eles.

Finalmente, o Lorde supostamente ofereceu um cavalo e outras coisas para uma estupa da escola Terra Purra no Monte Fuji, argumentando que havia feito uma doação meramente por caridade e que não apoiava a escola da Terra Pura. Em todos os casos, Niko apoiou o Lorde enquanto Nikko o admoestou.

No final de tudo, Nikko já não se sentia bem vindo ali, e decidiu ir para a velha casa de sua mãe em Fuji, Ueno, em 5 de dezembro de 1288. Em 1290, o Lorde Ueno, Nanjo Tokimitsu, construiu o Templo Taisejiki em Oishigahara para Nikko. Nanjo Tokimitsu era tio de um discípulo de Nikko, Nichimoku.

Em 1291, Nikko se mudou para o povoado de Omosu em Kitayama, aonde fundou o Templo Honmon em fevereiro de 1298 com a ajuda de Nitcho. Passou o resto de sua vida nesse templo e não no Taisejiki. Sua linhagem é chamada de Linhagem Fuji.