Por Rev. Yodo Okuda (palestra dada à Sangha do Sudeste Asiático no dia 27/12/2020)

Boa tarde, meu nome é Yodo Okuda. Estou muito honrado em ser convidado para compartilhar e estudar o Dharma hoje junto com todos vocês.

A filha do Rei Dragão entrega a joia para o Buda Shakyamuni

Já visitei templos na Malásia e Singapura antes, graças à conexão do Buda com o sudeste da Ásia. Alguns de vocês podem se lembrar de mim.

Eu costumava ser missionário no exterior e estava baseado na América do Sul, especialmente no Brasil. Acho que os países do sudeste asiático têm muitos tipos de raças e religiões. No Brasil existem todas as raças e religiões da Terra. O Brasil acolheu vários imigrantes. Eles procuraram a oportunidade em um vasto país, tentando escapar dos danos da guerra em seu país natal.

Curiosamente, os imigrantes acabaram por viver em um clima semelhante ao de sua terra natal. Por exemplo, muitos imigrantes europeus vivem no sul do Brasil, onde a temperatura é amena. Os imigrantes asiáticos vivem principalmente perto de São Paulo, a maior cidade da América do Sul, que fica do outro lado da Terra em relação à Taiwan.

Não só os asiáticos, mas também pessoas de todo o mundo, e claro que os brasileiros também, vão morar em São Paulo. O Brasil garante a liberdade de religião, então todas as pessoas podem escolher livremente a religião em que confiam. A Nichiren Shu Brasil acolhe todos os tipos de pessoas. Nipo-brasileiros são 10% e o restante são pessoas não relacionadas aos japoneses, sendo a maioria mestiça de origem europeia, africana ou indígena.

A América do Sul tem tradição católica. Como a população é enorme, o Brasil é o maior país católico do mundo. Um dos motivos pelo qual muitos buscam pelo budismo na América do Sul é o fato de que a igreja católica, se fundamentando no Novo Testamento da Bíblia, especialmente nas cartas de São Paulo, ensina que a homossexualidade é um pecado. Atualmente, o Papa Francisco tenta mudar essa interpretação sobre esse ensino, no entanto, isso é muito difícil para os seguidores católicos conservadores aceitarem.

Há muitos casos em que as pessoas deixam sua fé no catolicismo, que é sua tradição nativa, buscando sua própria identidade e chegam ao ensino do budismo. O que as pessoas procuram no budismo? Que tipo de imagem eles têm do budismo? No Brasil, as pessoas falam “essa pessoa é zen” quando veem uma pessoa calma. Também dizem que, quando um lugar é calmo, ele tem uma “atmosfera Zen”. Provavelmente, as pessoas têm uma imagem de silêncio sobre o Buda e seus ensinamentos. Além disso, os Budas e Bodhisattvas não têm distinção de gênero, e até mesmo o Bodhisattva Kannon é percebido como uma figura feminina.

Acabei de mencionar que Budas e Bodhisattvas não têm distinção de gênero. Existe alguma prova disso? Vamos ler o Capítulo 12 “Devadatta” do Sutra do Lótus.

Neste Capítulo consta a palavra “変成男子” (henjōnanshi), que significa “transformar-se num homem”. O Capítulo Devadatta é conhecido por ensinar sobre o Completo Despertar de pessoas más (Devadatta) e de mulheres. Consiste em 2 histórias.

A primeira metade do capítulo conta sobre “悪人成仏” (akuninjōbutsu), a obtenção do estado de Buda por homens maus, e a última parte do capítulo é a história de “変成男子, 龍女成仏” (henjōnanshi, ryūjojōbutsu), que quer dizer, transformando-se num homem, a Menina Dragão atingiu a Iluminação”. A palavra “transformando-se num homem” foi interpretada de várias maneiras. Por exemplo, o Sutra do Lótus diz: “Então, todos os membros da assembleia viram a Menina Dragão no espaço de um instante, transformar-se num homem e levar a cabo todas as práticas de um bodhisattva” (皆見龍女忽然之間変成 男子具菩薩行). Quando lemos superficialmente, podemos interpretar que a filha do Rei Dragão não seria dotada com as práticas de Bodhisattva se ela permanecesse uma mulher, então ela rapidamente se transformou em um homem.

Vejamos o livro de comentários sobre o Sutra do Lótus “法華秀句” (Hokke shūku), Princípios Maravilhosos do Sutra do Lótus, escrito por Saichō, o Grande Mestre Dengyō, fundador do Budismo Tendai japonês. Saichō se concentrou nas palavras “忽然之間変成男子具菩薩行”, “no espaço de um instante, transformar-se num homem e levar a cabo todas as práticas de um bodhisattva”. Ele ensina que “a filha do Rei Dragão mostra seu corpo maravilhoso, ela se transforma em um homem de repente, e se torna Buda rapidamente. Isso ensina que ela já estava dotada com as práticas de Bodhisattva. Ela revela o grande poder do Sutra do Lótus e o Sutra do Lótus guia todos os seres vivos”.

E o Sutra do Lótus em sânscrito? “A filha do Rei Dragão Sagara, na frente de todas as pessoas e do Ancião Shāriputra, mostra que seu órgão feminino (strīndriya) se esconde e o órgão masculino (puruṣendriya) aparece, e ela se manifesta como um verdadeiro Bodhisattva.”

Aqui diz “ela se manifesta”. “Manifestar” significa que o Buda e os Bodhisattvas aparecem neste mundo mostrando várias aparências de modo a salvar todos os seres. Todas as pessoas na frente da filha do Rei Dragão viram que seu órgão feminino se escondeu e o órgão masculino apareceu e eles viram a filha do Rei Dragão como um Bodhisattva. A filha do dragão se manifestou para eles. Precisamos pensar na palavra “manifestar”. Veremos agora algumas palavras do Capítulo 24, “O Bodhisattva Som Maravilhoso” (妙音菩薩品) do Sutra do Lótus.

            Às vezes o Bodhisattva Som Maravilhoso apareceu como a esposa de um homem rico, ou como a esposa de um chefe de família, como um menino, como uma menina, e expôs o “Dharma Correto do Lótus Branco”.

Ao manifestar muitas formas, o Bodhisattva Som Maravilhoso expôs este ensinamento do “Dharma Correto do Lótus Branco” para todos os seres vivos. Precisamos prestar atenção às várias “formas” mostradas no Capítulo. O Sutra do Lótus possui a ideia de “formas”, como as formas de “esposa de um homem rico”, “esposa de um chefe de família”, um “menino”, um “Buda”, um “Bodhisattva”. Essas formas são formas provisórias. Também, a forma que a filha do Rei Dragão manifesta para as pessoas é provisória. Portanto, o que a filha do Rei Dragão manifesta depois de fazer desaparecer a forma feminina (seios, voz feminina etc.) e manifestar a forma masculina é, finalmente, a forma de um Bodhisattva. Em suma, pode-se dizer que mulheres e homens fingem ser formas provisórias e são essencialmente Bodhisattvas. Isso é “transformando-se num homem”.

“Manifestar” se escreve 示現 (jigen) e é a palavra usada para descrever a transformação do Bodhisattva Som Maravilhoso no Capítulo 24. Mas, em sânscrito as palavras “samdarsana” e “samdarsayati” aparecem respectivamente nos Capítulos 12 e 24, sendo a primeira uma variante (substantivo) da segunda (verbo).

Em seguida, qual é o ponto de vista tradicionalmente estabelecido no budismo sobre mulheres e gênero dos Bodhisattvas? Em primeiro lugar, ser um homem é mencionado como uma qualificação para ser um bodhisattva no budismo antigo, antes do estabelecimento do Sutra do Lótus. Com base na visão acima mencionada sobre as mulheres no budismo antigo e na visão do Bodhisattva do budismo sectário, as seguintes “suspeitas de Shariputra” foram escritas no Sutra do Lótus. “Além do mais, a mulher está sujeita aos cinco obstáculos. Primeiro, ela não pode tornar-se um rei celestial Brahma. Segundo, não pode tornar-se um rei Shakra. Terceiro, ela não pode tornar-se um rei Mara. Quarto, ela não pode tornar-se um rei Chakravartin. Quinto, ela não pode tornar-se um Buda. Como é então possível que uma mulher como tu tenha sido capaz de alcançar o Buddhado tão depressa?” Essa é a dúvida de Shariputra. A propósito, há alguma razão para “八歳龍女”, ou seja, a filha do Rei Dragão ter “oito anos”? É relatado que o dragão é um animal dos reinos inferiores. Do ponto de vista tradicionalmente estabelecido no budismo, “八歳龍女”, “a filha do Rei Dragão de oito anos”, era uma animal nascida no reino inferior e uma jovem mulher. “八歳龍女”. A filha de oito anos do Rei Dragão (八歳龍女), “transformando-se num homem” (変成男子), esconde a forma da mulher e manifesta a forma de um homem. Esse manifestar (ser capaz de mudar de forma) prova que a filha de oito anos do Rei Dragão (八歳龍女”) já é um Bodhisattva. Podemos perceber a intenção de criticar a ideia do Budismo Nikaya sobre o gênero dos Bodhisattvas e de que “um Bodhisattva deve ser um homem”, o que exclui as mulheres.

O Sutra do Lótus nega o ponto de vista sobre o Bodhisattva no Budismo Nikaya, “Bodhisattvas devem ser um homem” e a ideologia para remover as mulheres do estado de Buda. O Sutra de Lótus ensina que o Bodhisattva não faz distinção de gênero.

Como as pessoas na frente da filha do Rei Dragão veem a forma do Bodhisattva? O Bodhisattva Manjushrī diz no Capítulo 12: “Existe a filha do Rei Dragão Sagara, que acabara de fazer oito anos. A sua sabedoria tinha raízes apuradas e ela era boa na compreensão das atividades e dos seres viventes. Ela alcançou a mestria nos dharanis e foi capaz de aceitar e abraçar todo o repositório dos profundos segredos pregados pelos Budas, entrou profundamente na meditação, compreendendo cabalmente as doutrinas, e no espaço de um instante concebeu o desejo por bodhi e atingiu o estado de não regressão. A sua eloquência não conhece impedimentos e ela pensa nos seres viventes com compaixão como se fossem seus filhos. Ela está completamente dotada de bênçãos, e quando se trata de conceber mentalmente e expor oralmente ela é sutil, maravilhosa, abrangente e grande. Suave, compassiva, benevolente, frutuosa, ela é gentil e refinada na intenção, capaz de alcançar bodhi”. As pessoas na frente da filha do Rei Dragão veem um ser com um sorriso e rosto lindo como uma flor de lótus.

Esta é a forma do Bodhisattva. A filha do Rei Dragão não tem a inclinação de retroceder em sua bodhicitta, mantém seu juramento de salvar todos os seres e a capacidade de ter consciência da Suprema e Perfeita Iluminação. “Transformar-se em um homem” na estória de ocultar a sua forma feminina, mostrar a forma masculina e manifestar a forma Bodhisattva, nessa ordem, como já mencionado, mostra o claro significado de que o Bodhisattva não tem distinção de gênero. A seguinte frase do Capítulo 10, “Mestre do Dharma”, revela claramente que o gênero não é uma condição  Bodhisattva não faz distinção de gênero.

“Rei da Medicina, vês esta grande assembleia de imensuráveis números de seres celestiais, reis dragões, yakshas, gandharvas, asuras, garudas, kimnaras, mahoragas, seres humanos e não humanos, bem como monges, monjas, leigos e leigas, esses que procuram tornar-se ouvintes, os que procuram tornar-se pratyekabuddhas ou os que procuram a via do estado de Buda? Sobre estes vários tipos de seres que na presença do Buda ouvem um verso ou uma frase do Sutra do Lótus do Dharma Maravilhoso e por um momento pensam nele com alegria eu outorgarei a todos eles uma profecia de que alcançarão anuttara-samyak-sambodhi’”.

Qualquer pessoa que ouve e se regozija com o Sutra de Lótus é um Bodhisattva. Este Bodhisattva inclui não apenas Bodhisattvas no Veículo de Bodhisattva, mas também inclui os praticantes em Dois Veículos (Sravaka, Pratyekabuddha), quatro tipos de devotos, todas as pessoas e todas as divindades. Este Bodhisattva desperta para a iluminação mais elevada com base no Sutra de Lótus, além das diferenças dos Três Veículos. O importante é que a filha do Rei Dragão seja um ser vivente que se devota e respeita o Sutra do Lótus. A filha do Rei Dragão é um Bodhisattva do Veículo Único. O Bodhisattva Sabedoria Acumulada diz no Capítulo 12: “Este sutra é profundo, sutil e maravilhoso, um tesouro entre os sutras, uma raridade no mundo. Existe porventura algum ser vivente que, praticando este sutra esforçada e diligentemente, tenha sido capaz de atingir rapidamente o estado de Buda” E o Bodhisattva Manjushrī responde: “Sim. Há a filha do Rei Dragão Sagara …”

O Sutra do Lótus proclama a sua própria visão ao budismo tradicionalmente estabelecido de que “qualquer um que pratica o Sutra do Lótus é um Bodhisattva” através do ensino da filha do Rei Dragão. “Transformando-se em homem” (変成男子) é uma estória para provar que a filha do Dragão já é Bodhisattva, uma maneira conveniente de orientar quem tem dúvidas a compreendê-lo. O ensino do Veículo Único no Sutra do Lótus nunca faz distinção entre todos os seres vivos. Não importa qual a nossa aparência, aqueles que elevam o coração e seguem os ensinamentos do Sutra do Lótus são todos Bodhisattvas. O Sutra do Lótus se fundamenta na ideia do Veículo Único e conta a estória de “transformando-se num homem” pela visão do Bodhisattva do Veículo Único.

free vector