por Reverendo Ryusho Matsuda

Prezados Budistas Nichiren Devotados,

Todos neste mundo deseja ter felicidade na vida diária e terminar esta vida pacificamente. Como Budistas Nichiren, acreditamos que o melhor meio de alcançar essa meta é exemplificado pela vida de Nichiren Shonin.

Frequentemente me pergunto o que Nichiren Shonin estava pensando no seu leito de morte em outubro de 1282. Acredito que ele tenha feito no mínimo as seguintes três perguntas a si mesmo:

  1. Eu segui o ensinamento do Buddha?
  2. Será o verdadeiro ensinamento (o Sutra de Lótus) difundido no futuro? 
  3. O que acontecerá quando eu morrer? 

A respeito da primeira pergunta, penso que ele poderia bravamente e com confiança responder “Sim, eu segui o ensinamento do Buddha”. Após longo estudo, ele encontrou a verdade suprema que salvará todas as pessoas incluindo ele próprio, e concluiu: “Todas as boas ações e virtudes do Buddha Sakyamuni estão manifestadas no título do Sutra de Lótus. Por mais pecaminosos que possamos ser, nós devermos naturalmente ser agraciados com as ações e virtudes do Buddha se aderirmos a estes cinco caracteres (do Odaimoku). 

A respeito da segunda pergunta, ele pode ter previsto que o Sutra de Lótus seria difundido no futuro.  Poucos dias antes de seu falecimento, ele selecionou seis discípulos mais antigos e falou com eles, instruindo-os em como dar continuidade ao seu trabalho. Finalmente, ele chamou o discípulo mais jovem, Nichizo de 33 anos de idade, e deu-lhe a missão particular de converter a família imperial em Kyoto. Era seu desejo e esperança que todas as pessoas no futuro praticassem o Sutra de Lótus. 

Agora, 726 anos após seu falecimento, podemos dizer que os desejos e esperanças dele se realizaram? É claro que sim, nós vemos muitas pessoas que tem fé no Odaimoku em todo o mundo. Embora ele pudesse dizer, “Ainda não! Veja! Ainda há muitas pessoas que ainda não ouviram sequer uma frase do Sutra de Lótus”, nos advertindo. Em outras palavras, em nome dele, é nosso dever difundir seu ensinamento para nossos vizinhos e comunidade. 

Quanto à terceira pergunta, baseado em sua fé no Sutra de Lótus, ele poderia responder com confiança, “Eu vou voltar para o Mundo do Buddha”. O Sutra de Lótus no Capítulo 2 afirma, “Todas as coisas estão desde o início no estado de extinção tranquila. Os filhos de Buddha que completam a prática do Caminho se tornarão Buddhas em suas vidas futuras”. Capítulo 12 afirma, “Bons homens e mulheres no futuro que ouvirem esse sutra com respeito fiel causado por suas mentes puras e sem dúvidas, irão renascer diante dos Buddhas dos Mundos dos Dez Quadrantes”. Nichiren acreditou nisto e ensinou seus seguidores a não temer a morte. 

Nós encontramos essa convicção em muitas cartas escritas para seus seguidores. Ele frequentemente afirmava que, “Eu os encontrarei no local de pregação de Shakyamuni Buddha”. Ele tinha certeza que estaria indo para o Mundo do Buddha. 

Muitas pessoas têm medo da morte, porque elas não sabem quando e como a morte virá e o que acontecerá quando elas morrerem. É impossível para pessoas comuns, como nós, sabermos para onde iremos após a morte. 

Muitos livros religiosos e filosóficos falam sobre esse problema. Mas ninguém retornou da morte para explicar o que aconteceu quando eles morreram. É uma questão que vai além da nossa capacidade de encontrar evidência empírica. 

É, então, uma pergunta sem sentido?  Se não temos certeza de onde estamos indo, então temos que desistir de fazer tais perguntas? Aqui mesmo, onde os limites da verificação empírica atendem a necessidade de significado existencial, nós vemos como a fé é importante. 

Mesmo que não tenhamos certeza de nosso último destino, nós devemos, apesar de tudo, fazer a escolha decisiva de darmos sentido a nossas vidas. 

Eu li uma história de uma senhora no Japão que lhe disseram que ela teria somente três meses restantes de vida devido a um câncer terminal. Ela foi uma famosa recitadora pública, particularmente conhecida por suas leituras dos trabalhos de Lafcadio Hearn. 

Ela recebia muitos pedidos de todo lado para sua apresentação, e após refletir sobre o que lhe dissera o médico, ela decidiu aceitar um pedido para sua última apresentação, agendando-a para seis meses depois. 

Foi incrível ela se apresentar com tanto sucesso, embora, ela já estivesse incapaz de permanecer em pé. Após aquela apresentação, ela enfraqueceu gradualmente. Um dia, ela disse para seu marido, “Quando eu morrer, minha alma vai pular para dentro da sua mente. Está OK?”. O marido dela não podia recusar e acenou com a cabeça concordando gentilmente.

Então ela começou dizendo para seus filhos, parentes e enfermeiras, “Eu entrarei no corpo dele”. O marido dela apenas sorriu para ela quando ela disse isto. Após seus dizeres, sua mente ficou calma e pacífica e ela faleceu em silêncio nos braços do seu marido. 

Como esta senhora que confiou em seu marido e encontrou refugio nele, nós podemos ter confiança no futuro através da nossa prática e fé no Buddha. Como marido, o Buddha responderá `a nossa confiança com cordialidade e compaixão, fornecendo um refúgio seguro. Assim poderemos enfrentar a morte sem medo.

Agora, e quanto a Nichiren Shonin? Qual foi a visão de Nichiren Shonin para o seu futuro? Capítulo 1 do Sutra de Lótus explica claramente o cenário do drama, “Quem, Onde, Quando, e O quê”. Capítulos 11, 15 e 16 compõem o drama central e revelação do sutra, que revela que Buddha Shakyamuni é o Buddha Original e que a Montanha Sagrada da Águia é o lugar onde Shakyamuni Buddha tem ensinado desde um passado remoto. Por esta razão, Nichiren Shonin diz, “Vou encontrá-lo na Montanha Sagrada da Águia”. Esta foi sua visão clara do Mundo do Buddha. 

Nós podemos, também, ter uma visão clara da Montanha Sagrada da Águia? Muitas pessoas não são capazes. Portanto, Nichiren Shonin escreveu o Grande Mandala, como a expressão do Mundo do Dharma que inclui Buddha Sakyamuni e Buddha dos Muitos Tesouros na Estupa dos Tesouros. Os outros Buddhas e os quatro bodhissatvas, tal como a Prática Superior, em pé do lado de fora da estupa, são seus atendentes. 

Quando temos fé no Gohonzon, nós também estamos presentes no local da Montanha Sagrada da Águia, ou em algum lugar no Gohonzon. Como está escrito no Sutra de Lótus no Capítulo 5, “Tendo ouvido estes ensinamentos, eles se tornaram pacíficos em suas vidas presentes. Em suas vidas futuras, eles terão renascimentos em bons lugares, e desfrutarão dos prazeres praticando o Caminho, e ouvirão esses ensinamentos novamente”.

Nós devemos ser capazes de satisfazer nossos desejos com convicção nestas palavras, e assim, nos encontrarmos abraçados pelos raios da sabedoria e compaixão do Buddha. 

Com mãos em prece (Gasshô) 

(*) Artigo publicado no Nichiren Shu News em outubro de 2007 traduzido pela equipe de traduções da Nichiren Shu Brasil em março de 2019. 

free vector