Por Reverendo Chishin Hirai, Ministro Principal, Templo Ankokuronji

Celebração do Dia da Fundação (Rikkyo Kaishu-E) : Dizem que a Nichiren Shu foi fundada em 28 de abril de 1253. Após longo período de estudo e prática em Kyoto e em outros lugares, Nichiren Shonin retornou ao Templo de Seichoji, onde foi ordenado. Ele recitou o Odaimoku, Namu Myoho Renge Kyo, pela primeira vez diante do sol nascente, no cume do Monte Asahigamori. Esse dia ficou designado como o Dia da Fundação da Nichiren Shu.

Nichiren não pretendia fundar uma nova escola budista. O que ele fez foi recitar o Odaimoku para proclamar sua devoção e iniciar a propagação do ensino do Sutra de Lótus para o maior número de pessoas possível. O resultado foi o estabelecimento da Nichiren Shu. Este ano de 2020 marca o 768º aniversário de fundação da Nichiren Shu. 

O Sutra de Lótus chegou ao Japão muito tempo antes de Nichiren Shonin. Todos entendiam que o Sutra de Lótus era um ensinamento importante e tinham fé nele. O sutra exerceu grande influência na literatura e nas artes no Japão. No entanto, os japoneses não reconheceram que o Sutra era o ensino mais importante e mais alto do Buda. Eles não apreciavam as distinções entre os vários sutras, então, praticavam o Sutra de Lótus junto com outros sutras. No entanto, Nichiren Shonin dizia que o Buda expôs tudo sobre seu despertar no Sutra de Lótus. Por esse motivo, foi reconhecido como o sutra mais destacado nas escolas do Budismo Tiantai e Nichiren. Nichiren Shonin também afirmou que o “Odaimoku é a essência do Sutra de Lotus”. Quando recitamos o Odaimoku, somos conduzidos ao despertar. Nichiren Shonin recitava o Odaimoku sozinho e encorajava outros a fazê-lo. Sua vida de muitas dificuldades começou a partir daquele momento no cume do Monte Asahigamori. É por isso que dizemos que a Nichiren Shu foi estabelecida lá naquela época. Por esta razão, todos os templos da Nichiren Shu têm eventos especiais para comemorar esse Dia da Fundação em 28 de abril.

Cerimônia de Mil Recitações (Senbu-E): Você já ouviu no termo “Senbu-e”? ‘Senbu-e’ é uma abreviação de ‘Hokekyo Senbu Dokuju-e’, que significa literalmente ‘Cerimônia de Mil Recitações’. Refere-se à cerimônia para se recitar mil vezes o Sutra de Lótus. Nesta cerimônia, todo o Sutra de Lótus, do primeiro ao vigésimo oitavo capítulo final, é recitado mil vezes. Como o Sutra de Lótus é longo, leva cerca de oito horas, mesmo quando recitado em ritmo acelerado. Com a inclusão de almoço e outros intervalos, uma única recitação toma um dia inteiro. Se uma única pessoa tenta recitá-lo mil vezes, levará mil dias, quase três anos. Portanto, a Cerimônia de Mil Recitações geralmente é realizada por cem ministros. Cem ministros recitam o sutra todos os dias durante dez dias, resultando na recitação do Sutra de Lótus por mil vezes. 

No Japão, há registro da primeira Cerimônia de Mil Recitações realizada cerca de 1.300 anos atrás. Existem alguns templos como Minobusan Kuonji, Ikegami Honmonji, Hikigayatsu Myohonji e Horinouchi Myohoji, que mantêm essa cerimônia regularmente até hoje. Os templos prestam o serviço à sua maneira, dado que agora é difícil manter cem ministros por dez dias. A variedade de maneiras como essa cerimônia é praticada torna os eventos da Nichiren Shu mais coloridos e únicos. 

O objetivo da Cerimônia de Mil Recitações é oferecer uma oração no memorial de alguém ou para retribuir o favor ou bênção para os outros e para os membros da família falecidos. Também é feito para oferecer uma oração a Nichiren Shonin, que dedicou sua vida à propagação, para expressar nossa gratidão a ele porque podemos ter fé no Sutra de Lótus e recitar o Odaimoku por causa de seus esforços. Também é para orar para que o ensinamento do Sutra de Lótus se espalhe amplamente, para que todas as pessoas no mundo sejam mais felizes. É por isso que a Cerimônia de Mil Recitações é realizada. Não se faz necessário reiterar que recitar o Sutra de Lótus é uma ótima prática para nós.

Cerimônia de Mil Recitações (Ikegami Honmonji): Ikegami Honmonji é um templo muito bem conhecido, onde Nichiren Shonin faleceu. É onde a Cerimônia de Oeshiki, o memorial de Nichiren Shonin, é realizada anualmente em 13 de outubro com a presença de muitos seguidores. O Ikegami Honmonji possui muitos programas além do Oeshiki. Um deles é a Cerimônia de Mil Recitações em abril.

 Ikegami Honmonji realiza a Cerimônia de Mil Recitações entre 27 e 29 de abril de cada ano. Durante esse período, há dois serviços diários, de manhã e à tarde, em que se recita o Sutra de Lótus inteiro, diretamente. Especificamente, no primeiro dia pela manhã se recita o sutra para os familiares falecidos de todos os seus membros e à tarde, para os familiares falecidos de seus apoiadores especiais. No segundo dia, pela manhã, se recita o sutra para a cerimônia de troca dos mantos de Nichiren Shonin e à tarde, se recita em celebração do Estabelecimento do Budismo Nichiren. No último dia, pela manhã, se recita o sutra pela educação saudável das crianças e à tarde, pela paz mundial.

Todos esses são serviços importantes. Deveríamos prestar mais atenção aos dois serviços no segundo dia. A estátua de Nichiren Shonin no Daido em Ikegami Honmonji é a estátua mais antiga dele. A estátua de Nichiren Shonin é geralmente esculpida com suas vestes. No entanto, sua estátua em Ikegami Honmonji usa mantos reais que são trocados duas vezes por ano. As vestes de inverno são trocadas pelas vestes de verão na primavera e as vestes de verão trocadas para vestes de inverno no outono. É realmente como se a estátua fosse tratada como uma pessoa viva. Devemos servi-lo como se ele estivesse vivo. As pessoas doam mantos para ele regularmente, para que uma nova veste seja usada em todas as cerimônias. Esta é uma doação muito popular entre os membros da Nichiren Shu. Há uma lista de espera para doar mantos para ele. Eu também desejo doar mantos para ele algum dia, será uma grande honra. Ficarei satisfeito e emocionado se ele usar as vestes que eu doei. Há também um programa semelhante no Templo Minobusan Kuonji. A Cerimônia de Celebração do Estabelecimento do Budismo Nichiren não se resume a comemorar o aniversário do Budismo Nichiren, mas também, para pensar nas dificuldades de Nichiren Shonin, para apreciar seus ensinamentos e expressar a alegria de nossa fé. 

Entrei para a Cerimônia de Mil Recitações em Ikegami Honmonji pela primeira vez no ano passado. Fiquei feliz, agradecido e emocionado ao recitar em voz alta o Sutra de Lótus e o Odaimoku com muitos outros ministros. Eu realmente provei a alegria de nossa fé. No ano passado, eu também entrei para a Cerimônia de Mil Recitações, realizada em Hikigayatsu Myohonji, para comemorar o Estabelecimento do Budismo Nichiren Shu.

(*) Texto publicado no Nichiren Shu New em abril de 2020. Traduzido pela equipe de traduções da Nichiren Shu Brasil (Sangha Hokekyoji) em abril de 2020. 

free vector