por Reverendo Kanshu Naito

Terremotos, seca, fome e epidemias ocorreram com frequência desde 1257 até 1260 e números incontáveis de pessoas foram mortas e feridas por desastres naturais. Multidões de pessoas morreram ou passaram fome. Era uma espécie de inferno na terra. Parecia não haver fim para seus tormentos.

Nichiren Shonin achava que os desastres ocorreram porque o Verdadeiro Dharma quase desapareceu. O Sutra do Lótus deveria ter sido espalhado, mas isto não aconteceu, por isso céu e terra puniram as pessoas. Ele tinha uma forte apreensão que não havia como salvar as pessoas devido à crise política na época. Todos estavam inquietos, ansiosos sobre o por quê tais tragédias estavam ocorrendo uma após a outra. A fim de salvar as pessoas sofrendo, Nichiren Shonin teve que responder as perguntas como um praticante do Sutra do Lótus orientado para realidade.

Nichiren Shonin foi até a biblioteca no Templo Jissoji em Iwamoto e se debruçou sobre as escrituras budistas. Ele queria saber o que estava escrito sobre fatos históricos, causas de desastres naturais e revisões teóricas de desordens sociais para encontrar as melhores contramedidas contra os frequentes desastres naturais. Nichiren leu com atenção os mais importantes dentre mais de cinco mil volumes na biblioteca. Ele leu a essência dos livros com uma mente crítica e suas próprias transcrições das passagens essenciais dos sutras que ele estudou no Monte Hiei quando era jovem. Com estes recursos, ele começou a escrever seu tratado original, o Rissho Ankoku-ron (Tratado sobre a Disseminação da Paz em todo o País pelo Estabelecimento do Verdadeiro Dharma).

O Rissho Ankoku-ron foi escrito num estilo elegante e fluente, usando pares distintos chamados “Pianwen quatro e seis” (literalmente, escrita paralela), revisado repetidamente em 1260.

O tratado foi redigido como um diálogo entre um mestre budista e um viajante representando o governo, e o viajante pode ter sido Tokiyori Hojo, o regente reformado que ainda controlava o Xogunato Kamakura. Tokiyori se tornou um devotado seguidor de Nichiren Shonin e recebeu o nome de Saimyoji.

O tratado começa com cenas trágicas e tristes: “Em anos recentes, fenômenos estranhos apareceram no céu, calamidades naturais na terra, situações de fome e epidemias ocorreram e se espalharam por todo território do Japão. Bois e cavalos morreram em cruzamentos e as ruas estão repletas de esqueletos. A maioria da população pereceu e todos foram tomados pela dor”.

Nichiren Shonin encontrou pessoas desabrigadas e lamentando a perda de familiares e parentes.  Pessoas enfrentaram situações de fome, estavam muito famintas para se mover e aguardavam nada além da morte. Ele se perguntou o que elas tinham feito para que tivessem que morrer de uma maneira tão cruel. Ele concluiu que as calamidades tinham aumentado porque as pessoas foram enganadas e se refugiaram em um ensinamento maligno, contrário ao Verdadeiro Dharma. Sendo assim, toda divindade japonesa, incluindo a Deusa do Sol Amaterasu e o Grande Bodhisattva Hachiman, perdeu seu poder para proteger o Japão. As divindades retornaram para os céus e não deram mais atenção para a terra. Aproveitando essas circunstâncias, demônios invadiram o Japão, causando infortúnios.

Nichiren Shonin continuou discutindo a situação social atual e insistiu que o mundo estava cheio de ensinamentos malignos. Ele citou o Sutra do Esplendor Dourado, o Sutra da Grande Assembleia, o Sutra do Rei Benevolente e o Sutra do Mestre de Medicina como prova. Ele afirmou que foi Honen, o professor do Budismo da Terra Pura, quem difamou o Verdadeiro Dharma. Nichiren citou a “Coletânea de Passagens sobre o Nembutsu de Honen” para mostrar que o ensinamento maligno era a prática exclusiva do Nembutsu (entoação do nome do Buda Amitabha) do Budismo da Terra Pura de Honen. Dado que a prática exclusiva do Nembutsu tinha se espalhado por todo o Japão, o poder do Sutra do Lótus, o Verdadeiro Dharma, estava perdido. Portanto, os budas e divindades protetoras não podiam mais proteger o Japão.

Nichiren Shonin defendeu com firmeza que o ensinamento maligno deveria ser proibido para escapar dos desastres naturais atuais. A melhor maneira de fazer isto era deixar de dar esmolas para falsos monges budistas. “Se você não abandonar o ensinamento do mal e colocar fé no Verdadeiro Dharma, haverá mais calamidades naturais catastróficas”, ele avisou.

Nichiren também previu que certamente haveria mais dois desastres mencionados nos quatro sutras que ele citou: invasões estrangeiras e guerras civis. Ele fortemente recomendou: “Você deve prontamente descartar sua falsa fé e assumir o verdadeiro e único ensinamento do Sutra de Lotus imediatamente, somente assim este mundo dos ignorantes se tornará a terra de Buda, e nossos corpos estarão seguros e os corações tranquilos. Acredite nestas palavras e as reverencie!”. O viajante, representando Tokiyori Hojo, finalmente acatou o que Nichiren Shonin disse.

(*) Artigo publicado no Nichiren Shu News em abril de 2019 e traduzido pela equipe de tradução da Nichiren Shu Brasil em maio de 2019.

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