Por Reverendo Gyokai Sekido

O Templo Enryakuji no Monte Hiei, é o Templo Matriz da Escola Tendai. A origem do templo remonta a 785, quando Saicho (767-822) construiu um eremitério no Monte Hiei para estudar e praticar.

Está escrito no Kojiki, um antigo livro de história japonesa do Período Nara, que divindades residiam naquelas montanhas desde os tempos antigos. Sabe-se que eremitas estavam residindo naquelas montanhas e praticando ritos místicos naquela época.

Saicho ingressou no sacerdócio aos 12 anos de idade. Vários anos depois, em 785, ele subiu o Monte Hiei e construiu um eremitério na montanha. Três anos depois, o eremitério foi convertido em um templo chamado Hiezanji. Mais tarde, o templo se desenvolveu em Ichijoshikan-in, presente Komponchudo. Yakushi Nyorai ou Buda Mestre de Medicina foi consagrado ali.

Saicho (Dengyo Daishi)

Nove anos depois que Saicho chegou à montanha é que Heian-kyo (NT: outro nome para Quioto) foi construída. Em época posterior, o templo ficou conhecido como o Templo de proteção da direção noroeste da corte imperial.

Saicho, o fundador da Escola Tendai Japonesa nasceu na Província de Omi (presente Prefeitura de Shiga). Ele ingressou no sacerdócio aos 12 anos de idade e aceitou os preceitos aos 14 anos de idade. Em 785, ele construiu um eremitério no Monte Hiei e se dedicou a recitar o Sutra do Lótus e outros sutras. Ele também se concentrou em estudar as escrituras Tendai Chinesas. Em 802, ele desceu a montanha pela primeira vez desde sua chegada e palestrou sobre o Sutra do Lótus no Templo Takaosanji em Quioto.

Ao subir a montanha, Saicho sentiu a “impermanência” do mundo como também sua imaturidade. Ele fez cinco votos em sua prática budista e jurou não deixar a montanha até que seus votos fossem cumpridos.

Em 804, por ordem imperial, ele foi para China estudar as doutrinas Tendai. Por acaso, Kukai (774-835), o fundador da Escola Shingon do Budismo se encontrava na China quase ao mesmo tempo. Vários anos mais tarde, Saicho voltou para o Japão e propagou as doutrinas Tendai. Em 822, ele pediu permissão à Corte Imperial para erguer a “Plataforma dos Preceitos Mahayana” no Monte Hiei. Fortemente combatida pelos sacerdotes de Nara, a permissão imperial não foi concedida até sete anos após sua morte.

Saicho é conhecido por ter se envolvido numa discussão acalorada contra Tokuitsu, um sacerdote Hosso, sobre a natureza de Buda. Considerando Saicho como um praticante do Sutra do Lótus, Nichiren Shonin o respeitava como um emissor indispensável dos ensinamentos do Sutra do Lótus. “Os três países e quatro mestres”, uma expressão usada por Nichiren Shonin, se refere a: Buda Shakyamuni  na Índia, Tien-tai Chih-i na China, Saicho e Nichiren Shonin no Japão.

Existe um par de telas de seis dobras intitulado “Cenas em e em torno de Quioto”. Folhas de ouro estão aplicadas sobre as telas coloridas que retratam cenas em e ao redor da Cidade de Quioto da Corte Imperial, durante os primeiros dias do Xogunato Tokugawa (Período Edo). Homma, um agente marítimo, adquiriu estas telas em Quioto e as doou para o Templo Myohoji em Sado em sua viagem de retorno. O pintor é desconhecido. Pode-se alegar que é uma obra de arte preciosa porque mostra as edificações e estilos de vida daquela época. No livro de contas de um mercador consta a data do sétimo ano de Genna (1621).  

“Cenas em e em torno de Quioto”

NT: Para ver a imagem em detalhes: https://artsandculture.google.com/asset/sights-in-and-around-kyoto/8QHASebeKxBYFA?ms=%7B%22x%22%3A0.5%2C%22y%22%3A0.5%2C%22z%22%3A9.241524527794821%2C%22size%22%3A%7B%22width%22%3A2.329261578949702%2C%22height%22%3A1.237499999790531%7D%7D

Breve Conversa sobre Vários Tópicos do Budismo (9) –  Coletânea de artigos publicados no Nichiren Shu News e traduzidos pela equipe de tradução da Nichiren Shu Brasil em agosto de 2019.

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