por Reverendo Sensho Komukai

Abtsu-bo (1189-1279) foi um sentinela do Palácio Imperial para o ex-Imperador Juntoku. Quando o ex-imperador foi exilado na Ilha de Sado, devido o Distúrbio de Jokyu, Abutsu-bo foi com ele, servindo-o como atendente. O Imperador Juntoku faleceu em 1242. Abutsu-bo e sua esposa, Sennichi-ama, permaneceram em Sado e entraram para o sacerdócio para orar pelo repouso do seu ser. Eles construíram um eremitério próximo ao túmulo imperial para recitar o Nembutsu diariamente pelo ex–Imperador Juntoku.

Em 1º de Novembro de 1271, Nichiren Shonin, então banido para a Ilha de Sado, foi confinado numa cabana degradada chamada Sala Sammaido em Tsukahara. As notícias de que Nichiren, um monge do mal e notório inimigo amargo do Buda Amida, foi exilado para Ilha de Sado, se espalhou rapidamente pela ilha. Abutsu-bo demonstrava uma hostilidade virulenta contra Nichiren Shonin, que negava abertamente os ensinamentos do Nembutsu, que ele e sua esposa sustentavam com grande fé há 30 anos. Abutsu-bo decidiu ir até a Sala Sammaido, querendo derrubar o monge do mal com uma espada, se necessário.

No encontro, Abutsu-bo exigiu uma explicação quanto a insistência de Nichiren Shonin  de que o ensinamento do Nembutsu conduziria as pessoas ao Inferno do sofrimento incessante. Nichiren Shonin levou um tempo até explicar por que o Sutra de Lótus era o ensinamento supremo. Sua explicação lúcida e seu argumento persuasivo sobre a superioridade do Sutra de Lótus reduziram Abutsu-bo ao silencio, tornando-o ciente de como ele tinha uma mente fechada  sobre os ensinamentos budistas além do Nembutsu. Abutsu-bo se convenceu que o Sutra de Lótus era o único ensinamento para salvar todos os seres vivos no Mundo Saha.

Abutsu-bo e sua esposa, Sennichi-ama, se tornaram fiéis seguidores de Nichiren Shonin. Devotadamente, eles apoiaram Nichiren na Ilha de Sado. Nichiren Shonin apreciou bastante esse apoio dedicado, dizendo em sua carta para Sennichi-ama, “Nunca esquecerei que você me visitou, frequentemente sob o manto da noite, com seu marido, Abutsu-bo, que carregava um baú nas costas enquanto os administradores locais e os budistas Terra Pura vigiavam minha cabana dia e noite, impedindo que alguém me visitasse. Isso me fez pensar se minha mãe teria renascido em Sado para me apoiar”.

Mais tarde, Nichiren Shonin foi perdoado e retornou para Kamakura em 1274. Nichiren Shonin posteriormente entrou no Monte Minobu. Abutsu-bo, não mostrando sinal de senilidade na velhice, visitou sua residência em Minobu, uma jornada de 20 dias a partir da Ilha de Sado. Ele visitou Minobu por três vezes com o único desejo de ver Nichiren Shonin. Abutsu-bo  fez sua última viagem para Minobu com 90 anos de idade. Abutsu-bo faleceu aos 91 anos de idade em 1279. De acordo com seu último desejo, seus ossos foram enterrados no Monte Minobu próximo ao eremitério de Nichiren Shonin.

Nichiren Shonin concedeu a Sennichi-ama o Gohonzon, indicando que as mulheres estavam garantidas para alcançar o Estado Búdico, através do Sutra de Lótus. O Gohonzon media 157 centímetros de comprimento por 103 centímetros de largura. Foi escrito para ela por Nichiren Shonin quando ele se preparava para deixar a Ilha de Sado. Nichiren Shonin também presenteou Sennichi-ama com o Tríplice Sutra de Lótus em dez fascículos e um manto de seda tingido de uma sacerdotisa. Todos esses presentes provaram que Nichiren Shonin demonstrou grande apreço por Abustsu-bo e Sennichi-ama por seu apoio devotado a ele na Ilha de Sado. Eles tiveram uma fé proeminente no Sutra de Lótus e em Nichiren Shonin.

Bem mais tarde, o Templo Myosenji foi construído por um dos seus bisnetos, no local onde ficava a casa de Abutsu-bo e Sennichi-ama, na Ilha de Sado.

(*) Texto publicado no Nichiren Shu News de outubro de 2019 e traduzido pela equipe de traduções da Nichiren Shu Brasil em outubro de 2019.

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