Por Honorável Reverendo Nissho Kanno, Arcebispo da Nichiren Shu

“Mesmo que não tenhamos nenhuma compreensão particular, quando recitamos Namu Myoho Renge Kyo, certamente sairemos do caminho do mal.”                

Hokke Daimoku-Sho

Alguns dizem em voz alta: “Buda Shakyamuni não realizou serviços fúnebres”. Outros afirmam: “Buda não deu ‘nomes de preceitos’ (para pessoas que faleceram)” ou “o serviço fúnebre é inútil”. Este entendimento é superficial. Não nos deixemos enganar.

“Compreensão particular” de Namu Myoho Renge Kyo também inclui a compreensão do Sutra do Lótus. No entanto, devemos refletir nas palavras de Nichiren Shonin ao dizermos: Mesmo que não tenhamos uma “compreensão particular” do Sutra do Lótus, é importante recitarmos Odaimoku, acreditando que Buda Shakyamuni e Nichiren Shonin realmente existem neste mundo e demostram sua compaixão por nós.

Os ensinamentos da vida de Buda são popularmente conhecidos como “Oitenta e quatro mil portões do Dharma”.  Aqueles que alcançaram a compreensão e a prática de todos esses ensinamentos têm a honra de serem chamados de “Mestre Tripitaka”.

Este título é atribuído ao monge que dominou as três divisões das escrituras budistas: sutras, preceitos e comentários. Nichiren Shonin leu todas as escrituras dessas três divisões por três vezes. “Compreensão particular” é a palavra que pode ser usada para descrever a realização de tal pessoa. Para nós, “Fé” é a palavra.

(*) Texto original publicado no Nichiren Shu New em abril de 2014.

Tradução da Sangha Hokekyoji Nichiren Shu Brasil em março de 2022.

free vector