por Reverendo Shoyo Tamura

O Sutra do Lótus dramaticamente começa com várias pessoas se reunindo ao redor do Buda para ouvi-lo pregar. Primeiramente, no entanto, Buda lhes disse que Ele não iria pregar, porque seria muito difícil que as pessoas entendessem a sabedoria de Buda.

A maioria dos que se reuniram lá, tentavam se iluminar apenas ouvindo ensinamentos ou através de esforços próprios. Ou seja, aquelas pessoas estavam apegadas à sua própria iluminação e pensavam que eram superiores as outras, pois, haviam adotado preceitos rígidos e realizado muitas práticas.

Tais pessoas se apegavam demais à sua própria iluminação para considerar os outros. Suas atitudes diferiam bastante do ensinamento de Buda. Assim sendo, elas se demonstravam serem incapazes de atingir a iluminação nos sutras pregados antes que o Sutra do Lótus existisse. Com esse tipo de atitude, o verdadeiro ensinamento do Buda nunca seria entendido. Então, o Buda tentou corrigir suas mentes parcialmente. Este seria o motivo do Buda se recusar a pregar.

No entanto, naquela congregação, um discípulo chamado Sariputra que suplicou ao Buda: “Oh Buda, por favor, nos ensine, por favor!” Ele repetiu o pedido três vezes. Finalmente, o Buda disse: “Você me pediu para pregar o Dharma três vezes. Agora responderei ao vosso pedido. Ouçam-me com atenção”. Em seguida, o Buda revelou a razão pela qual Ele apareceu neste mundo. O Buda apareceu neste mundo a fim de abrir o portão para sua sabedoria, apresentar sua sabedoria, ensinar sua sabedoria, guiar as pessoas no caminho para sua sabedoria. Portanto, Ele apareceu neste mundo para ajudar todas as pessoas atingirem a iluminação. Este é o ideal da igualdade absoluta: todas pessoas são igualmente capazes de alcançar a iluminação.

Buda continuou: “Sariputra, todos os feitos dos Budas são para mostrar a todas as pessoas o caminho para se tornarem Budas”. Esse é o principal ensinamento do Buda. Ouvindo isso, Sariputra percebeu seu erro de se apegar unicamente à sua própria iluminação. Então, o Buda previu que Sariputra se tornaria o Buda Flor da Luz no futuro. Toda a congregação, após ouvir a previsão de Buda, ficou encantada, sabendo que eles também seriam capazes de alcançar a iluminação no futuro.

Tornar-se Budas significa para nós seguirmos o ensinamento do Buda, que aponta o caminho para a iluminação, ao mesmo tempo em que reconhecemos nossas próprias falhas no passado. O Sutra do Lótus afirma que todas as pessoas são capazes de se tornarem Budas. Portanto, nós,  Budistas Nichiren, devemos praticar o caminho dos bodhisattvas todos os dias para nos tornarmos Budas.

Texto publicado no Nichiren Shu News em outubro de 2005.

Tradução da Sangha Hokekyoji da Nichiren Shu Brasil em janeiro de 2022.

free vector