Budismo Perguntas e Repostas por Reverendo Ryuei McCormick

No Hokke Daimoku-sho, Nichiren Shonin denominou a recitação completa do Sutra de a “prática expandida”, a recitação dos Capítulos 2 e 16 de a “prática abreviada” e entoar o Odaimoku como a “prática essencial”. No Gassui Gosho, ele recomendou particularmente recitar os Capítulos 2 e 16 do Sutra do Lótus porque, embora cada Capítulo seja importante, os outros Capítulos são os ramos e folhas desses dois. É evidente que, mesmo que o Odaimoku seja nossa prática essencial, recitar os Capítulos 2 e 16 foi também enfatizado por Nichiren Shonin. Vamos olhar para o que torna esses dois Capítulos particularmente relevantes.

A passagem do Capítulo 2 “Meios Hábeis” (Hoben-pon) que é recitada, começa no início do Capítulo e termina com três repetições das chamadas “Dez Talidades”*. Nesta parte do Sutra, Buda Shakyamuni começa a falar. Esta passagem é uma “breve abertura dos Três Veículos para revelar o Veículo Único”, em que ele conta para Shariputra que a sabedoria do Buda está além de qualquer coisa que seus discípulos tenham ouvido ou entendido. Isto é um preâmbulo para o restante do Capítulo 2, onde o Buda revela que todos os seus ensinamentos são o Único Veículo que conduz ao Estado Búdico. Todos os que seguem os Três Veículos serão capazes de alcançar o Estado de Buda.

A metade em versos do Capítulo 16, “A Duração da Vida do Tatagata” é chamada de “Jiga-ge” em japonês. É um resumo em verso da primeira metade do capítulo, onde o Buda relata como ele alcançou o Estado de Buda no passado mais remoto (entendido como atemporal ou eterno) e permanece imperceptivelmente presente, ajudando as pessoas atingir o Estado de Buda. Isto significa que a verdadeira natureza da vida desperta do Buda é inapreensível, incondicionada, atemporal, sem lugar definido e está ativa em todos os tempos e lugares. A verdadeira natureza da vida desperta do Buda é também nossa própria verdadeira natureza. Esta natureza de Buda fala conosco. É nossa capacidade para atingirmos o Estado de Buda, e é tudo sobre nossa vida que nos atrai para este estado. Como descreve o Sutra do Nirvana, é somente a incondicionada natureza de Buda que é pura, bem-aventurada, eterna e nosso verdadeiro espírito altruísta. No Jiga-ge, o Eterno Buda Skayamuni é a voz da verdadeira natureza de todos os fenômenos.

Os Capítulos 2 e 16 também são essenciais para entender o ensinamento dos Três Mil Mundos em um Único Momento ou Pensamento (Ichinen-Sanzen), uma doutrina chave do Budismo Tiantai que Nichiren Shonin destacou em seus próprios ensinamentos. No entanto, Nichiren Shonin ensinou que o verdadeiro significado desta doutrina estava oculto no âmago do Capítulo 16 e sua realização ocorre através da recitação do Odaimoku.

(*) Talidades: as coisas tais como realmente são, verdadeira natureza dos fenômenos

(*) Artigo publicado no Nichiren Shu News em abril de 2019 e traduzido pela equipe de tradução da Nichiren Shu Brasil em maio de 2019.

free vector