nossa prática

“Pratique e estude para fortalecer sua fé. Sem prática e estudo o Budismo não pode existir. Praticar e estudar vêm de sua fé. Siga estas orientações e influencie os outros a fazerem o mesmo. Mesmo que seja apenas uma palavra ou frase, compartilhe com outros.” – Nichiren Shonin

As cinco práticas do Sutra da Flor de Lótus do Maravilhoso Dharma

No Sutra de Lótus existem cinco tipos de prática que deveríamos realizar, são elas:

  1. Receber e manter o Sutra na mente e no corpo
  2. Ler o Sutra
  3. Recitar o Sutra
  4. Explicar e ensinar o Sutra
  5. Copiar o Sutra

Em relação a receber e manter o Sutra de Lótus, precisamos ter  o coração aberto para acreditar no ensinamento. Este coração fundamental é chamado de fé (Shin) e prece (Nen). Ter fé no Sutra de Lótus significa que trazemos os ensinamentos e aplicamos em nossa vida, seguindo-os diariamente. Portanto, nós não deveríamos receber e manter o Sutra com a mente vazia, sem entende-lo.

Ler o Sutra não significa simplesmente “ler” as letras do Sutra mas ler o Sutra com profundo entendimento. Ainda assim, ao lermos o Sutra de Lótus, devemos ter em mente que o Sutra é bem difícil de ser compreendido. Desta forma se faz necessário orientação de um mestre qualificado e autorizado que ajude a entender o Sutra de forma mais clara e contextualizada. Ao estudar e fazer leituras acompanhadas por um mestre e professor do Dharma, seremos capazes de entender os ensinamentos do Sutra e elucidar passagens que provavelmente não entendíamos antes.

Não apenas ler o Sutra mas também recita-lo em voz alta, faz parte da prática. Nós normalmente recitamos o capítulo dois (Hoben-pon) e o capítulo dezesseis (Nyorai Juryo-hon) nas cerimônias nos templos e em nossas casas, em nossa prática diária. A razão pela qual estes dois capítulos são recitados com maior frequência é que estes capítulos expõem o mais importante ensinamento do Sutra de Lótus. O Capítulo 2 explica que qualquer pessoa é capaz de se tornar um Buda, e no capítulo 16 explica que a vida do Buda Sakyamuni é eterna.  Mas mesmo que você recite outros capítulos do Sutra ao invés dos capítulos 2 e 16, também será uma grande prática de recitação, pois cada letra do Sutra de Lótus é válida como se fossem um Buda.

Em seguida, quando compreendemos o Sutra, não devemos manter o mérito apenas conoscos mas devemos tentar transferir o que aprendemos por meio do Sutra para a nossa família, amigos e outras pessoas a nossa volta. O Sutra conta que, por meio da transferência dos ensinamentos, um a um, o mérito da quinquagésima pessoa que os recebe é igualmente tão grande quanto o da primeira que recebeu.

E há a prática de copiar o Sutra. Nós podemos copiar o Sutra de Lótus por meio dos kanjis chineses ou mesmo copiando o texto traduzido em nossa língua. A Nichiren Shu incentiva a cópia do Odaimoku: Namu MyoHo RenGe Kyo, no formato dos kanjis chineses.

Odaimoku – prática do Sutra da Flor de Lótus do maravilhoso Dharma

odaimokuNosso fundador, Nichiren Shonin tinha como objetivo salvar as pessoas que vivem nesta corrompida era de Mappo. Ele pediu às pessoas que utilizassem uma solução, o Odaimoku, Namu MyoHo RenGe Kyo. Odaimoku foi deixado pelo Buda Eterno para as pessoas do período de Mappo e foi revelado por Nichiren Shonin das profundezas das escrituras do Sutra de Lótus. Nichiren Shonin escreveu em sua carta de nome Kanjin Hozon Sho:

“Todas as boas ações e virtudes do Buda Sakyamuni estão manifestadas no título do Sutra de Lótus, ou seja, nas cinco letras: “Myo Ho Ren Ge Kyo”. No entanto, como estamos moralmente incorretos, nós apenas seremos dotados naturalmente destes atos e virtudes do Buda se aderirmos a estas cinco letras.”

Nichiren Shonin nos ensina que a prática correta na era de Mappo consiste em manter e abraçar o Odaimoku, Namu MyoHo RenGe Kyo. Por meio da prática, então, nós recebemos o grande mérito diretamente do Buda. Receber e abraçar o Odaimoku  equivale exatamente a receber e abraçar o Sutra de Lótus, recitando o Odaimoku equivale a recitar todo o Sutra de Lótus, e copiar o Odaimoku equivale a copiar todo o Sutra de Lótus.

A pergunta: “Quantas vezes eu devo recitar o Odaimoku?” é frequentemente perguntada. É claro que, quanto mais recitamos o Odaimoku, melhor compreendemos os ensinamentos e lembramos de aplica-los em nossa vida e assim maior será o mérito acumulado e seus grandes benefícios em nossa prática. Mas algumas pessoas abusam dizendo coisas como: “Se você não recitar 100 vezes ou 1000 vezes todos os dias, você cairá no estado de inferno”. Não há provas para se afirmar tal coisa, e pelo contrário, tal afirmação ridículo deixa perplexa as pessoas que acreditam e tem uma fé pura no Buda e em Nichiren Shonin.Não importa quantas vezes recitamos o Odaimoku, quando recitamos com fé, admirando o Buda, respeitando Nichiren Shonin e apreciando todas as pessoas a nossa volta do fundo de nossos corações, nosso mérito é verdadeiramente igual ao mérido do Sutra de Lótus que consiste em 8 volumes, 27 capítulos e 69384 letras. Que leve o tempo necessário e o quanto nós conseguirmos e quisermos, devemos recitar o Odaimoku do fundo de nossos corações.

Shodaigyo, a prática de recitar o Odaimoku

Na Nichiren Shu uma forma de meditação chamada Shodaigyo é praticada regularmente junto com outros tipos de rituais, celebrações e meditações. Shodaigyo é uma prática de recitar o Odaimoku. Existem vários estilos de prática na Nichiren Shu, Shodaigyo é um destes estilos. Um exemplo de prática Shodaigyo a seguir:

RAIHAI (profunda referência praparando-se para receber os ensinamentos do Buda)

DOJOKAN (Meditação sobre a iluminação na árvore Bodhi)

HONMON SANKI (Tomar refúgio nas três jóas, Buda, Dharma e Sangha)

JOSHINGYO (meditação silenciosa para trazer harmonia ao corpo e limpar a mente)

Recitação de trecho do capítulo 2 Hoben-pon do Sutra de Lótus

Recitação de trecho do capitulo 16 Juryo-hon (Jiga-ge) do Sutra de Lótus

SHOSHOGYO (recitação do Odaimoku)

Recitação da última parte do capitulo 11 Hoto-ge do Sutra de Lótus (a dificuldade de manter o Sutra)

JINSHINGYO (meditação silenciosa para refletir sobre o Odaimoku e os méritos recebidos)

ORAÇÕES (dedicação dos méritos recebidos à família, amigos e a todos os seres do universo)

Juramento de Bodhisattva

(1) Os seres são inumeráveis, faço voto de salva-los todos (2) Nossos desejos são inesgotáveis, faço voto de extingui-los todos (3) Os ensinamentos do Buda são imensuráveis, faço voto de estuda-los todos. (4) O caminho do Buda é insuperável, faço voto de atingir o sublime caminho.

RAIHAI (profunda referência em apreciação pelos méritos recebidos e a oportunidade de praticar o Dharma)