por Reverendo Nissho Kanno, Arcebispo da Nichiren Shu

“Aqueles que ouvem este sutra, façam com que outros o ouçam, o guardem, o copiem ou ofereçam flores, incenso, colares, faixas, flâmulas, sombrinhas, óleo perfumado, e lâmpadas de óleo de manteiga para uma cópia dele, será capaz de obter imensuráveis méritos”. – Sutra de Lótus, Capítulo 17, A Variedade de Méritos   

Nós, Budistas, demonstramos nossa gratidão aos nossos antepassados, amigos e outros que morreram e de quem recebemos favores enquanto estavam vivos em ocasiões como Ohigan na primavera e no outono, Obon no verão e em cerimônias memoriais para eles. 

Fazemos ofertas em altares da família, diante de seus túmulos ou em templos. As ofertas incluem flores, bolos ou produtos regionais durante a temporada de Obon. Ao queimar incenso, oferecemos fragrância àquelas pessoas que agora estão do outro lado do mundo. 

A maior oferta é, naturalmente, recitar o Sutra de Lótus para nossos antepassados. Esses tipos de ofertas são destinados a outros. No Sutra de Lótus, o Buda nos diz para fazermos ofertas não apenas aos outros; mas também, para o nosso próprio bem. 

Como mostrado na frase acima do Sutra de Lótus, o Buda nos diz que, fazendo várias ofertas ao Sutra de Lótus, seremos capazes de obter “méritos imensuráveis” para nós mesmos. Esta é a oferta para o bem de si mesmo. 

Ao ouvir palestras sobre o sutra e fazer com que os outros façam o mesmo, copiando o sutra e ensinando os outros a fazer o mesmo, obteremos méritos imensuráveis e compartilharemos esses méritos com outras pessoas. Nós os chamamos de méritos da mesma fé e prática. 

Escutar calmamente a pregação do Sutra em um templo e depois copiar o Odaimoku em casa é uma maneira extremamente preciosa de passar o dia.  

“Os méritos da quinquagésima pessoa que ouve esse sutra são imensuráveis. É evidente dizer que também são os méritos da primeira pessoa que se alegra em ouvi-lo na congregação”. – O Sutra de Lótus, capítulo 18 – Os méritos de uma pessoa que se alegra em ouvir este Sutra.

Na frase acima do Sutra de Lótus, o Buda diz o que fazer se quisermos receber “a virtude do Sutra de Lótus”, significando “a virtude do Odaimoku”. Devemos acreditar que a vida do Buda Shakyamuni é eterna e o poder do Buda de nos salvar também é eterno. 

“Ouvir o sutra” nos diz que devemos seguir as palavras de Nichiren Shonin, uma encarnação do Bodhisattva Práticas Superiores, Jogyo, que o Buda Shakyamuni enviou a este mundo onde vivemos como mensageiro do Buda. A frase “quem se alegra em ouvir isso” significa que obteremos alegria piedosa apenas recitando o Odaimoku, Namu Myoho Renge Kyo. Somente aqueles que experimentaram isso são capazes de sentir os méritos incomensuráveis ​​com seus corpos.

 Vamos recitar o Odaimoku especialmente nos dias comemorativos de Nichiren Shonin e obter méritos imensuráveis. Estes incluem seu aniversário, 16 de fevereiro de 1222, a proclamação da fundação de sua religião, 28 de abril de 1253, a primeira apresentação do Dai-mandala, 8 de julho de 1273 e seu Nirvana, 13 de outubro de 1282.

(*) Textos publicados no Nichiren Shu News em dezembro de 2016 e abril de 2017 e traduzidos pela Equipe de Tradução da Nichiren Shu Hokekyoji Brasil em março 2020.

free vector