A palavra “meditação” é ocidental e não é usada no budismo. Há palavras no budismo que foram descritas como “meditação”, mas a correspondência é imperfeita ou mesmo imprecisa. Portanto, a resposta curta é que no budismo a prática de recitação é uma forma de meditação (se usada meditativamente).
Citta-bhavana, significa literalmente “cultivo mental” e é um termo geral para muitos tipos de prática budista.
A prática budista tem basicamente dois objetivos: śamatha ou “acalmar” e vipaśyana ou “contemplação”. O primeiro leva a uma mente que é tranquila, pacífica e centrada, o outro leva ao insight.
Ao praticar a prática de acalmar a mente, supera-se temporariamente o desejo sensual, a má vontade, a inquietação, a sonolência e as dúvidas debilitantes. Existem quatro estados que podem ser alcançados chamados dhyanas (a palavra sânscrita, jhana em Pali, em chinês foi chamada chan’na e os japoneses pronunciam zen). A primeira é caracterizada por pensar e continuar a pensar sobre o que quer que seja o assunto da contemplação, o arrebatamento corporal, a felicidade e a facilidade mentais, e a objetividade da mente (focada no assunto da meditação). No segundo, o pensamento deliberado sobre o assunto desaparece. No terceiro, o arrebatamento corporal desaparece. No quarto, até a felicidade e a facilidade mentais são substituídas por uma equanimidade mais estável e pacífica. Os assuntos para meditação são muitos, foco na respiração sendo um popular, mas apenas um dos muitos. Outros assuntos são a contemplação do Buda, ou do Dharma, ou da Sangha, ou da bem-aventurança dos reinos celestes, ou a tranquilidade, ou a luz, discos coloridos, etc … Embora muitos acreditem que a recitação exigiria um esforço deliberado que dificultaria a realização de dhyanas mais elevados, também é uma forma de prática e muitas pessoas experimentam um estado em que o mantra parece se repetir sem qualquer esforço intencional autoconsciente deliberado para continuar e têm relatado experiências que me soam como se combinassem com estados mais elevados de equanimidade.
A prática “calmante” sozinha, no entanto, não é suficiente para uma prática budista completa. O próprio Buda rejeitou tal abordagem como incompleta e incapaz de extinguir permanentemente a impureza (ou transformar). A contemplação que leva à percepção é o que o Buda ensinou especificamente. Nesse caso, é preciso contemplar vários aspectos do Dharma e / ou a realidade da vida, primeiro analiticamente, mas eventualmente de maneira mais direta e intuitiva. Em tal prática, a pessoa realmente não pode passar do primeiro dhyana. Aqui, a recitação tem sido usada como uma prática de insight por vários grupos budistas. Os budistas Nichiren que recitam o Daimoku podem especificamente contemplar Namu Myoho Renge Kyo e o que ele representa/transmite (o que realmente leva à verdadeiros “fenômenos maravilhosos” na própria vida). Pode-se também recitar um mantra com a pergunta “quem está recitando?” Há várias maneiras pelas quais recitar é uma parte da “meditação” contemplativa ou vipaśyana.
Na Nichiren Shu temos uma prática chamada meditação shodaigyo que consiste em sentar-se silenciosamente (focado na respiração da barriga baixa ou tanden), então se recita lentamente o Daimoku, aumentando o ritmo ao longo do tempo e depois lentamente diminuindo o tempo (talvez ciclos de acelerar e desacelerar para uma longa sessão de prática) e, em seguida, terminando com outro período de sentar silenciosamente (contemplando o Daimoku).
Por Reverendo Ryuei McCormick
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