por Reverendo Chisin Hirai

Nichiren Shonin escreveu e concedeu muitos Grandes Mandalas durante a sua vida. Ainda temos cerca de 130 Grandes Mandalas originais feitos a mão por Nichiren Shonin. É um milagre, de fato, dispormos de tantos Grandes Mandalas ainda hoje. Por que tantos Grandes Mandalas foram protegidos e consagrados durante 700 anos? O que é o Grande Mandala? 

Em 1273, Nichiren Shonin escreveu o primeiro Grande Mandala durante seu exilio na Ilha de Sado. De acordo com sua obra “Kanjin honzon sho”, que é um dos seus cinco trabalhos principais, o que foi escrito no Grande Mandala é o mundo de Buda descrito no Sutra de Lótus. Buda Shakyamuni prega o Sutra de Lótus aos seus discípulos e seguidores nos seus últimos oito anos de pregações. O Sutra de Lótus é o supremo ensinamento de Buda, é a sua Iluminação. O mundo onde o Buda pregou no Sutra de Lótus é o mundo onde aconteceu sua total iluminação, e nosso mundo ideal foi criado. Os nomes dos discípulos que acreditaram e difundiram o Sutra de Lótus na Índia, China e Japão, foram incluídos no Grande Mandala. Isso significa que o maravilhoso ensinamento do Sutra de Lótus está além do tempo e lugar. Nichiren Shonin enxergou o mundo como um Grande Mandala. É por isso que o Grande Mandala é a meta ideal a ser alcançada e objeto de respeito. 

Observando muitos dos Grandes Mandalas originais escritos a mão por Nichiren Shonin, nota-se que cerca de metade deles contém caracteres especiais. Isto acontece porque Nichiren Shonin concedeu os Grandes Mandalas aos seus discípulos e seguidores fiéis. Ao conceder os Grandes Mandalas aos seus discípulos, ele permitiu usá-los para divulgação. Como eu disse, o Grande Mandala é muito importante. Antes de conceder os Grandes Mandalas aos seguidores, Nichiren se certificou de suas fidelidades. Se ele não tivesse certeza da fé de alguém, ele não concedia o mandala para aquela pessoa.  Para os seguidores de Nichiren Shonin, que receberam os Grandes Mandalas, significava que sua firme e sincera fé estava assegurada. Assim sendo, eles deveriam ficar tão felizes e mais devotados ao Sutra de Lótus. Desnecessário frisar que o seguidor prezava mais o Grande Mandala do que qualquer outra coisa. É por isso que temos tantos Grandes Mandalas originais escritos a mão por Nichiren Shonin ainda hoje. Podemos dizer que um dos seus feitos na vida foi escrever o Grande Mandala. O Grande Mandala tem sido mantido e respeitado ao longo de 700 anos. Nós também devemos fazer o mesmo e contarmos a todos sobre o Grande Mandala. 

(*) Artigo publicado no Nichiren Shu News em outubro de 2005 e traduzido pela equipe de traduções da Nichiren Shu Brasil (Sangha Hokekyoji) em março de 2019. 

free vector