Por Reverendo Kanjin Cederman, Templo Enkyoji Seattle

Nesse período importante do Oeshiki (Cerimônia Memorial pelo nosso Fundador Nichiren Shonin), considero importante entender o que essa observação nos transmite. As cerimônias budistas são exemplos demonstrativos da Mente Búdica e nos permite experienciar um momento no tempo, baseado nos ensinamentos adequados, que podem inspirar uma mudança em nossa mentalidade a partir de nós mesmos até o Estado Búdico. A Cerimônia de Oeshiki nos permite reconectar com o momento em que nosso professor, Nichiren Shonin, entrou no nirvana, definindo sua verdadeira compaixão e propósito. No entanto, realizar simplesmente uma cerimônia memorial não é suficiente para promover a necessária experiência do corpo e da mente para uma mudança real. Hoje em dia as pessoas não se impressionam facilmente e se desconectam emocionalmente dos eventos da vida, tais como o momento da morte. Um evento emocional e multinível é necessário para nos levar a uma mudança interna. Esse é o desafio do Budismo moderno. Sem uma mentalidade correta, as cerimônias se tornam observâncias vazias, incapazes de inspirar uma mudança real. O verdadeiro propósito do Budismo é despertar a conscientização da Natureza Búdica, incitando nossos corações com zelo pelo Sutra de Lótus e experienciando como ele se revela em nossas vidas.

Como fazemos isso? Experienciei tal mudança na minha própria prática e desejo compartilhar como isso equilibrou minha vida e inspirou mudanças. Novamente, o propósito do Budismo é mudar nossas vidas através de ensinamentos e práticas experienciais. A maioria do Budismo se tornou uma filosofia ou registro histórico, mas isso não é suficiente para levar as pessoas que sofrem a equilibrar e mudar suas vidas. O que proponho é que o Budismo nos desperte para o verdadeiro estado de ser um bodhisattva, não apenas conceitualmente, mas como uma realidade. Começa com você e sua prática. Se você não entender como o Budismo é incorporado na sua vida, você não experienciará a verdade. Pelo contrário, você simplesmente baterá espadas de leve e nunca cortará. Uma espada serve para cortar e um praticante budista deve expressar o Budismo em suas vidas. Nichiren Shonin afirma esse ponto em seu escrito “Sobre a Prática Diligente” (Toki-dono Gosho). “Os seguidores de Nichiren devem se esforçar para conquistar o Estado Búdico, reduzindo as horas de sono e diminuindo o tempo de descanso. Caso contrário, se arrependerão para sempre”. Leve isso a sério!

Entendendo isso, temos o potencial, a cada momento, para direcionar nossas vidas em direção à paz ou ao sofrimento. Isso é encontrado no conceito de “gyo” (prática focada) que é uma parte crucial do ensinamento do nosso Fundador. “O Grande Calma e Contemplação do Grande Mestre Tiantai” afirma que se deve aumentar a prática gradualmente e que a consistência é o aspecto mais importante para crescer com fé e entendimento. Portanto, compartilharei uma prática que pode ser feita todas as noites e manhãs, que ajudará você a experienciar um período de Oeshiki mais profundo a cada dia da sua vida e a entender essa advertência de Nichiren Shonin.

Antes de se deitar para dormir todas as noites, sente-se no lugar onde irá dormir, junte as mãos em Gassho e perceba que ali é seu leito de morte. No Budismo, dormir é visto como um tipo de morte, no qual os benefícios de nossa prática se deterioram, à medida que nossa mente sofredora cobre o espelho da prática com poeira. Se insistirmos demais, como Nichiren Shonin adverte, será mais difícil manter o benefício da prática. Em seguida, agradeça ao Buda, Nichiren Shonin e aos nossos ancestrais pelos seus ensinamentos que nos trouxe a oportunidade de aprender e praticar neste dia. Relembre os eventos do dia. Questione-se, “Mantive minha mente focada na prática budista ou fiquei distraído? Causei mal ou beneficiei os seres sencientes com minha vida hoje?” Contemple isso com uma consciência simples de sua vida e prática. Não pense nisso obsessivamente. O tempo passou e os resultados das ações passadas podem ser vistos agora. Você pode não ter outro dia para mudar, pois a cada noite que dormimos, adentramos o mundo espiritual e podemos não retornar. Recite o Odaimoku por três vezes e abaixe a cabeça.

Se você tiver sorte suficiente para acordar no dia seguinte, tome um tempo antes de se levantar da cama. Não salte da cama. Seja bondoso com seu corpo, pois você precisará dele. Perceba que você está vivo e agradeça. Sente-se, junte as mãos em gassho e recite o Odaimoku. Foi-lhe dado mais um dia para praticar como um ser humano após receber orientação de Buda e de nosso Fundador. Você tem muita sorte de ter outro dia para praticar o Sutra do Lótus. Levante-se devagar. Comece seu dia visitando seu altar doméstico e dizendo, “Bom dia ao Buda e Nichiren Shonin”. Se você tiver entes queridos, agradeça-lhes por estarem com você nessa oportunidade maravilhosa.

Essa é a mente de uma prática budista. Visto que nosso Fundador entrou no nirvana, certamente ele teve uma vida maravilhosamente benéfica, deixando um legado positivo para o futuro. Nichiren Shonin tinha uma mente como essa. Você pode pensar que isso é deprimente, mas isso é vida. Entender sua beleza e desafios nos dá a oportunidade de escolher o caminho do Buda em vez do caminho do sofrimento, transformando a joia mais benéfica de nossa vida. À medida que mudamos nossas vidas diariamente através da prática da calma e contemplação, nos tornamos os verdadeiros herdeiros do legado de Buda e Nichiren Shonin. Espero que cada um de nós possa inspirar outros com nossas vidas, para que, quando deixarmos este corpo físico, estaremos em harmonia com o falecimento do nosso Fundador e teremos concedido grande benefício ao mundo.

(*) Texto publicado no Nichiren Shu News em outubro de 2019 e traduzido pela equipe de traduções da Nichiren Shu Brasil em outubro de 2019.

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