Por Honorável Nissho Kanno, Arcebispo da Nichiren Shu e Abade Chefe do Templo Ikegami Honmonji, Tóquio.

“Espero que todas as pessoas, o clero, bem como os leigos, ignorem o mundano e plantem a muda de méritos por éons a vir.” 

Nichiren Shonin em Shugo Kokka-ron

“Eu peço a todas as pessoas que vivem no mundo, leigos e sacerdotes que estão praticando para buscar a iluminação, abstenham-se dos assuntos mundanos e me escutem, não, não por mim, mas ouça e volte sua atenção para os ensinamentos do Buda, que profetizou o presente estado das coisas, e o que é ensinado no Sutra do Lótus. Ao fazê-lo, espero que todas as pessoas plantem a semente do estado de Buda em si mesmas para alcançar a grande paz de espírito não apenas neste mundo, mas no próximo.”

Mais de 700 anos atrás, Nichiren Shonin falou estas palavras para um grupo de jovens guerreiros samurais em Kamakura, e essas palavras ainda têm significado em nosso tempo. Desejo oferecer estas palavras de nosso Fundador para as pessoas de todo o mundo envolvidas em conflitos, para as pessoas de nosso país que se tornaram muito assertivas, esquecendo o valor da coexistência, para o governo japonês chamando as forças armadas mais do que nunca nos dias de hoje, e para todas as organizações do mundo.

Dois mil e quinhentos anos atrás, o Buda Sakyamuni proclamou: “As pessoas de todas as quatro castas são iguais”, significando que cada pessoa é igual e é igualmente elegível para a felicidade. Nichiren Shonin explanou: “Estabeleça a justiça e traga a paz ao país para prover a felicidade para todas as pessoas.”

Interpretando essa menção, Kenji Miyazawa (1895-1933), o poeta e renomado autor, e um crente devoto dos ensinamentos de Nichiren Shonin disse: “A felicidade dos indivíduos só pode ser alcançada quando o mundo inteiro se torna feliz”.

Aprendendo com essas lições, eu gostaria de dizer: Diminua o ritmo de sua caminhada e sincronize seu estado mental com o movimento do cosmos. Então, você estará envolvido na luz de compaixão do Buda e será capaz de ouvir a voz do Buda. Abril é uma época de novos começos. Antes de começar, sugiro que você se sente e respire profundamente. Acalme sua mente e tenha tempo para refletir. Informe-se profundamente sobre sua vida e pondere sobre os ensinamentos do Buda.

free vector