por Reverendo Kanji Tamura, Universidade Rissho

Prefácio

 “Honmon Ji Ichinen-Sanzen” é o principal ensinamento de Nichiren Shonin. “Ichinen-Sanzen*” (três mil existências num único pensamento) basicamente significa que cada pensamento nosso (Ichinen) abrange três mil (Sanzen) mundos que constituem a existência inteira e todo o universo. Diz-se ser a suprema doutrina de se tornar um Buda como apresentado no Sutra do Lótus.

Embora este ensinamento de Ichinen Sanzen foi ensinado por Chi-i, Grande Mestre T’ien-t’ai* na China, Nichiren Shonin alega que o Ichinen Sanzen de T’ien-t’ai é um princípio (RI)* teórico baseado na Seção Teórica (Shakumon*) do Sutra do Lótus e define o “princípio” que ele mesmo pratica como o Ichinen-Sanzen da realidade (JI*) revelada na Seção Essencial (Honmon*) do Sutra do Lótus.

Duas Seções

A Seção Teórica compreende os primeiros 14 capítulos do Sutra do Lótus e a Seção Essencial são os últimos 14 capítulos. A Seção Teórica é domínio do Buda histórico que faleceu aos 80 anos de idade enquanto a Seção Essencial é domínio do Eterno Buda Shakyamuni que é aquele que se propôs salvar os seres vivos eternamente. O princípio (RI) significa despertar, teoria, o mundo do Buda transcendental. O ensinamento da realidade (JI), no entanto, diz respeito ao mundo concreto onde discernimos as coisas vendo e ouvindo e as atividades de nossa vida diária.

Nichiren Shonin como um mensageiro do Buda Shakyamuni tentou espalhar o Daimoku como a prática real de Ichinen-Sanzen para que todos pudéssemos perceber a salvação do Eterno Buda Shakyamuni em nossas vidas diárias.

Em outras palavras, o significado inteiro da vida de Nichiren pode ser encontrado no ensinamento de “Honmon Ji Ichinen-Sanzen”, a “Real” Três mil Existências num Único Pensamento da Seção Essencial e todos aqueles que acreditam no Daimoku estão colocando este ensinamento em prática.

Neste tratado, vamos explorar o significado de Honmon Ji Ichinen-Sanzen como fundamento do Budismo Nichiren passo a passo em seis etapas.

“Ichinen-Sanzen” como descrito no Maka Shikan* (Grande Concentração e Insight**)

A ideia básica de “Ichinen-Sanzen” que Nichiren Shonin praticou foi descrita no “Grande Concentração e Insight” (Maka Shikan) de autoria do Grande Mestre T’ien-t’ai. O “Grande Concentração e Insight” é uma transcrição de palestras dadas por T’ien-t’ai sobre a prática da contemplação espiritual (Kanjin*) baseada no Sutra do Lótus. Contemplação espiritual (Kanjin) é a prática de observar a própria mente. Também é chamada de “Shikan”. A palavra “Shi” significa parar ou cessar. Cessar o movimento da mente é “Shi”. A palavra “Kan” significa observar essa mente pacificada. “Maka” significa “grande”. Então T’ien-t’ai assegura que através da grande prática de observar a própria mente, podemos alcançar o Estado Budico.

Buda Shakyamuni: Enquanto meditava sob a Árvore Bodhi em Buddhagaya, Shakyamuni se tornou um Buda, derrotando vários demônios. Aqueles demônios, de acordo com T’ien-t’ai”, representam o mal dentro das nossas mentes. Ele sustenta que Buda Shakyamuni alcançou a iluminação primeiro transpassando as raízes daquele mal com uma mente calma. T’ien-t’ai tentou seguir o exemplo de Buda Shakyamuni praticando meditação para extirpar o mal dentro dele mesmo e assim realizar o Caminho e alcançar a iluminação. Esta é a prática de Shikan: observação da mente através da cessação de seu movimento.

O que é exatamente o estado de iluminação? Segundo T’ien-t’ai, era perceber a unidade da mente e do corpo de uma pessoa com todos os mundos existentes ou o universo inteiro. Numa palavra, é Ichinen Sanzen.

Os Três Trabalhos Principais: T’ien-t’ai também achava que o Sutra do Lótus era a escritura que manifestava puramente o estado dessa iluminação. Três livros baseados nas transcrições das suas palestras são até chamados de “os Três Principais Trabalhos sobre o Sutra do Lótus”. Um deles é o “Grande Concentração e Insight” (Maka Shikan) *. Um outro é o “Significado Profundo do Sutra do Lótus” (Hokke Gengi) *, que explica a importância do título do Sutra do Lótus; Myo-Ho-Ren-Ge-Kyo do ponto de visto da totalidade da filosofia budista. O terceiro é o “Palavras e Frases do Sutra do Lótus” (Hokke Mongu) * que expõe o significado interno do Sutra do Lótus.

No “Significado Profundo do Sutra do Lótus” (Hokke Gengi), T’ien-t’ai reconheceu que todos os sutras budistas são manifestações da personalidade e do espírito do Buda Shakyamuni. Ele avaliou o papel de cada sutra objetivamente a partir dessa perspectiva, e então, concluiu que no Sutra do Lótus o objetivo final do aparecimento do Buda Shakyamuni e o objetivo final de todos os sutras budistas estavam definitivamente expressos. Esse objetivo é libertar todos os seres vivos de todas as angústias e sofrimentos e capacitá-los a alcançar a iluminação. No “Palavras e Frases do Sutra do Lótus” (Hokke Mongu) os conteúdos do Sutra do Lótus são interpretados e divididos em duas partes: a Seção Teórica e a Seção Essencial. Mesmo T’ien-t’ai afirmando que a Seção Essencial é mais profunda do que a Teórica, ele dedica mais espaço para uma explicação da Seção Teórica do que para a Seção Essencial.

Entretanto, o “Grande Concentração e Insight” (Maka Shikan) estabelece um método prático para alcançar a iluminação. Contudo, seria muito desafiante para nós, pessoas comuns, praticar esse método inteiro.  

Os 25 Expedientes: Em primeiro lugar, as práticas chamadas de 25 Expedientes* são necessárias para começar a prática de observação da mente cessando seu movimento. O “Grande Concentração e Insight” descreve todos os detalhes das 25 práticas de preceitos complexos, regulamentos higiênicos e autodisciplina. Finalmente, depois de dominar essas preparações, pode-se iniciar a prática de observação da mente cessando seu movimento. Então, enquanto mantendo cuidadosamente as disciplinas especificadas, a pessoa deverá devotar sua vida inteira para alcançar a realização de Ichinen Sanzen. (continua)

Notas importantes

Insight** é um substantivo com origem no idioma inglês e que significa compreensão súbita de alguma coisa ou determinada situação. Também está relacionado a discernimento, epifania, momento único de esclarecimento. (fonte www.significados.com.br)

Ichinen-Sanzen*: Ichi = Um – Nen = Pensamento – San = Três – Zen = Mil

JI-RI: JI = ocorrência, questão, coisa – RI = teoria, razão

SHAKUMON-HONMON*: Shakumon = portão teórico – Honmon = portão original

KANJIN*: Kan = observar – JIN = mente, coração

“Grande Concentração e Insight” = MAKA SHIKAN*

“Profundo Significado do Sutra do Lótus” = HOKKE GENGI*

“Palavras e Frases do Sutra do Lótus” = HOKKE MONGU*

Os 25 Expedientes* = Práticas preparatórias para SHIKAN: observando a mente cessando seu movimento:

1 – Cultivar as cinco causas indiretas: manter preceitos (os 10 preceitos avançados e assim por diante) (1), eliminar preocupação com alimento e vestuário (2), viver num ambiente decente (3), largar qualquer outra ocupação (4), e associar-se com pessoas boas e sábias (5).

2 – Eliminar os cinco desejos da visão (6), audição (7), olfato (8), paladar (9), sentidos do toque incluindo arte e música (10).

3 – Descartar as cinco camadas mentais da ganância (11) raiva (12) desejo de dormir (13) excitação e arrependimento (14) e incredulidade (15).

4 – Coordenar os cinco estados da vida: não produzir altos e baixos da mente (16) não ser rápido ou lerdo ao movimentar o corpo (17) não ser rígido ou indulgente ao respirar (18) não dormir demais nem pouco (19) não comer demais nem pouco (20).

5 – Praticar os cinco Dharmas: Esperança (21) almejar a eliminação de toda ilusão no mundo e a realização de todos os tipos de meditação e sabedoria; Empenhar-se (22) manter os preceitos firmemente, descartar as cinco camadas mentais da ganância e fazer esforços contínuos; Contemplação (23) contemplar a importância da meditação e da sabedoria ao refletir sobre a vaidade do mundo; Sabedoria hábil (24) deliberar sobre o prazer no mundo, o qual deve ser evitado e apreciar o contentamento da meditação e da sabedoria da Outra Margem (margem do despertar ou mundo do nirvana); Atenção Plena (25) acalmar a mente, evitar claramente o mundo corrompido e conhecer a grandeza dos méritos da meditação e da sabedoria.

Depois desta preparação, a prática do “décimo poder das dez observações corretivas” é iniciada.

(*) Texto publicado no Nichiren Shu News em abril de 2004 e traduzido pela equipe de traduções da Nichiren Shu Brasil em agosto de 2019.  

free vector