Por Reverendo Sensho Komukai

A ilha de Sado, no noroeste do Japão, é onde Nichiren Shonin ficou exilado entre 1271 e 1274. Há muitas histórias locais sobre como os ilhéus sem instrução chegaram até ele, para aprender os grandes ensinamentos do Sutra de Lótus com nosso fundador, Nichiren Shonin, e muitas das pessoas da ilha de Sado se tornaram seus fiéis seguidores. Havia um pescador chamado Nizo cuja mãe era uma entre esses seguidores dedicados. Ela queria visitar o Monte Minobu. Finalmente, Nizo a levou consigo, através do mar e das montanhas, até o Monte Minobu. Sua mãe idosa ficou muito contente e Nizo se sentiu feliz.

Mais tarde, ela faleceu pacificamente na ilha do Sado. Nizo, no entanto, nunca esqueceu suas palavras enquanto eles estavam em Minobu. Diante das encostas, inesperadamente íngremes, em direção ao templo e a tumba de nosso Fundador, ela disse: “Com um lance de degraus de pedra, seria de grande ajuda para qualquer pessoa que visitasse o templo”. Nizo decidiu realizar o desejo de sua mãe. Vários anos depois, ele economizou uma grande quantia de dinheiro através de seu árduo trabalho como pescador. Ele partiu para o Monte Minobu para fazer uma doação para construir os degraus de pedra. Ele ficou na cidade de Kajikazawa, um rio que banhava todo o trajeto, antes de chegar ao Monte Minobu. A cidade havia mudado bastante desde a primeira visita de Nizo com sua mãe. Não havia multidão nas ruas. A cidade inteira parecia sombria sem muita atividade. Quando perguntado o motivo, o dono de uma estalagem respondeu: “Existe uma fome severa assolando toda a área. Muitos são encontrados perecendo pela fome diariamente. Ninguém pode se dar ao luxo de limpar os cadáveres”.

Ao ouvir sobre essa situação miserável, Nizo disse a si mesmo: “As pessoas desta cidade estão passando fome. Se eu ignorar essa situação, ninguém sobreviverá. O dinheiro pode ser economizado se eu trabalhar duro novamente, mas a fome exige uma solução rápida. Ajudar as pessoas famintas a sair da fome deve ter prioridade sobre a construção dos degraus de pedra. O Sutra de Lótus é o ensinamento para salvar as pessoas do sofrimento. Nichiren Shonin vai concordar comigo. Nizo doou todo seu dinheiro para o povo da cidade de Kajikazawa e retornou para a ilha de Sado.

Nizo trabalhou muito, indo pescar no início da manhã e voltando para casa tarde da noite. Um dia, enquanto estava no barco, ele viu um objeto luminoso no topo de uma montanha. Ele encontrou um afloramento de ouro. Esta foi a primeira descoberta de uma mina de ouro na ilha do Sado. Mais tarde, a ilha ficou famosa em todo o Japão por suas minas de ouro.

Tendo recebido uma quantia enorme como recompensa do senhorio daquela propriedade, Nizo partiu imediatamente para o Monte Minobu. No caminho, ele chegou à cidade de Kajikazawa e se hospedou na mesma estalagem de antes. O estalajadeiro o encarou, perguntando: “Desculpe minha pergunta direta, mas você não é a pessoa que doou todo seu dinheiro para nos ajudar com a fome?” Nizo não estava buscando gratidão em troca de sua generosidade anterior, mas não conseguia esconder a verdade. Ele assentiu com um sorriso. Imediatamente, o estalajadeiro correu gritando de alegria: “Aí vem o Buda vivo para nós! Este é o homem que salvou a cidade de Kajikazawa da fome! As pessoas da cidade se reuniram na estalagem, uma após a outra em lágrimas, expressando sua gratidão a ele.

Ao perceberem que o dinheiro doado por Nizo seria usado para construir degraus de pedra no Monte Minobu, as pessoas ofereceram seu trabalho voluntário para construir as etapas. Quando as obras começaram, o povo de Kajikazawa se juntava no Monte Minobu para trabalhar na construção dos degraus de pedra. Outros visitantes que viram as obras em andamento, juntaram-se a eles ou contribuíram com dinheiro para ajudar na construção. As escadas foram concluídas antes do previsto em 1632. As Escadas Bodaitei, ou Escadas para a Iluminação, começam no Sanmon (portão principal) e têm 287 degraus íngremes que levam ao salão principal do Templo Kuonji.

(*) Texto publicado no Nichiren Shu News em abril de 2019 e traduzido pela Equipe de Tradução da Nichiren Shu Brasil (Sangha Hokekyoji) em maio de 2020.

free vector