Por Honorável Reverendo Nissho Kanno, Arcebispo da Nichiren Shu

Nichiren nasceu como um filho de uma família chandala na Província de Awa.  Não seria perder a própria vida pela causa do Sutra do Lótus comparável a transformar pedras em ouro?

 Sado Gokanki-sho (sobre a Censura do Governo e o Exilio na Ilha de Sado)

Filho de uma Família Chandala

“Chandala” significa aqueles envolvidos em caça e atividades semelhantes segundo o sistema de castas da Índia. Na época de Nichiren Shonin, um “chandala” era “A casta mais baixa das pessoas na Índia; os párias, aqueles que sobrevivam através da caça, do abate de gado, de enterrar os mortos etc. e foram classificados no mesmo nível dos animais” conforme o Dicionário de Termos Budistas Japoneses por Hisao Inagaki. Nesta carta, Nichiren declara que, pelo fato dele ter nascido numa família de um pescador, ele pertencia a classe mais baixa da sociedade. A despeito da narrativa do Fundador, supõe-se que nosso Fundador veio de uma família de classe média envolvida em pesca conforme o Dicionário da Nichiren Shu.

Buda Shakyamuni confiou ao Bodhisattva Práticas Superiores a tarefa de propagar os ensinamentos do Sutra do Lótus após seu nirvana final (parinirvana). O Buda queria que a pessoa envolvida nesta missão fosse aquela que “simpatizasse com a dor de todas as pessoas, desde a classe mais baixa até a mais alta”, que expressasse o ”poder da fé” que permeia cada frase do Sutra de Lótus que são as palavra do Buda e que ainda tivesse a determinação de arriscar a própria vida para espalhar o Sutra. Nichiren Shonin possuía todas essas qualificações e foi uma manifestação terrena do Bodhisattva Práticas Superiores.

Nesta carta, Nichiren Shonin nos mostrou a grandiosidade da sua própria consciência sobre o Bodhisattva da Práticas Superiores ao mencionar a alegoria de “transformar pedras em ouro”. Este ensinamento é altamente importante para nós que vivemos na era atual.

 (*) Textos publicados no Nichiren Shu News em agosto de 2019 e traduzido pela equipe de traduções da Nichiren Shu News em agosto de 2019.  

free vector