por Reverendo Kanji Tamura da Universidade Rissho 

Ichinen-Sanzen na Seção Teórica 

O Sutra do Lótus que revela a doutrina de ichinen-sanzen (3000 existências contidas num pensamento) está dividido em duas seções. A primeira metade do sutra é chamada de ‘Seção Teórica’ e a segunda de ‘Seção Essencial’. A Seção Teórica mostra que, através do ensinamento do Sutra do Lótus, todos os seres vivos seguem igualmente o caminho para se tornarem Budas. 

Entretanto, a palavra veículo é usada para indicar sutras ou certos ensinamentos budistas. Quando pegamos um ônibus, trem ou avião, há um limite na capacidade de assentos disponíveis em cada veículo e quando nos atrasamos, nós os perdemos. 

Do mesmo modo, um sutra budista tem sua própria capacidade e regra.  Para um ciclista, uma bicicleta motorizada pode ser comparada ao budismo hinayana, enquanto os ensinamentos do mahayana podem ser comparados a um veículo que conduz outras pessoas. Veículos podem conduzir duas, quatro, centenas ou até mesmo milhares de pessoas, mas ainda há um limite, por isso são frequentemente chamados de “mahayana provisório”, embora, mahayana originariamente signifique “grande veículo”. 

No Japão, algumas linhas ferroviárias dispõem de vagões exclusivos para mulheres cujos acessos são proibidos para os homens. Fumantes são retirados dos vagões para não fumantes e não podemos nos sentar nas poltronas da primeira classe a menos que paguemos mais. Mas, há somente um veículo ou sutra onde todos são bem-vindos. 

Temos que pagar a passagem para pegarmos o trem, porém, este veículo ou sutra leva todos até sua estação terminal por uma tarifa mínima. Este veículo é o Sutra do Lótus e sua tarifa única é a “Fé”. Portanto, todos nós, podemos ser acudidos igualmente através de seu ensino. Este é o motivo pelo qual o Sutra do Lótus é chamado de o “mahayana autêntico ou único veículo”. Apenas este mahayana autêntico pode conduzir a todos até o destino final.

O Sutra do Lótus não discrimina pessoas. Aceita o jovem ou o velho, o homem ou a mulher, o hinayana ou o mahayana, ou até mesmo o bom ou o mau.  Sob o ensinamento do Sutra do Lótus, o caminho para se tornar Buda é apontado para cada ser. Dizem que mesmos os difamadores que perseguem ou ferem os praticantes do Sutra do Lótus se tornariam Budas no final pelo mérito da fé no sutra. Ainda que se rejeite o Sutra do Lótus, a pessoa inevitavelmente acaba aceitando seu ensinamento. Consequentemente, o Sutra do Lótus pode guiar cada ser vivo ao Estado Búdico e revelar que todas as vidas estão essencialmente conectadas ao Buda. Em outras palavras, ao revelar a doutrina das “3.000 existências contidas num pensamento”, o Sutra do Lótus mostra que todos os seres vivos finalmente se tornam Budas. Mesmo que repitam seu ciclo de sofrimentos, todos os seres possuem em essência a mente do Buda e por esta conexão com o Buda (Shakyamuni), sua orientação lhes é concedida, abrindo o caminho para o Estado Búdico. 

Senhor Shakyamuni e Ichinen-Sanzen na Seção Essencial

Na Seção Teórica, a doutrina de Ichinen-Sanzen é revelada como o princípio teórico da salvação e da conquista do Estado Búdico por todos os seres vivos.

Entretanto, a existência do Buda como meta concreta para todos os seres vivos está revelada na Seção Essencial. De acordo com Nichiren Shonin, a doutrina de Ichinen-Sanzen da Seção Teórica é apenas uma etapa para o Ichinen-Sanzen da Seção Essencial. Quando a terra do Eterno Buda Shakyamuni, o verdadeiro domínio dos Budas, foi revelada pela primeira vez na Seção Essencial, a teoria da mútua posse dos dez reinos integrados pelo reino dos Budas, assim como a doutrina de Ichinen-Sanzen, é verdadeiramente percebida neste mundo. (referindo-se a “Abrir Seus Olhos para o Ensinamento do Lótus”)

Comparando ambas seções, a Seção Teórica está focada nos procedimentos para se alcançar o reino dos Budas, enquanto a Seção Essencial mostra a salvação concedida por Buda Shakyamuni. Ambas seções, mais ou menos, contém os elementos ascendentes e descendentes uma da outra. No entanto, a Seção Teórica enfatiza os fatores de autoaperfeiçoamento do Sutra do Lótus e afirma claramente “que os méritos acumulados por este oferecimento sejam distribuídos entre todos os seres vivos, e que, nós e todos os outros seres vivos alcancemos a iluminação do Buda!” (Capítulo 7). Por outro lado, a Seção Essencial descreve o voto de Buda Shakyamuni para salvar todos os seres sencientes baseado na Sua grande compaixão, dizendo “estou sempre pensando: Como devo fazer com que todos os seres vivos entrem no Caminho insuperável e rapidamente se tornem Budas?” (Capítulo 16). Dali, a compaixão do Buda Shakyamuni vem para os seres sencientes, enquanto eles seguem a caminho da terra do Buda Shakyamuni pela sua Fé. Esta conexão de via dupla é o fundamento da Seção Essencial. 

A doutrina de Ichinen-Sanzen da Seção Teórica começa pela observação da mente transitória que muda momento a momento. Por outro lado, o Ichinen-Sanzen da Seção Essencial começa pela unificação entre a grande compaixão do Eterno Buda Shakyamuni e nossa mente de Fé. Em outras palavras, sentir o Eterno Buda Shakyamuni através das nossas existências e da nossa fé é a “realidade” (ou realização) da doutrina de Ichinen-Sanzen. Então, neste caso, o que é o Eterno Buda Shakyamuni ? Quem é o Senhor e Professor Buda Shakyamuni ou o Eterno e Original Professor Buda Shakyamuni ?  

Ichinen-Sanzen e Buda Shakyamuni, o Senhor e Pregador da Seção Essencial

Ichinen-Sanzen é a doutrina para alcançar o Estado Budico assim como para livrar todos os seres sencientes do sofrimento. O Buda que tentamos nos tornar como nossa meta pessoal ou o Buda que salva todos os seres sencientes é o Senhor e Pregador Buda Shakyamuni, descrito na Seção Essencial do Sutra do Lótus. Nichiren Shonin admirava o Senhor e Pregador Buda Shakyamuni da Seção Essencial não somente como o Buda fundamental, eternamente vivendo neste Mundo Saha para guiar os seres sencientes, mas também como o Buda supremo que unifica todos os Budas que existem. É por isso que Nichiren demonstrava devoção absoluta pelo Buda Shakyamuni. 

Alguns Budistas Nichiren, no entanto, interpretam erroneamente que o Senhor e Pregador Buda Shakyamuni da Seção Essencial é inferior a Nichiren Shonin. De acordo com eles, Nichiren Shonin é o Buda original e o mais supremo e Shakyamuni não é nada além de sua pele rejeitada. Atualmente este tipo de visão distorcida é disseminada internacionalmente, embora, Nichiren nunca tenha afirmado isso. Ele simplesmente expressava devoção total ao Buda Eterno e Original. Então, qual é a visão correta de Nichiren Shonin sobre o Senhor e Pregador Buda Shakyamuni da Seção Essencial?

Os Escritos Genuínos de Nichiren Shonin

Hoje, mais de 900 escritos incluindo tratados, ensaios, cartas, desenhos ou fragmentos de escritos são atribuídos a Nichiren Shonin. Entre estes escritos, cerca de 660 manuscritos originais foram encontrados inteiramente ou parcialmente intactos. Nós devemos, inicialmente, tomar estes escritos originais como padrão para estudarmos suas obras. Isto porque depois do falecimento de Nichiren Shonin, muitos escritos foram falsificados em nome do próprio Nichiren. 

Durante a Era Medieval e a Era pré-Moderna no Japão,  escritos forjados ou falsificados atribuídos a pessoas ilustres, apareceram em grande quantidade. Nesse meio tempo, muitos manuscritos originais foram perdidos ao longo dos anos. No caso de algumas figuras históricas, como todos os originais deles foram perdidos, ficou muito difícil até mesmo para os especialistas, discernirem entre os escritos verdadeiros e os falsos. Por sorte, quanto aos escritos de Nichiren Shonin, mais de 660 originais, de aproximadamente 900, foram surpreendentemente encontrados existindo por mais de 700 anos. Dado que mais da metade dos escritos de Nichiren tem seus manuscritos originais, é fundamental comparar cuidadosamente o conteúdo dos escritos duvidosos com as palavras, sentenças e teorias encontradas nos originais, para discernir seus escritos autênticos dos falsificados. 

Ao analisarmos os escritos originais de Nichiren Shonin, ficamos sabendo que ele enfatizava claramente e repetidamente que nosso objeto de devoção na Última Era da Degeneração do Darma é o Senhor e Pregador Buda Shakyamuni. Não há sentença alguma em seus originais, na qual Nichiren sustenta que ele mesmo é o Buda original ou que Shakyamuni é sua pele rejeitada. Portanto, devemos sustentar a mente de Fé baseada nas obras autênticas de Nichiren Shonin. 

Por que foram feitas falsificações?

A propósito, por que tantos escritos foram falsificados por Budistas Nichiren?  Uma das várias razões possíveis é que um determinado grupo de Budistas Nichiren os criou para enfatizar sua superioridade. Acreditando que o grupo deles era legitimo e justo entre os Budistas Nichiren, eles falsificaram documentos alegando que estas falsificações eram os escritos secretos que descendem de Nichiren Shonin exclusivamente para o grupo deles. Nem é preciso dizer que Nichiren Shonin não tinha tais intenções. Foi por isso que ele escolheu seus Seis Discípulos Seniores para legar seu ensinamento de maneira igual e imparcial entre seus seguidores.

Tais falsificações incluem os escritos secretos do grupo Fuji tais como “Hon’inmyo-sho”(Tratado sobre a Maravilhosidade da Causação Original) e “Hyaku-rokka Sojo”(106 Heranças). Estes escritos, aparentemente pregados por Nichiren Shonin, foram escritos por Nikko Shonin. Entretanto, a pronúncia neles é totalmente diferente daquela nos manuscritos originais. E mais, seu conteúdo é bastante diferente dos manuscritos originais de Nichiren e Nikko. 

Nestes escritos secretos do grupo Fuji, o núcleo da ideia de venerar Nichiren Shonin como o Buda Original está descrito. De acordo com eles, Buda Shakyamuni e Nichiren Shonin são como os dois lados de uma mesma moeda, sendo que Nichiren Shonin é superior ao Buda Original. No entanto, como afirmado acima, a ideia de Nichiren como o Buda Original não existe em nenhum lugar nos manuscritos originais de Nichiren Shonin. Pelo contrário, no manuscrito original de “Hoon-jo” (Ensaio da Gratidão) afirma-se claramente que deveríamos considerar o Senhor e Pregador Buda Shakyamuni da Seção Essencial como o Mais Venerável. “Kanjin Honzon-sho” (Contemplação Espiritual e o Mais Venerável) também prega que, tanto o mérito de praticar o Caminho do Bodhisattva realizado pelo Buda Eterno como a virtude de Shakyamuni como o Buda Eterno Original, estão inclusos no Daimoku dos Cinco Caracteres do Dharma Maravilhoso e que Buda Shakyamuni transmitiu este Daimoku ao seu discípulo chamado Bodhisattva da Prática Superior, para ser espalhado na Última Era de Degeneração do Dharma. Ciente do seu dever como o Bodhisattva da Prática Superior, o mensageiro de Buda Shakyamuni se empenhou para propagar o Daimoku. 

Salvação pelo Senhor e Pregador Buda Shakyamuni Exposta no Sutra do Lótus, Capítulo 16

Ichinen-Sanzen é a doutrina da salvação de todos os seres sencientes pelo Senhor e Pregador Buda Shakyamuni. É a verdade universal que forma o reino da iluminação de Shakyamuni. Neste tópico, simplesmente aprendemos como a salvação pelo Senhor e Pregador Buda Shakyamuni funciona e o que é o Seu reino da iluminação conforme o capítulo 16 “A Duração de Vida do Buda” da Seção Essencial do Sutra do Lótus. 

Buda Shakyamuni nasceu numa cidade pequena chamada Kapilavastu, localizada na parte norte da Índia. Aos 19 anos de idade deixou sua família, se tornou um monge para superar os sofrimentos da vida, tais como o sofrimento do nascimento, da velhice, doença e morte. Depois de anos de prática, aos 30 anos de idade, alcançou a iluminação sob a árvore bodhi em Buddhagaya. Em seguida, dizem que Ele viajou pela Índia, pregando o budismo para as pessoas. Porém, no Sutra do Lótus, capítulo 16 (na Seção Essencial) é revelado pela primeira vez que o Buda realmente alcançou a iluminação num passado remoto neste Mundo Saha e desde então Ele tem salvado pessoas, muitas vezes alterando Suas aparências conforme possa exigir a ocasião. Também consta que Ele já realizou incontáveis práticas e penitências como um bodhisattva. Por isso, o modo como Buda observa e identifica o mundo é totalmente indetectável. Sua visão transcende acima das visões estreitas e parciais dos humanos. Seguramente Ele é o Buda Eterno, livre para aparecer ao mundo ou mostrar Sua extinção a partir dele, conforme a necessidade surgir e salvar várias pessoas. 

A obra de salvação do Buda Shakyamuni está indicada no Sutra do Lótus com uma parábola chamada “um doutor e suas crianças”. De acordo com a parábola, havia um doutor que era sábio, inteligente e excelente na cura de doenças. Ele tinha muitas crianças, uma centena delas. Enquanto ele estava fora numa viagem de trabalho, suas crianças brincaram com seus medicamentos e ingeriram veneno por engano. Profundamente afetadas por isso, elas estavam se contorcendo e rolando no chão com dor. Quando o pai chegou em casa, ele encontrou suas crianças sofrendo com o veneno. Algumas delas estavam fora de si enquanto outras mal estavam sãs. Imediatamente, ele combinou várias ervas num bom remédio e tentou dar a elas. Aquelas que estavam um pouco sãs ingeriram o remédio imediatamente e se recuperaram.  Mas, aquelas que perderam a lucidez, recusaram tomar o remédio. Assim, o pai teve que elaborar um plano. Ele planejou dar um choque nas suas crianças para que elas pudessem aceitar o remédio, dizendo “vou morrer em breve por causa da minha idade avançada. Deixo este bom remédio para vocês tomarem” e partiu para um país estrangeiro. De lá, o pai enviou um mensageiro para avisar às suas crianças que ele tinha falecido. As crianças, fora do choque e da tristeza, voltaram a si e tomaram o remédio. Quando todas suas crianças se recuperaram, o pai, como um bom médico, retornou ótimo a eles. 

Nesta parábola, o pai como um bom médico, representa Buda Shakyamuni e suas crianças são todos os seres sencientes. Embora originariamente todos os seres vivos possuem as mesmas mentes como a do Buda, impulsionados pela delusão, angústia e sofrimento, eles perderam suas verdadeiras identidades. Os seres sencientes são como as crianças sofrendo com o veneno. De acordo com Nichiren Shonin, as crianças que perderam a lucidez somos nós, que vivemos nesta Última Era da degeneração do Dharma. 

O medicamento eficaz prescrito pelo Buda Shakyamuni é o Sutra do Lótus, que é a virtude concentrada de todos os sutras. As crianças sãs tomaram o remédio e receberam a salvação imediata através do Buda. Mas ele desapareceu das crianças que perderam a lucidez e providenciou um mensageiro para levar um medicamento eficaz para as crianças. Nichiren Shonin afirma que este mensageiro do Buda é o Bodhisattva da Prática Superior e o medicamento entregue as crianças é o Daimoku, a virtude concentrada do Sutra do Lótus. Ou seja, na Última Era da Degeneração do Dharma, muito tempo depois do falecimento de Buda Shakyamuni, o Bodhisattva da Prática Superior aparece como o mensageiro do Buda que entrega o Daimoku, reservado pelo Buda, para todos os seres sencientes. Podemos dizer que a conquista do Estado Búdico, por todos os seres sencientes, se resume a tomar este medicamento eficaz do Daimoku. No Sutra do Lótus, capítulo 21, o Bodhisattva da Prática Superior e outros bodhisattvas recebem este medicamento, a essência do Sutra do Lótus, e prometem espalhá-lo na Última Era de Degeneração do Darma. A doutrina das “3.000 existências contidas num pensamento” é também a essência do Sutra do Lótus, portanto, pode-se dizer que o Daimoku é o medicamento eficaz de integração das “3.000 existências contidas num pensamento”.

Também é pregado no capítulo 16º do Sutra do Lótus que, mesmo depois do falecimento do Buda Shakyamuni, se as pessoas tentarem vê-lo com sua fé, mesmo correndo risco de vida, o Buda com seus discípulos reaparecerá na Montanha da Águia Sagrada (onde o Sutra do Lótus é pregado) e ele está sempre ali, sem extinção. Mesmo que este Mundo Saha, onde o Buda habita, possa parecer turbulento como se estivesse à beira da destruição, sua natureza verdadeira é a  Terra Pura, eternamente pacífica, livre de todos os problemas e sofrimentos. No final do capítulo 16º, o Buda conclui que ele deseja eternamente instruir todos os seres sencientes como alcançar o Estado Búdico e conduzi-los à Sua pacífica Terra Pura. 

Podemos dizer que este diagrama do Mundo Saha, semelhante ao da Terra Pura do Buda, é o mundo da salvação e da iluminação, assim como é o mundo das “3.000 existências contidas num pensamento”. A visão deste mundo é o aparecimento do Buda Shakyamuni e seus discípulos no topo da Montanha da Águia Sagrada. Nichiren Shonin posteriormente desenhou esta imagem em seu Grande Mandala. 

(*) Textos publicados no Nichiren Shu News em junho, agosto e outubro de 2005 e traduzidos pela equipe de traduções da Nichiren Shu Brasil em agosto de 2019.

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