Nichiren Daishonin foi exilado em Izu, Kawana, que é poucas horas distante de barco de Kamakura indo por mar. A acusação era de que ele havia perturbado as pessoas na cidade de Kamakura por criticar o governo Kamakura, o Nembutsu, e outras denominações do budismo.

O xogunato de Kamakura foi estabelecido quando Minamoto Yoritomo foi nomeado pelo Imperador em 1292. Naquela época, o poder político havia sido transferido dos nobres para os samurais. A capital política, então, mudou-se de Quioto para Kamakura, uma cidade em crescimento sem tradição própria, ao contrário da histórica Quioto ou Nara. Os governantes e as pessoas estavam orgulhosos de sua estátua de 9,14 metros (30 pés) de altura do Buda Amida, seus novos templos e suas novas vigorosas Escolas: Zen, Terra-Pura e Shingon-Ritsu.

Por outro lado, o povo do Japão estavam sofrendo com terremotos, epidemias, secas e fome. Olhando para essas pessoas que sofriam, Nichiren Daishonin escreveu o Rissho Ankoku Ron e apelou para o governo. Ele disse: “Esses sofrimentos são causados pelas práticas equivocadas das Escolas Zen e Terra-Pura existentes. O governo deve parar imediatamente a prática de adorar o Buda Amida, e deve voltar a respeitar o Buda Shakyamuni.” Nichiren estava clamando pela restauração e retorno dos valores tradicionais, pela harmonia que existia entre o imperador e o budismo nos dias de Saicho, que foi o pregador do Sutra do Lótus na Era Heian; no entanto, o governo ignorou esse apelo. Os seguidores do Nembutsu tentaram matar Nichiren e atearam fogo em seu eremitério, localizado nos subúrbios de Kamakura.

Um ano depois, Nichiren saiu de seu esconderijo e foi novamente pregar nas ruas de Kamakura. Ele criticou o governo que não investigou o incêndio de sua casa. Essa discussão era perturbadora e talvez até mesmo perigosa na ditadura militar. O Regente Hojo Nagatoki ordenou que Nichiren deveria ser exilado em Izu.

Foi no dia 12 de maio de 1261, quando um barqueiro soltou o prisioneiro em um recife solitário fora da costa de Izu. Com a maré alta se aproximando, as águas estavam subindo ao redor da pedra fazendo com que ele em breve fosse submerso. Um pescador manobrou sua pequena embarcação perto do recife e levou o monge exilado em seu barco. Ele não só o levou em terra, mas ele e sua esposa o esconderam em uma caverna e o alimentaram secretamente por um mês.

Nichiren Daishonin nunca se esqueceu da bondade desse casal humilde. As pessoas da aldeia odiavam o monge exilado mais do que as pessoas de Kamakura. Se eles escondiam o criminoso, então deveriam ser executados. Ainda assim, o pescador e sua esposa ajudaram por um mês. Pode não ter havido arroz sobrando, mas eles alimentaram Nichiren. Portanto Nichiren disse: “Será que meus pais reapareceram em Kawana na província de Izu nas formas de vocês dois?” O Sutra do Lótus diz: “Eu vou manifestar os quatro tipos de devotos e despachá-los para ele, para que eles possam fazer oferendas a ele.” Não há dúvida de que várias divindades irão se manifestar na forma de homem ou mulher, criança ou adulto e proteger aqueles que praticam o Odaimoku.

Shokai Kanai Shonin, Kannonji, Las Vegas (EUA)
(LOTUS #10, Maio/Junho, 1996)

 

Tradução livre: Yotatsu Chiamulera