Por Reverendo Gyokai Sekido

Gassho é o gesto de juntar as palmas das mãos e colocá-las sobre o peito como ato de reverência. Posiciona-se as mão juntas com um espaço ligeiramente oco entre elas para reverenciar o Buda.  

Sacerdotes e leigos, nos países budistas do sudeste da Ásia, tais como Índia, Vietnam e Tailândia, o usam como um cumprimento diário. De acordo com os costumes da Índia, a mão direita, é a mão sagrada, e a mão esquerda é a mão grosseira. Mas, quando as mãos se juntam em Gassho, ambas se tornam algo precioso. 

Há alguns exemplos do Gassho no Sutra de Lótus. Do capítulo 2, Meios Hábeis: “… todos em pé, respeitosamente, com as palmas das mão unidas, perguntando como realizar o caminho”. Do capítulo 4, Aceitação Voluntária: “Eles imediatamente se levantaram de seus assentos, endireitaram suas vestes, deixando seus ombros direitos nus e tocaram seus joelhos no chão. Com muita atenção e com as palmas das mão pressionadas juntas, eles se curvaram em veneração e olharam para o rosto do Buda”. Do Capítulo 21, Os Poderes Transcendentais do Buda: “Então os Bodhisattvas eram iguais ao número de partículas do imenso cosmos, que emergiam da terra, todos na presença do Buda, olhando para seu rosto com as palmas das mão unidas, falaram ao Buda”. Estes exemplos mostram que Gassho é o mais adequado métodos para expressar a adoração, feita com o coração e respeito ao Buda. 

O coração do Buda, a Natureza de Buda, vive na mente de todas as pessoas. Todos os seres sencientes, igualmente possuem a semente búdica. Portanto, têm potencial para a realização do Estado Búdico. Gassho é a forma mais preciosa, para reverenciar a Natureza de Buda que está na mente de todas as pessoas.

(*) Artigo publicado no Nichiren Shu News de dezembro de 2016 e tradução pela Equipe de Tradução da Nichiren Shu Hokekyoji Brasil em fevereiro de 2020.

free vector