Por Reverendo Gyokai Sekido

Rahula é o filho do Buda que alcançou a iluminação. Por causa disso, ele teve várias preocupações. As pessoas ao seu redor inevitavelmente lhe lançavam olhares severos, mas Rahula se dedicava à prática sem um coração arrogante. Ele estudou e treinou com Shariputra, um dos dez grandes discípulos do Buda, que era bem conhecido por sua inteligência. Esta postura de treinamento era respeitada por muitos sacerdotes porque era uma prática “não-verbal”.

Muitos discípulos souberam do Buda Shakyamuni que eles alcançariam a iluminação do Capítulo Três (A Parábola) até o Capítulo Oito (A Concessão da Profecia aos Quinhentos Discípulos) do Sutra do Lótus. No entanto, o Buda não previu nada sobre seu primo Ananda e sobre seu filho Rahula. Eles não podiam mais esperar, então, eles solicitaram suas profecias ao Buda no Capítulo Nove (A Concessão da Profecia aos Aprendizes e Adeptos). Eles disseram que, “Se recebermos profecias de Buda, como ficaríamos felizes. Ananda lhe serviu por muito tempo e memorizou seus muitos sermões. Rahula é seu filho. Se as profecias nos forem concedidas, nosso desejo se tornará realidade e muitos seguidores ficarão impressionados”. Buda Shakyamuni ouviu suas palavras e disse que eles alcançariam a iluminação no futuro.

É difícil viver a vida de um plebeu no severo ambiente natural da Índia, especialmente quando o indivíduo nasceu e foi criado na família de um rei. Embora Rahula tenha se tornado um sacerdote aos quinze anos de idade, ele era pequeno e Buda se preocupava frequentemente com ele. Seu destino mudou de várias formas. Ele tinha muitos problemas que outras pessoas não conseguiam entender. Sua virtude de ter mantido estritamente as regras minuciosas dos preceitos religiosos foi muito difícil para ele. É uma das características do Sutra do Lótus insistir que não é difícil alcançar a iluminação. Mesmo crianças brincando, se construírem uma stupa, isso se tornará um fator para alcançar a iluminação, conforme está exposto no Capítulo Dois do Sutra do Lótus.  Pessoas que realizam cerimônias memoriais pelas cinzas de Buda, pessoas que constroem templos e torres de areia e lama, crianças que coletam areia para construir stupas; todos são aqueles que completaram o caminho do Buda. O Sutra do Lótus expõe isto, e mesmo que não seja uma prática severa, a iluminação pode ser alcançada pela fé.

Placa votiva de crianças brincando com um peixe dourado (Templo Homyoji, Zoshigaya, Tóquio).

 

Breve Conversa sobre Vários Tópicos do Budismo (5) – Coletânea de artigos publicados no Nichiren Shu News em  abril de 2011 e traduzidos pela equipe de tradução da Nichiren Shu Brasil em maio de 2019.

free vector