Endon Shikan: Perfeita e Imediata Calma-e-Discernimento

“O método  perfeito e imediato da prática de calma-e-discernimento assume, desde o início, a Realidade última como objeto. Não importa o que o objeto de discernimento seja, ele é visto como idêntico ao Meio. Não há nada que não seja a Realidade última.

Quando se concentra a mente no Reino do Dharma [como o objeto] e se unifica a própria atenção plena com o Reino do Dharma [assim como ele é], então não há uma única cor ou odor que não seja o Caminho do Meio. Mente, Buda e seres sencientes são, também, o Caminho do Meio.

Como todos os agregados e bases sensoriais do corpo e da mente são a realidade tal como é, não há sofrimento algum do qual se libertar.

Como a ignorância e as aflições são elas mesmas idênticas à iluminação, não há origem de sofrimento para ser erradicada. Já que as duas visões extremas são o Meio e as visões falsas são a Verdade, não há caminho a ser cultivado. Porque que o samsara é idêntico ao nirvana, não há extinção (do sofrimento) a realizar.

Pela intrínseca inexistência do sofrimento e sua origem, o mundano não existe; pela inexistência do caminho e da cessação, o supramundano não existe. Uma realidade única, puríssima, é tudo que existe, não existem entidades fora dela.

Pelo fato de todas as entidades serem por natureza calmas a natureza última é chamada de “tranquila”; e pelo fato de esta natureza, embora calma, ser sempre luminosa, é chamada de “discernimento”. Embora uma distinção verbal seja feita entre estágios iniciais e avançados da prática meditativa, não há absolutamente nenhuma dualidade, nenhuma distinção entre eles. Isto é o que é chamado de [método] “Perfeito e Súbito de Calma-e-Discernimento”.

Este parágrafo é o prefácio à Grande Concentração e Discernimento de Tien-t’ai que foi escrito por Chang-an Kuan-ting (561-632).

Sobre esse assunto devemos perceber que existem três mil mundos em um momento de pensamento dentro deste corpo e desta terra. Então, quando [o Buda] toma] o Caminho se torna consciente desse verdadeiro princípio que se encontra em todos os corpos-mentes e em todos os momentos de pensamento que permeia todo o Reino do Dharma (Grande Mestre Miao-le)

free vector