Por Reverendo Kosei Uchida
Nisshin Shonin, nascido em 1407, despertou na adolescência para a importância do Sutra do Lótus e seguiu rigorosamente os ensinamentos de Nichiren Shonin. Ele viajou por todo o país divulgando o Verdadeiro Dharma, e finalmente, estabeleceu o Templo Honpoji em Kyoto em 1436, como sua base principal de atividade missionária.
Num período de guerra turbulento, Nisshin Shonin concluiu que as pessoas no país deveriam colocar sua fé nos verdadeiros ensinamentos do Lótus, para que pudessem viver em paz. Ele advertiu o Shogun Yoshinori Ashikaga, notoriamente apelidado de “Temido por todas as pessoas”, por causa da tirania do governo Shogun. Porém, a reivindicação de Nisshin Shonin foi recusada. De fato, ele foi detido pelo crime de perturbação da ordem pública e sofreu torturas rigorosas na cadeia, inclusive tendo a ponta de sua língua cortada e ter um pote em chamas colocado em sua cabeça. Nisshin Shonin não deixou de recitar Odaimoku, Namu Myoho Renge Kyo, mesmo durante estes tormentos infernais.
Suas ações com risco de vida e seu espírito inflexível tornaram-se assuntos de muitas conversas em Kyoto. Mais e mais pessoas se tornavam seus fiéis seguidores, especialmente entre os ricos negociantes e empresários, frequentemente resistentes às autoridades. Como membros da influente classe mercantil, a Família Hon’ami, cujo negócio era avaliação, polimento e limpeza de espadas, tornaram-se seguidores devotos de Nisshin Shonin e deram forte apoio ao Templo Honpoji.
Mesmo 70 anos depois do falecimento de Nisshin Shonin em 1488, a Família Hon’ami manteve apoio contínuo ao Templo Honpoji. Koetsu Hon’ami (1558-1637), que conhecia bem caligrafia, cerâmica, pintura e tigelas de chá, manteve sua fé nos ensinamentos do Lotus, fez cópias do Rissho Ankoku-ron, Tratado sobre a propagação da paz em todo o País pelo estabelecimento do Verdadeiro Dharma, e Nyosetsu Shugyo-sho, O Caminho para Praticar o Ensinamento do Buda, e fez uma Karesansui, um jardim paisagístico seco, no Templo Honpoji, onde duas pedras planas semicirculares estão embutidas no jardim. Isso significa o caractere chinês de 日, ou nichi, significando Sol. Dez pedras lavradas estão colocadas de forma decagonal para fazer uma lagoa com 蓮, ou ren, significando o lótus crescendo ali. O jardim foi construído para expressar os caracteres 日蓮, ou Nichiren. A partir destas obras de arte, podemos dizer o quanto Koetsu e sua família foram profundamente devotados ao Sutra do Lótus e ensinamentos da Nichiren Shu.
Outras obras de arte, como a pintura “Buda Entrando no Nirvana” por Tohaku Hasegawa, pode ser vista em exposições especiais. Quando puder, por favor, visite o Templo Honpoji. Você verá quão profundamente o templo é influenciado por obras de arte e quão fielmente os artistas se dedicam a manter o templo crescer na posteridade. Lembre-se de recitar o Odaimoku em frente ao jardim.
(*) Texto original publicado no Nichiren Shu News de fevereiro de 2022.
Tradução da Sangha Hokekyoji da Nichiren Shu Brasil.
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