Por Rev. Shoryo Tarabini

Pergunta:

Prezado Reverendo, eu tenho uma pergunta: conheço uma pessoa que imprimiu um gohonzon da internet e diz que isso pode ser feito, que está bom o suficiente e que isso não é nenhuma ofensa. Eu sei que alguém pode desenhar ou escrever o Odaimoku, mas acredito que seja muito diferente de imprimir um Mandala Gohonzon e o usar sem fazer a Cerimônia de Abertura dos Olhos. Isso é verdade? Agradeceria muito sua resposta sobre esse assunto. Obrigado!

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Resposta:

Primeiramente, obrigado pela sua, muito importante, pergunta. A tradição do Mandala Gohonzon é o primeiro dos Três Dharmas (Secretos) Ocultos nos Ensinamentos Essenciais do Sutra do Lótus (三大秘法、Sandai Hihō), revelado entre os Capítulos 15 e 28. Para a Era de Mappō, a tarefa de difundir esses Três Dharmas foi confiada ao Bodhisattva Jōgyō, que é Nichiren Daishōnin.

Consequentemente, o primeiro Mandala Gohonzon dos Dez Mundos do Ensino Essencial foi revelado em um forma tangível e caligráfica por Nichiren Daishōnin em 8 de julho de 1273, depois de ele ter exposto as doutrinas sobre este objeto de veneração e foco central de meditação e concentração em seus escritos Kaimoku Sho (A Abertura dos Olhos, 1272 de fevereiro), seguido por Kanjin Honzon Sho (Ver o coração da própria vida através do Objeto de Veneração dos Ensinamentos Essenciais do Sutra do Lótus, abril de 1273) durante seu exílio em Sado.

O Mandala Gohonzon deve ser inscrito somente por um monge que o estudou, treinou e recebeu autorização para o fazer. Não é simplesmente um objeto artístico que pode ser facilmente reproduzido, ainda que atualmente com tecnologias modernas tenha se tornado muito fácil de se fazer . O Mandala Gohonzon, portanto, não é um mero objeto. É um objeto sagrado que integra o aspecto central de nossa fé, prática e doutrina, estabelecido pelo Buda e entregue ao Bodhisattva Jōgyō para a Era de Mappō, ou seja, Nichiren Daishōnin.

Atualmente não é possível obter um Mandala Gohonzon original escrito por Nichiren Daishōnin para uso particular. Estes Mandala Gohonzon estão sob a proteção dos templos da Nichiren Shu e de outras escolas de Nichiren Daishōnin. Então, a Nichiren Shu reproduz um Mandala Gohonzon (utilizado pessoalmente por Nichiren Daishōnin e mantido em seu quarto quando ele estava em seu leito de morte) sob o controle dos monges da Nichiren Shu e que é concedido quando uma pessoa recebe os preceitos.

Originalmente, antes de existir a tecnologia moderna, cada um era impresso usando uma uma fôrma esculpida em madeira chamada “hanga”, e se estampava o Mandala Gohonzon um por um. Esse bloco de madeira era usado como uma “cópia mestra” para reproduzir as demais fielmente. Antes desse procedimento, uma cópia do Mandala Gohonzon era transcrita manualmente com pincel e tinta sumi,  normalmente somente pelo patriarca do Templo. O Ippen Shudai Gohonzon é escrito à mão ainda hoje, pelo patriarca do templo para os fiéis, um por um.

Ter a grande sorte de poder receber os preceitos e o Mandala Gohonzon significa, portanto, proteger e manter corretamente a própria fé no Mandala Gohonzon e na tradição estabelecida por Nichiren Daishōnin que foi então transmitida aos discípulos.

Consequentemente, receber o Mandala Gohonzon ou o Ippen Shudai Gohonzon quando for aceito como devoto e fiel, é uma grande coisa e uma imensa boa sorte, e ocorre graças à sua sinceridade e fé, mas sobretudo pelo vínculo profundo que você estabeleceu com o Buda, o Dharma e com Nichiren Daishōnin e seu templo. Quando se recebe os preceitos da Nichiren Shū no templo Renkōji e o Mandala Gohonzon, entra-se também, junto com todos os vários Bodhisattva do tempo infinito, no rio das tradições e da herança do Dharma estabelecido pelo Buda e Nichiren Daishōnin.

Além do mais, com base nas tradições da Nichiren Shū, estabelecidas por Nichiren Daishōnin, à sequência da inscrição de um Ippen Shudai Gohonzon ou de um fac-símile do Mandala Gohonzon de Nichiren Daishōnin, uma cerimônia de Abertura dos Olhos deve ser realizada por um monge, que instala a vida do Buda, de todos os Bodhisattvas, de Nichiren Daishōnin e dos Shoten Zenjin (os protetores de todos aqueles que abraçam a fé e prática do Sutra do Lótus). Assim, cada Mandala Gohonzon ou Ippen Shudai Gohonzon permanece fielmente alinhado com as instruções e tradições estabelecidas por Nichiren Daishōnin, mantendo a herança de fé e prática na Era de Mappō.

Então, agora acho que se pode entender a importância de não apenas baixar o Mandala Gohonzon da Internet, mas de proteger essa fé, essa doutrina e essas tradições importantíssimas. Em vez de baixar o Mandala Gohonzon da Internet, encoraje seu amigo ou outras pessoas a virem ao templo para aprofundar a doutrina, a compreensão do budismo, a fé e a prática do Mandala Gohonzon do Sūtra do Lótus. Quem sabe amanhã, eles também podem todos receber os preceitos e um Mandala Gohonzon, para aproveitar esses maravilhosos ensinamentos e fé.

Espero que minha explicação possa ajudá-lo e encorajá-lo a estudar e aprofundar sua fé e compreensão do budismo, além de ajudar os outros a fazê-lo.

Gasshō

Namu Myōhō Renge Kyō

Rev. Shoryo Tarabini

Tradução do original em italiano por Yotatsu Chiamulera, com autorização do autor.

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