Do boletim informativo Manjushage, de novembro – dezembro de 2019, Templo Budista Nichiren Shu do Reino Unido

Desta vez, gostaria de compartilhar com todos a “interpretação geral” de Kanshin Mochida Shōnin do “Kusan Shingi”, que é um resumo do Budismo Nichiren, escrito por Emyoin Nitto Shōnin (1642-1717). Nitto Shonin era um discípulo do famoso monge Gensei Shonin (1623-1668) que fundou o Templo Zuikōji em Kyoto.

Eu li este trabalho apenas recentemente, quando um membro o compartilhou comigo depois do nosso seminário no mês passado. É muito bonito, e não apenas resume a essência dos ensinamentos de Nichiren Shonin, mas também descreve como praticá-los. Aqueles que participaram de nosso seminário o encontrarão suas bases em nossas discussões sobre como concentrar a mente ao recitar o Odaimoku, Namu Myoho Renge Kyo. Temos muita sorte que Mochida Shonin resumiu o trabalho de Nitto Shonin em inglês para nós (25 de maio de 2003) e também que a Associação Budista Nichiren Shu da Indonésia (Perhimpunan Buddhis Nichiren Shu Indonésia) o disponibilizou. Por favor, leia com atenção e tente seguir as orientações de Nitto Shonin.

1. Mesmo que possamos recitar Namu Myoho Renge Kyo facilmente, devemos perceber que ele é a própria essência do Buda Eterno.

Devemos receber o Daimoku como o mestre dos Budas das dez direções e como a mãe de todos os Budas do passado, presente e futuro (as Três Eras). Ele representa o campo que apenas o Buda Eterno adquiriu por seus méritos insuperáveis, de modo que não pode ser explicado com palavras humanas e nem imaginado por pensamentos humanos (“Myo” significa maravilhoso). Mesmo os grandes Bodhisattvas não podiam presumir saber o que é. Como então poderíamos?

2. Explicar o Darma Maravilhoso do Daimoku (Dharma Maravilhoso = Daimoku) com palavras ou imaginá-lo usando nossos pensamentos seria limitado e sem sucesso. Não devemos percebê-lo através de nossas mentes, mas devemos tentar concebê-lo em nossos corações.

Através dessa confiança no Dharma Maravilhoso, nosso fundador, o Bodhisattva Nichiren, recebeu do Buda Eterno o Daimoku na Torre do Tesouro no Pico da Águia. Então, ele percebeu que ele veio a existir na Era da Degeneração como um mensageiro do Buda, como uma manifestação do Discípulo Original.

Por esse motivo, ele enfatizou e recomendou principalmente o poder da fé para as pessoas (os quatro tipos de devotos: monges, monjas, homens e mulheres leigos).

3. Ao ouvir os ensinamentos de Nichiren Shonin, os superiores (tais como os grandes Bodhisattvas) poderiam se unir imediatamente ao mundo do Dharma. As pessoas comuns (a maioria de nós) precisariam de prática diligente para entrar no mundo do Dharma e os demais só seriam capazes criar laços com isso. E haveria quem tentaria rejeitá-lo.

No entanto, apesar dessas diferenças nas formas de receber o Dharma Maravilhoso, todas as pessoas dos diferentes níveis são capazes de encontrar a essência única que é o ensino de Namu Myoho Renge Kyo, como o grande meio hábil revelado por nosso fundador, o Bodhisattva Nichiren.

Além disso, pode ser que alguém que for capaz de alcançar a iluminação imediatamente após ouvir os ensinamentos, talvez não precise de prática (como no caso de um grande Bodhisattva). Isso pode ser verdade. No entanto, para alcançar uma iluminação insuperável, a maioria de nós precisa da prática diligente de recitar o nome do Dharma Maravilhoso, o Daimoku, do fundo de nossos corações.

4. A maneira de recitar o Daimoku é a seguinte.

Antes de tudo, quando recitamos o Daimoku, devemos lembrar que o Dharma Maravilhoso contém harmoniosamente todos os 3.000 reinos, e que, ao recitá-lo, não há diferença entre o sujeito e o objeto (o Daimoku transcende o eu; não o recitamos de forma independente apenas por nós mesmos ou por nossa própria vontade; nem somos forçados a recitá-lo por causas externas; recitar o Daimoku vai além de nossas causas internas e ambientais). Ou seja, as causas e a realidade de o recitar, a filosofia de a prática de sua recitação, estão unidas.

5. De acordo com o ponto de vista dos 3.000 reinos em um pensamento (ichinen sanzen), quando temos a mente do Inferno como ódio, todo o Mundo do Dharma se torna Inferno. Pelo contrário, quando temos a mente de Buda, todo o mundo do Dharma se torna a Terra do Buda. Deveríamos tentar viver na Terra do Buda, o maior tempo possível, mantendo a mente do Buda, e na verdade, essa mente estabelece nossas mentes de recitarmos Namu Myoho Renge Kyo.

6. Então, quando pensamos no Daimoku, mesmo que brevemente, podemos nos unir imediatamente ao Mundo do Dharma, e quando o recitamos apenas uma vez, nosso corpo se torna o corpo dos Budas do passado, presente e futuro. Todos os Budas das dez direções se alegram ao ouvir nossas recitações, e todos os deuses e dragões nos respeitarão. Cada vez que recitamos o Daimoku, “Namu Myoho Renge Kyo”, devemos pensar dessa maneira, devemos acreditar dessa maneira e nunca devemos ter alguma dúvida.

7. Abandonando o julgamento e os gostos do eu, e deixando a consideração e a especulação do eu, devemos endireitar nossa mente como uma flecha e suave como uma pedra de amolar. Não pense no passado. Não pense no futuro. Apenas recite “Namu Myoho Renge Kyo” no momento presente.

De um momento para o outro, devemos continuar a recitá-lo concentradamente: indo e vindo recitando o Daimoku, indo e vindo concentrados nisso, pensando que, quando recitamos o Daimoku por um momento, somos Budas naquele momento, quando recitamos por um dia, somos Budas naquele dia e quando recitamos por um milhão de anos, somos Budas por um milhão de anos.

8. Quando você estiver recitando o Daimoku, se sua mente se distrair com pensamentos mundanos, você deverá notar que sua mente tem pensamentos mundanos e imediatamente voltar a se concentrar na recitação. Tente manter a mente e o corpo íntegros para não se deixar negligenciar. Ou quando cometermos atos errados de corpo, fala ou mente (as Três Condutas), primeiro de tudo, devemos nos arrepender profundamente disso, pensando que o Buda nunca faria essas coisas e, em seguida, recitar o Daimoku de coração, tentando distribuir os méritos de nossas recitações para todo o Mundo do Dharma.

Então, se você o recitar continuamente de corpo e coraçaõ, o poder do Dharma, o poder do Buda e o poder da sua fé estarão unidos, e esses poderes lhes darão secretamente os méritos insuperáveis que farão com que seus problemas desapareçam naturalmente e como resultado, você ficará surpreso ao perceber subitamente a liberdade e harmonia indescritíveis da maravilhosa integração de todos os 3.000 reinos.

Essas maneiras de recitar o Daimoku são a própria quintessência da recitação, e a própria simplicidade da simplicidade de o pronunciar. Deveríamos saber que essa maneira de recitar o Daimoku é um portal completamente maravilhoso e misterioso.

9. Embora estejamos na Era da Degeneração, conseguimos agora receber este Darma Maravilhoso. Seria impossível encontrá-lo se não tivéssemos feito maravilhas causas em nossas vidas anteriores para o encontrar (poder encontrar o Daimoku é na verdade ter alguma conexão com o Buda Eterno em nossas vidas anteriores). Apreciando essa preciosa oportunidade, devemos nos esforçar e praticar para obter os vastos méritos da iluminação. E não vá com calma. Não desperdice esse elo pequeno, mas misterioso, que temos com o Dharma Maravilhoso.

10. Ao mesmo tempo, devemos ter atenção plena para não pensarmos que recitar o Daimoku elimina as ofensas de ações erradas, porque, na realidade, qualquer pensamento que você possa ter é igual a 3.000 Reinos. Ou seja, um pensamento representa o mundo inteiro. Este é o ponto de vista dos 3.000 Reinos em um pensamento passageiro. Portanto, um pensamento errado faz o mundo dar errado e um pensamento correto faz o mundo dar certo. Recitar o Daimoku com um pensamento errado é fazer com que o néctar se torne veneno.

11. Nichiren Shonin disse: “O essencial para se tornar Budas é recitar o Daimoku, ‘Namu Myoho Renge Kyo’ sem ego, arrogância, parcialidade ou apego”.

Ele também disse: “Sem fé profunda, alguém sofreria mais na próxima vida, tendo a aparência do Inferno no momento de falecer, e não deve haver ninguém além de si mesmo para ser culpado”. Se você quiser se tornar iluminado, pense repetidamente nessas palavras do nosso fundador.

12. Nesse ponto, você pode perguntar se realmente haverá méritos ou bons efeitos se alguém não entender a essência do Dharma Maravilhoso, por mais que se tente.

Novamente, Nichiren Shonin disse: “Embora um bebê não note o sabor do leite de sua mãe, isso o ajuda a crescer naturalmente. A maioria de nós não conhece a receita complicada de alguns medicamentos, mas na verdade eles nos curam”. Só de imaginar pepinos salgados a sede passa. Se esses exemplos superficiais no mundo têm tais efeitos sobre nós, como poderíamos supor o poder imensurável do Darma Maravilhoso?

Mesmo que o praticante não possa entender seu significado, as quatro maravilhosas virtudes do Buda: Permanência, Paz, Independência e Pureza se reunirão em sua mente e o poder das quatro virtudes o apoiará. Devemos perceber que alguém não sustenta o Dharma, mas o Dharma o sustenta (uma das Quatro Dependências). Recitar “Namu Myoho Renge Kyo” é como entrar num navio para alcançar a outra margem.

Mesmo rejeitar este Dharma Maravilhoso tem mais méritos do que apenas fazer oferecimentos às estátuas do Buda, portanto quão imensos são os méritos de acreditar nele, não podem ser descritos. Devemos continuar mantendo esse Dharma Maravilhoso enquanto recitamos “Namu Myoho Renge Kyo”. E quando você assumir o comando do leme da prática Budista, enquanto está a bordo do navio do único veículo de Buda, não levará muito tempo para chegar ao porto da Terra de Buda.

Somos verdadeiramente afortunados por podermos nos esforçar nesta existência.

(*) Tradução da Nichiren Shu Brasil em abril de 2020.

free vector