Por Rev. Ryugen Taga, Ph.D Professor Emérito da Universidade Rissho 

Nos sutras do budismo Mahayana, a palavra em sânscrito “vyakarana” ou “predição”, na maioria dos casos, significa “predição da realização do estado búdico no futuro”.  Especificamente no Sutra do Lótus, “vyakarana” é de sentido digno de nota e de grande importância.

Antes de explicar o motivo pelo qual essa expressão aparece com tanta frequência no Sutra do Lótus, deixe-me examinar como a ideia da previsão do futuro estado de Buda nasceu e o que isso significa.

Enquanto o Buda Shakyamuni estava vivo, acreditava-se que qualquer pessoa que praticasse de acordo com os Seus ensinamentos alcançaria a mesma iluminação que a de Buda.

Ninguém duvidou disso na presença do Buda Shakyamuni por que Ele nasceu neste mundo como um ser humano e alcançou a iluminação como resultado de suas práticas.

No entanto, após o Seu falecimento, com o passar do tempo, Sua grandiosidade foi se tornando maior e maior e, em comparação, as realizações alcançadas por Seus seguidores pareciam cada vez menores e menores. Assim, o Buda Shakyamuni e Seus seguidores ficaram separados por uma enorme distância.

Os seguidores passaram a acreditar que a iluminação do Buda Shakyamuni não foi alcançada em Sua vida, mas como resultado de práticas pelas quais Ele passou em muitas vidas anteriores e com isso as estórias das existências anteriores do Buda Shakyamuni nasceram.

Nestas estórias de Suas vidas anteriores, Ele tomou várias formas, como a de homem, mulher e animais. Nessas formas de vida anteriores, à Ele é assegurada a realização do estado de Buda. Isso é natural porque o Buda Shakyamuni tornou-se O Iluminado e essas estórias são as estórias de Suas vidas anteriores.

Suas formas de vida anteriores eram de bodhisattvas. E essas estórias de vidas anteriores são chamadas de estórias Jataka. Como muitas estórias Jataka foram criadas, histórias das vidas anteriores de Seus discípulos também nasceram.

Thangka tibetana de Buda com Cem Estórias Jataka no fundo.

E se tornou necessário mostrar que apenas bodhisattvas teriam tido assegurada a consecução do estado de Buda no futuro ainda que os bodhisattvas e os discípulos tenham conduzido as mesmas “práticas causais”.

Assim, o Buda Dipankara (causador da luz) foi criado. Ele é um Buda do passado que assegura aos bodhisattvas que eles irão por fim atingir a iluminação. Estava, então, estabelecida a forma de “predição da realização do estado Búdico” nos sutras Mahayana.

Então uma estória foi criada mostrando que o Buda Dipankara recebeu a predição da iluminação futura quando era um bodhisattva.

Muitas histórias da “predição da realização do estado de Búdico” foram criadas de acordo com o número de Budas a quem o Buda Shakyamuni seguiu como contado nas estórias Jataka. Isto, porque esses Budas eram bodhisattvas em suas vidas anteriores.

E no final, “a predição da realização do estado Búdico no futuro” tornou-se uma das cinco coisas que o Tathagata, ou Buda, é obrigado a fazer quando Ele aparece neste mundo.

O princípio da “predição do estado de Buda” se tornou popular mesmo antes de o Sutra do Lótus ser compilado. Não é de admirar que “a predição” seja exposta no Sutra do Lótus. No entanto, “a previsão” ocorre com muita frequência neste Sutra.

Alguns estudiosos afirmam que “a previsão” não é um princípio indispensável para o Sutra do Lótus. Confusão foi trazida ao Sutra do Lótus à medida que os capítulos que adotaram a “predição” foram adicionados, e a unidade do Sutra foi perdida, eles afirmam. Suas ideias, no entanto, são enganosas, não apanhando o que é pretendido pelo Sutra.

O Sutra do Lótus tem a intenção de salvar todos os seres vivos, superando o antagonismo que se desenvolveu entre os budismos Mahayana e Hinayana, voltando ao ponto de partida do budismo. O Sutra mostra o caminho para a salvação de todos os seres vivos, esclarecendo a universalidade do ensinamento, da salvação universal dos seres vivos e a universalidade e eternidade do Buda (a verdadeira realização da iluminação no passado mais remoto pelo Buda Shakyamuni).

O Sutra do Lótus é frequentemente dividido em duas partes. A universalidade do ensino e a universalidade da salvação dos seres vivos são reveladas nos primeiros 14 Capítulos. E na segunda metade, a eternidade e a universalidade do Buda são reveladas. A “Predição” é adotada para mostrar a universalidade da salvação dos seres vivos.

É pregado nos sutras compilados antes do Sutra do Lótus que, aqueles pertencentes aos Dois Veículos (sravaka e prateykabuddha), não são elegíveis para a Iluminação. Foi então compreendido que essa discriminação era contra a intenção do Buda Shakyamuni, levando ao nascimento do Sutra do Lótus.

É exposto neste sutra que o ensinamento é único e é dividido em dois em acordo com a capacidade dos seres vivos, como um expediente temporário. Os dois tipos de ensinamentos aplicáveis ​​aos Dois Veículos são fundidos no ensino do Veículo Único, conduzindo ao estado de Buda, esclarecendo assim a universalidade do ensino.

O problema agora era como mostrar essa universalidade da salvação dos seres vivos que praticam o ensino. Foi um grande problema para os autores do Sutra do Lótus descrever a universalidade da salvação dos seres vivos em um tempo em que se acreditava firmemente que os Dois Veículos não eram elegíveis para a Iluminação.

Para resolver este problema, eles utilizaram a ideia da “predição da realização da Iluminação”que já existia.

A “predição” foi dada não somente à Sariputra, representante dos discípulos sravaka, mas também a Quatro Grandes Discípulos Sravaka: Purna, Kundinya, Ananda e Rahula. Enfim, no Capítulo X, “O Mestre do Dharma”, “a predição” foi dada até mesmo aos deuses, dragões, yaksas, gandharvas, asuras, garudas, kimnaras, magoragas, homens e seres não humanos, monges, monjas, leigos e mulheres leigas, bem como aqueles que estão buscando a Iluminação dos sravaka, ou dos pratyekabuddha ou a Iluminação do Buda.

Aqui se completa a universalidade do ensinamento e a universalidade da salvação dos seres vivos, que são uma das intenções do Sutra do Lótus. A eternidade e a universalidade do Buda que concede a “predição” são mostradas na segunda metade. Assim o sutra está completo.

No Sutra do Lótus, “a predição” é dada diretamente somente aos discípulos sravaka, embora o Sutra mostre a obtenção do estado de Buda pelos Dois Veículos (sravakas e pratyekabuddhas).

No capítulo XII, “Devadatta”, Devadatta recebe “a predição”. Com isso, os autores do Sutra finalizaram a obtenção do estado de Buda pelas pessoas pertencentes aos Dois Veículos (Hinayanistas).

Em documentos antigos, “a predição da obtenção da Iluminação dos pratyekabuddha” é dada à Devadatta para salvar o primo do Buda Shakyamuni, que é considerado um vilão.

Assumindo que Devadatta era um pratyekabuddha (eremita), os autores do Sutra do Lótus, concedendo-lhe a “predição”, completaram “a predição da realização do estado de Buda pelas pessoas pertencentes aos Dois Veículos.

“A predição da realização do estado de Buda pelas mulheres” é mostrada no Capítulo XIII, “O Encorajamento para Apoiar este Sutra”, quando “a predição” foi dada a Gautami, mãe adotiva do Buda Shakyamuni e para Yasodhara, Sua ex-esposa.

 

(*) Artigo publicado no Nichiren Shu News em abril de 2004 e traduzido pela equipe de traduções da Nichiren Shu Brasil em maio de 2019.

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