Por Reverendo Sensho Komukai

Ryumyo Tsunawaki (1876-1970) nasceu em Fukuoka na Região de Kyushu. Ele contraiu tuberculose aos 15 anos de idade. Enquanto se recuperava, sua fé religiosa no Budismo despertou. Ele estava profundamente impressionado com o Bodhisattva Sem Desprezo que sempre se curvava para quem ele conhecia. Aos 16 anos de idade, Tsunawaki recebeu sua ordenação como sacerdote da Nichiren Shu. Ele refletiu, “Todos os seres humanos podem se tornar Buddhas. Tenho que me curvar com mãos em prece à suas vidas preciosas”.  Prometendo ser como o Bodhisattva Sem Desprezo na frente de Nichiren Shonin, ele visitou o Monte Minobu pela primeira vez em julho de 1906.

Durante sua visita ao tumulo do Fundador, ao passar pelo portão do templo, ele se deparou com cabanas miseráveis situadas ao lado do rio. Ele encontrou um menino, entre 15 ou 16 anos de idade, vestido como um mendigo. O garoto lhe contou que ele estava sofrendo de lepra. Rev. Tsunawaki ficou chocado ao ver cerca de umas 50 pessoas sofrendo de hanseníase, de crianças a adultos, vivendo em velhas cabanas precárias no Monte Minobu sem meios de recuperação.

Naqueles dias, as pessoas acreditavam que a hanseníase era incurável. Um leproso era mantido indevidamente isolado por medo de que sua infecção contaminasse outras pessoas. Isto porque acreditava-se que essa doença fosse hereditária, então os leprosos, como também seus familiares, eram maltratados e discriminados.

Rev. Tsunawaki decidiu ajudar a aliviar o sofrimento dos portadores de hanseníase, dizendo a si mesmo, “Essas pessoas foram abandonadas por seus pais e famílias. Eu juro praticar o caminho do Bodhisattva Sem desprezo. Não é o caminho budista da compaixão ajudar aqueles que sofrem de doenças? Sei que não é uma tarefa fácil, independente de quaisquer dificuldades que possam ocorrer, eu vou conseguir meu objetivo para alivia-los”.

Em outubro de 1906, ele construiu uma enfermaria temporária onde foram internados 13 pacientes que se encontravam deitados ao longo do leito do rio. O hospital foi nomeado Jinkyo-en. Jin significa “profundo”, Kyo significa “respeito”, e En literalmente significa “jardim”. O nome do hospital foi tirado do Capitulo 20, “Bodhisattva Sem Desprezo” do Sutra do Lotus, no qual o bodhisattva homônimo diz, “Eu te respeito profundamente”.

Mais tarde, descobriu-se que a hanseníase era completamente curável. Mesmo assim, não houveram políticas governamentais de bem-estar, e poucos entenderam que a doença era curável. Rev. Tsunawaki encontrou dificuldades para arrecadar fundos, por causa dos preconceitos das pessoas. Mesmo assim, ele nunca desistiu. Ele fundou uma instalação hospitalar que se tornou uma fundação incorporada em 1920.

Rev. Tsunawaki cuidou dos pacientes com afeto e sem discriminação. Ele frequentemente dizia, “Todo mundo tem uma personalidade preciosa. Temos apenas que aceitar a existência uns dos outros. Seu valor como budista depende se você pode respeitar todo mundo profundamente. É indiscutível que você se curve para eles a partir de um mero senso de obrigação”. Desde sua inauguração, 1.436 pacientes de hanseníase foram hospitalizados e receberam cuidados médicos em Jinkyo-en até fechar as portas em 1992.

Como sacerdote budista, Rev. Tsunawaki não podia deixar de fazer algo pelas pessoas portadoras de hanseníase. Sua motivação pode ter vindo da grande convicção compassiva que os pacientes não deveriam ser abandonados mesmo se a doença não fosse incurável.

Namu Myoho Renge Khyo

(*) Texto traduzido do Nichiren Shu News (no. 230 fev 2019) pela equipe de traduções e revisões de textos da Nichiren Shu Brasil em 14-02-2019.

free vector