nisshoBen Ajari Nissho (1221-1323) foi estudante companheiro de Nichiren no Monte Hiei. Embora tivesse um ano a mais, se impressionou tanto com Nichiren que se uniu a ele em Kamakura quando começou a propagar ali em 1253. Dizem que Nisshô havia sido adotado por Konoye Kanetsune, terceiro chefe da família de Konoye da nobreza de Kyoto. Esta conexão viria a ser importante posteriormente para a propagação do budismo.

Depois do Incidente de Tatsunokuti, Nisshô estabeleceu sua residência em Hama, Kamakura. Em 1284, um monastério de Hamado se converteu em Templo Hokke. Como a linhagem de Nisshô teve sua primeira base em Hama, é conhecida como a Linhagem Hama (Hama monryu). Em 1317, Nisshô transferiu o Templo Hokke a seu discípulo Nichiyu. O Templo Hokke se mudou para Tamazawa, Izu em 1621 e foi renomeado para Templo Myohokke.

Nisshô e seu sobrinho Nichirô, tiveram momentos muito difíceis em Kamakura depois da morte de Nichiren. Ele tinha 62 anos de idade na época da morte de seu mestre. Em 1284, Nisshô enviou uma versão revisada do Rissho Ankoku-ron para o Xogunato de Kamakura. A nova versão estendeu a critica de Nitiren de calúnia à seita Shingon e ao esoterismo da Tendai Shu. Assim como a carta original, essa também mobilizou opositores que tentaram incendiar o Templo de Hamado. Nisshô os tranqüilizou dizendo-lhes que ele era um fiel sacerdote Tendai, que simplesmente queria reformar o Budismo Tendai e que não estava estabelecendo uma seita ilegal, quando o Ministro de Guerra Yoritsuna tentou suprimir novamente o Budismo Nichiren em 1285. O Ministro Yoritsuna exigiu então que eles se unissem as outras seitas orando pela paz da família Hojô (que controlava o Xogunato de Kamakura). Como uma maneira de proteger a comunidade budista de Kamakura, Nisshô e Nichirô cederam, e participaram nas orações, porém solicitaram um debate público com as outras escolas.

A linhagem Hama manteve boas relações com as Escolas Tendai durante muito tempo e inclusive, enviavam estudantes ao Monte Hiei para estudar a filosofia de Tendai e até para receber ordenações.

Nissho também fundou o Templo Myoho em Nase, Sagami em 1306. Este templo foi transferido ao discípulo de Nisshô chamado Nichijo em 1307. O Templo Myoho se mudou para Murata, Etigo, quando o patrocinador principal, Nobuaki Kazama se mudou para lá.

free vector