Por Reverendo Eisei Ikenaga (Missão Nichiren do Havaí)

Minobusan ou Monte Minobu está localizado na região de Yamanashi na ilha de Honshu no Japão. Yamanashi é cercada por outras regiões como Tóquio, Kanagawa, Saitama, Shizuoka e Nagano. O famoso Monte Fuji está localizado na fronteira sul na região de Shizuoka onde os verões são extremamente quentes e húmidos e os invernos muito frios. Yamanashi é conhecida por ser uma grande produtora de frutas, principalmente de peras, pêssegos, uvas e ameixas. 

Monte Minobu localiza-se aproximadamente a 100 milhas do centro de Tóquio, há três horas de Tóquio, se o tráfego não estiver pesado. Isto não parece muito distante, mas, ainda é preciso passar por curvas e voltas pelos caminhos das montanhas antes de chegar em Minobusan. 

Nichiren Shonin deixou Kamakura em 12 de maio e chegou em Minobu em 17 de maio no 11º ano do Período Bunnei (1274). Kamakura, localizada na região de Kanagawa, era a sede do governo militar naquela época. Nichiren começou a construir uma pequena cabana temporária em Minobu em 17 de junho do mesmo ano. (Ajichi Shufuku-sho). 

Esta estrutura improvisada aparentemente não durou muito tempo, dado que desmoronou no inverno do 3º ano do Período Kenji (1277), apenas 3 anos após sua construção. Ele conclui a construção de uma estrutura mais permanente no 4º ano do Periodo Koan (1281) e deu-lhe o nome de “Minobusan Myohokke-in Kuonji”. 

O terreno, domínio da Nichiren Shu hoje, foi originalmente doada à Nichiren Shonin e a sua ordem por Nambu Rokuro Hakii Sanenaga, líder mais proeminente daquela área, e um dos mais devoto seguidor de Nichiren Shonin. Hakii Sanenaga construiu uma cabana e convidou Nichiren para passar seus últimos anos em Minobu. Acredita-se que Sanenaga tenha nascido no mesmo ano que Nichiren, o 1º ano do Período Jo-o (1222). No 4º ano do Período Koan (1281), ele decidiu entrar para o sacerdócio como discípulo de Nichiren Shonin. Nichiren lhe deu o nome budista de Nichi-en. 

Nichiren tinha 53 anos quando foi para Minobu. Ele já havia sofrido quatro grandes perseguições por membros concorrentes no clero, como também por oficiais do governo militar de Kamakura. Durante a época de Nichiren, desastres naturais, doenças, fome, ameaças iminentes de invasões estrangeiras preocupavam as pessoas imensamente. No tratado chamado de Rissho Ankoku Ron, Nichiren elencou as razões para acontecer essas calamidades, alegando que as pessoas não estavam seguindo o verdadeiro ensinamento e práticas do Buddha. Ele tentou alertar o governo Kamakura disso por três vezes, mas sem muito endosso. O governo Kamakura, sendo militarista, estava muito interessado na realização da previsão de Nichiren de haver invasão estrangeira pelos mongóis em 1274 e 1281. Visto que o governo não deu atenção aos seus avisos, Nichiren decidiu levar uma vida silenciosa e reclusa.

A principal razão para Nichiren entrar em Minobusan foi para ler o Sutra do Lótus em paz, aprofundar seus estudos, e transmitir os ensinamentos para seus discípulos. Ele residiu lá por nove anos, ensinando e escrevendo até que sua saúde começou a declinar. Ele finalmente deixou Minobusan para se recuperar nas fontes termais de Hitachi. No entanto, ele não conseguiu chegar ao seu destino. Ele faleceu na residência de Lorde Ikegami Munenaka em Tóquio, na manhã de 13 de outubro de 1282, aos 61 anos de idade. 

Oesiki, realizado anualmente em 12 e 13 de outubro, é o serviço memorial comemorativo de sua morte. Ele foi cremado em Ikegami e é dito que sua comitiva partiu de Ikegami para Minobu em 19 de outubro. 

Nichiren pediu para ser enterrado em Minobu. Ele escreveu,”Independentemente de onde eu morra, deixe meu local de enterro ser as encostas de Minobu.”. Isto é significativo, pois ele não pediu para ser levado para seu local de nascimento, Kominato, Prefeitura de Chiba, local muito mais perto nas proximidades. Como Nichiren queria retornar para Minobu, ao invés do seu local de nascimento e educação, sugere que Minobu era o local de onde ele tinha boas lembranças.

Ele escreveu para Lorde Toki sobre Minobu., “Eu ainda não decidi se viverei em Minobu ou não; porém estar nas montanhas de Minobu certamente me faz muito bem. Portanto, planejo ficar aqui por algum tempo”. (Toki-dono Gosho). É notável que essa carta foi uma das primeiras que ele escreveu ao chegar em Minobusan, sugerindo que ele foi atraído pelo local imediatamente. Nós a chamamos Minobu “Sozan” ou montanha do Nosso Fundador.

Minobu ainda é um local muito simples e remoto até hoje. As montanhas de Minobu são cheias de árvores, arbustos espessos, água limpa e lar de muitos animais selvagens e insetos. A majestosa beleza das montanhas ainda proporciona um ambiente onde se pode buscar tranquilidade, inspiração e consciência. As salas de orações de Kuonji não são apenas grandes, mas ricas em história, tornando-se mais aparentemente solenes, instigantes e edificantes do que qualquer outro salão de orações da Nichiren Shu. Por estas razoes, Minobu permanece sendo o centro espiritual da nossa escola. 

Assim sendo, nós sacerdotes somos solicitados a completar nossos estudos finais em Minobu, como requisito para a ordenação completa. Cada aspecto de Minobusan, dos arredores naturais até as estruturas arquitetônicas, parece ter sido tocado pelo sopro de consciência de Nichiren Shonin.

(*) Artigo publicado pelo Nichiren Shu News (outubro, 2011) traduzido pela Equipe de Traduções de textos da Nichiren Shu Brasil em 21/02/2019. 

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