Temos aprendido sobre as seis práticas dos Bodhisattvas, que são: 1) doação, 2) disciplina, 3) tolerância, 4) esforço, 5) meditação e 6) sabedoria. Nesta oportunidade, gostaria de compartilhar com vocês um pouco sobre a última das seis, a prática da sabedoria.

Deixe-me falar sobre algo que aconteceu recentemente. Estivemos visitando alguns asilos para idosos às terças-feiras. Durante a visita nós realizamos uma cerimônia budista pela felicidade das pessoas idosas que moram lá e também por seus antepassados. Após o cerimonial, costumamos falar um pouco sobre o Dharma. No entanto, era difícil para eles ouvir os nossos sermões. Sinceramente, nós não sabemos ainda se eles estavam acordados ou se estavam dormindo enquanto falávamos. Resolvemos então começar a cantar algumas músicas. Agora temos certeza de que eles estão acordados porque eles cantam as músicas conosco, movendo seus corpos e batendo a palmas das mãos no ritmo de cada canção.

Um dia, quando nós visitamos o “Island Home Care” na Alexander Street perto da Rua Punahou, todos, não só os idosos, mas os trabalhadores e até mesmo o proprietário, divertiam-se tanto cantando que eles me pediram para cantar mais. Eles queriam que eu cantasse algumas canções dos Beatles. Eu cantei a canção “Yesterday“. Então, eles me pediram para cantar mais uma canção. Eu estava tendo dificuldade em escolher uma canção, então, alguém disse, “Por favor, cante ‘Let it be’! ’”.

Pensei silenciosamente: “Tudo bem, essa é uma canção que eu posso cantarmas, espere, não existe um trecho na canção que diz ‘Mãe Maria venha a mim’? Pode um ministro budista cantar uma canção sobre a Mãe Maria?” Mas, eu não desrespeito outras religiões. Eu respeito os cristãos também. Esse é o caminho que os budistas deveriam seguir, pensei. Decidi cantar a canção após ver todos os rostos felizes esperando por eu começar a cantar. Então, eu comecei: “Quando eu me encontro em momentos de dificuldade/ Mãe Maria vem até mim/ Falando palavras de sabedoria/, Deixa estar”. Que bela canção.

Segundo a letra da música, as palavras de sabedoria são “deixe estar”. Parece uma maneira budista de ver as coisas como elas são. Além disso, depois que eu voltei para casa, eu pesquisei na internet e encontrei um artigo sobre as palavras “Mãe Maria“ na letra dessa música, dizendo que quando o compositor e escritor, Paul McCartney foi entrevistado, ele próprio afirmou que a “Mãe Maria” nesta canção foi sua própria mãe e não a Maria mãe de Jesus.

Agora, gostaria de falar sobre a diferença entre conhecimento e sabedoria. Conhecer as coisas é chamado de conhecimento.

Conhecer as coisas e torná-las úteis e com sentido para sua vida é chamado de sabedoria. Portanto, “aprender” e “praticar” deveriam ser incluídos no significado de “sabedoria”. Temos aprendido muito sobre a sabedoria budista desde que começamos a estudar sobre esse assunto, como por exemplo, o ensinamento das “Quatro Nobres Verdades”, o “Nobre Caminho Óctuplo”, os “Quatro Sofrimentos”, os “Três Venenos”, os “Três Selos”, o “Caminho do Meio” e etc. É muito bom ouvir e aprender sobre o Dharma de Buda, mas é um pouco difícil guardar todos esses conceitos logo que ouvimos sobre eles, não é?

Mas, não se preocupe. Temos o Namu-Myoho-Renge-Kyo.

Você sabe por que o nosso fundador Nichiren Shonin recomendou fortemente para nós essa recitação? Porque, no 21º capítulo do Sutra do Lótus, o Buda Eterno Shakyamuni diz que “Todas as doutrinas possuídas por ele, todos os seus poderes sobrenaturais, o depósito de todos os seus aspectos essenciais secretos, e todas as suas mais profundas questões são reveladas e claramente expostas neste Sutra”. Isso significa que o Buda Shakyamuni proclamou que ele colocou toda a sua sabedoria no Sutra do Lótus.

Em seguida, ele diz:

“Qualquer um que defenda este sutra irá se deleitar em interminavelmente expor os princípios das várias doutrinas e os nomes e as palavras desse sutra, como um vento que se desloca no céu aberto em toda parte, sem entraves ou obstáculos”.

 Portanto, você pode recitar o nome do Sutra do Lótus , que é Myoho-Renge-Kyo. Basta colocar “Namu“, que quer dizer “Eu me dedico  à“ e então ficará  “Namu-Myoho-Renge-Kyo“.

A energia da sabedoria possuída pelo Buda Shakyamuni está aí. É por isso que Namu-Myoho-Renge-Kyo tem grande importância. Então, quanto mais você aprender e praticar o Dharma, mais a sua recitação do Namu-Myoho-Renge-Kyo se torna eficaz. Namu-Myoho-Renge- Kyo é uma palavra de sabedoria.

Na Coréia, eles recitam, “Namo-myop-pah-yon-fah-gyon“. Alguns chineses recitam “Namo-Myo-hua-lin-hua-chin“. Meu amigo indiano recita “Namo-Saddharma-Pundarika-Sutra“. E, outras pessoas em outros cantos do mundo cantam “Namu-Myoho-Renge-Kyo “. Realmente não importa como ou em qual língua você recita nem quanto tempo você recita o título do Sutra do Lótus. Mesmo um famoso poeta japonês, Kenji Miyazawa, que foi um dedicado seguidor do Sutra do Lótus recitava “Namo-Saddharma-Pundarika- Sutra“. Milhões de pessoas em todo o mundo estão recitando o Odaimoku porque nele contém sabedoria.

Por favor, vamos estudar e aprender sobre o Dharma de Buda para reforçar o poder de nossa recitação de Namu-Myoho-Renge-Kyo. O nome do Sutra do Lótus engloba e contém toda a sabedoria do Buda Shakyamuni. Acredite em mim e recite Namu-Myoho-Renge-Kyo. Essa é uma maneira de praticar a sabedoria.

 

*texto do Rev. Imai Shonin da Nichiren Shu Havaí

free vector