Por Reverendo Sensho Komukai

Mãe dos Demônios, também conhecida como Hariti, era uma yaksa, um demônio feminino que teve 1.000 filhos. Hariti vinha com frequência a cidade de Rajagrha na Índia, apanhar crianças humanas e comê-las, para que pudesse obter sustento suficiente para criar seus 1.000 filhos. As pessoas da cidade tinham tanto medo de Hariti, que pediram a Buda Shakyamuni que os ajudasse com o problema que ela causava. Compreendendo a dor dos pais que perderam seus filhos, Buda escondeu a filha caçula de Hariti. Enlouquecendo, ela vasculhou toda parte do mundo por sua filha amada e não conseguiu encontrá-la. Hariti procurou Buda e perguntou lhe onde sua filha tinha ido.

O Buda respondeu a Hariti, “Você tem 1.000 filhos, mas, você está bastante deprimida por ter perdido somente uma filha. Você pode imaginar a tristeza e dor que os pais humanos sentem quando lamentam seus filhos perdidos? Hariti finalmente enxergou seus atos repreensíveis. Ela reconheceu sua conduta cruel no passado e se sentiu tão culpada que decidiu se tornar uma discípula do Buda, jurando manter o Dharma de Buda e proteger as crianças humanas. Este foi o momento que uma deidade maligna se tornou benevolente.

Como a história mostra, Hariti geralmente é reverenciada como uma deidade protetora que acode as mulheres na gravidez para que tenham um parto tranquilo e no cuidado das crianças. Sua figura mostra uma moça com uma criança em seus braços e um fruto auspicioso em sua mão direita. O fruto representa proteção contra o mal.

Hariti aparece no Sutra de Lótus, especialmente no Capítulo 26, “Dharanis”. O capítulo diz, “Mãe dos Demônios, Hariti”, e os dez raksasis (N.T. seres humanoides mitológicos)” afirmaram simultaneamente, “Protegeremos aqueles que lerem, recitarem e manterem o Sutra de Lótus para que não tenham problemas”. O Buda os elogiou dizendo, “Seus méritos são imensuráveis quando vocês protegem aqueles que sustentam o Sutra de Lótus. Vocês devem proteger o professor do Dharma!” Nichiren Shonin deu muita importância a isso e disse com convicção, “Percebo que Hariti e os dez raksasis devem proteger aqueles que defendem o título sagrado do Sutra de Lótus”. Ao enfrentar dificuldades, Nichiren mais frequentemente procurava se defender dos inimigos externos, orando pelo poder divino de Hariti. Não é surpresa, portanto, que Hariti apareça no Grande Mandala feito por Nichiren Shonin.

Por causa dessa história importante, Hariti é reverenciada como uma deidade protetora em muitos templos da Nichiren Shu. Rituais especiais de bençãos de kito (N.T. orações características da Nichiren Shu baseadas no Sutra de Lótus) são feitas diante da sua estátua. Você descobre que algumas estátuas de Hariti parecem negras de raiva, com suas palmas juntas e não de uma moça celestial segurando uma criança. Isto ocorre porque Hariti, no Sutra de Lótus, castiga os inimigos que caluniam o Dharma.

Diz-se que a estátua de Hariti no Templo Nakayama Hokekyoji em Chiba, teria sido esculpida por Nichiren Shonin. No ataque a Komatsubara em 1264, ele apenas escapou da morte porque Hariti o protegeu e salvou sua vida. Após a Perseguição de Komatsubara, Nichiren ficou no Templo Hokekyoji por um tempo, onde esculpiu a estátua de Hariti, como um sinal de sua gratidão.

Hariti tem sido reverenciada como uma divindade que realiza maravilhas para uma gravidez, um bom parto e criação dos filhos, como também na recuperação de doenças ou lesões e prevenção de desastres. Como uma seguidora da Nichiren Shu, é importante lembrar que Hariti é uma deidade protetora compassiva que promete proteger as crianças e os praticantes do Sutra de Lótus.

(*) Texto publicado no Nichiren Shu News e traduzido pela Equipe de Traduções da Nichiren Shu Brasil (Sangha Hokekyoji) em abril de 2020. 

free vector