O termo Higan ou ‘Paramita’, aparece muito no Sutra Dai Muryojyukyo ou ‘Maha Sukhāvatīvyūha’. Mas, foi no Japão que se tornou uma cerimônia de fato. Foi realizada pela primeira vez, há 1200-1300 anos.

Um pesquisador do budismo primitivo publicou um livro com a tradução e explicação do Sutra chamado Gakiji-kyo ou História dos Fantasmas (Petavatthu). Nesse livro consta a seguinte explicação:

“No Sutra Gakiji-kyo o demônio da fome foi salvo pelas orações de outras pessoas. Mas, de acordo com a Lei de Causa e Efeito os benefícios acumulados por uma pessoa não podem ser transferidos para outros. A razão do demônio ter sido salvo, foi por causa de sua mudança de condição, pelo benefício de ter se sentido feliz com as orações dos outros.”

A Lei de Causa e Efeito retorna para si mesmo. Por esta razão, existem pessoas que ficam em dúvida se orar em intenção de outros funciona.

Na explicação de Nāgārjuna, no Daichido-ron, ou Tratado sobre o Sutra de Perfeita Sabedoria (Mahāprajñāpāramitopadeśa), consta o seguinte:

“Havia um monge que seguia os preceitos rigorosamente. Contudo, durante seis dias ele não recebeu comida ao praticar mendicância. Por isso, ele se encontrava à beira da morte quando outros monges com pena ofereceram uma pequena parte de suas próprias tigelas, mas, um pássaro roubou-lhe a comida. Os monges então foram procurar Śāriputra e Maudgalyayana para que eles o salvassem com seus poderes sobrenaturais. Maudgalyayana manifestou seus poderes, mas a comida se transformou em barro. Śāriputra também tentou alimenta-lo, mas dessa vez, a boca do monge não abria. Por fim, pediram ao Buda Shakyamuni, e através de seus imensuráveis poderes, o monge finalmente pode comer.”

Esse monge havia criado causas negativas no passado e por isso passou fome, mas, foi salvo pelos imensuráveis benefícios do Buda Shakyamuni.

Supõe-se que essa cerimônia se iniciou a partir desta história, em que, através de benefícios acumulados pelas pessoas solicitantes, pôde-se salvar uma pessoa através dos imensuráveis benefícios do Buda Shakyamuni.

Nichiren Shonin acreditava que pais e filhos são um só corpo.  No Jyoren Bou Gosho Nichiren Shonin diz que: “O filho herda o corpo e o coração dos pais. O que Jyoren Bou mantém do Sutra do Lótus é o que ele herdou de seus pais.” Ficar feliz ao ouvir o Sutra de Lótus, é a base do beneficio da oração.

No Urabon Gosho, consta que: “Os benefícios acumulados por Maudgalyayana vão iluminar não só a ele, como também aos seus pais. Os incontáveis antepassados e descendentes também vão se tornar Budas”.

Entre pais e filhos há uma profunda ligação. Nichiren Shonin pensava que os bons atos dos filhos beneficiam os pais, e os bons atos dos seus descendentes, também tem ligação com os antepassados.  No Houren Sho consta:“Uma frase, uma palavra do Sutra do Lótus é suficiente para que se torne Buda no futuro. O Sutra do Lótus, salva até mesmo quem não crê nele e misteriosamente se torna Buda”. Assim, com a força do Sutra do Lótus é possível tornar-se Buda, dizia Nichiren Shonin.

No capítulo 10 do Sutra de Lótus consta o seguinte: “Além disso, se após o Tathagata ter entrado em extinção existir alguém que ouça o Sutra de Lótus da Lei Maravilhosa, ainda que uma frase ou um verso, e por um momento pense nele com alegria, eu outorgo-lhe igualmente uma profecia de que alcançará anuttara-samyak-sambodhi”.

E no capítulo 18: “Mas, os benefícios por ele alcançados não se comparam com os benefícios da quinquagésima pessoa que ouve apenas um verso do Sutra de Lótus e responde com alegria. Eles não equivalem sequer a uma centésima, milionésima parte, uma parte em dezenas de milhares, milhões”.

Dessa forma, existem várias passagens que frisam que aqueles que respondem com alegria, alcançarão a Iluminação. Se houver quem ouça com alegria a recitação do Sutra do Lótus e do Odaimoku nas cerimônias, essa pessoa certamente acumulará grandes benefícios, podendo sair do sofrimento.

Ao escutar o Dharma do Sutra de Lótus, podemos aliviar os três venenos (Ignorância, Ódio e Apego), e rumar em direção à iluminação. Assim, pode-se dizer que evitaremos de cair nos estados de inferno e fome.

 

Reverendo Yodo Okuda

free vector