No budismo clássico, citta-bhavana ou cultivo mental é o que poderia ser traduzido como “meditação”. O cultivo mental no budismo tem duas abordagens (e a primeira facilita a segunda essencial): shamatha ou calma e concentração e vipassana ou insight.

A porção que acalma permite que você se concentre em algo, como uma recitação ou uma visualização, ou um sentimento positivo como bondade ou compaixão, ou a respiração, para que você possa superar as distrações e a negatividade do desejo, má vontade, sonolência, inquietação e dúvidas autodestrutivas. Em vez disso, você experimentará relaxamento mental e corporal (talvez até mesmo estados felizes), e quando essa sensação diminuir, e os esforços voluntários e autoconscientes de manter a concentração diminuírem também, você alcançará uma mente concentrada e equanimidade. Isso pode acontecer através da recitação do Daimoku? Eu diria que sim.

Uma vez que a pessoa tenha superado a distração e a negatividade e tenha alcançado uma mente focada e calma, pode-se realmente ter insights sobre as questões da vida. É por isso que as pessoas têm essas experiências quando recitam o Daimoku. Eles percebem como estavam criando más causas que estavam sabotando suas próprias vidas ou percebem como poderiam alcançar objetivos mundanos fazendo algo mais positivo ou proativo. Mas, em um nível mais profundo, os insights reais que a prática budista pretende trazer é ver a natureza fluente, altruísta e interconectada da realidade, para que possamos viver com sabedoria e compaixão. O recitar do Daimoku pode facilitar esse tipo de percepção? Eu diria que sim, mas isso depende de seus objetivos e aspirações – eles estão alinhados com o verdadeiro espírito de Namu Myoho Renge Kyo, ou são baixas aspirações, dúvidas autodestrutivas e negatividade fazendo com que você louve o Sūtra do Lótus com seus lábios. enquanto calunia em seu coração? Nesse caso, o Daimoku permanece superficial, mas talvez ainda ajude a acalmar a mente, até que haja um avanço no insight.

 

Reverendo Ryuei McCormick

Fonte: https://www.quora.com/Is-chanting-the-daimoku-a-form-of-meditation-allowing-the-mind-to-settle-revealing-our-innate-Buddha-nature-the-same-as-Vipassana-meditation

free vector