Por Rev. Sensho Komukai
Indra era um deus violento do trovão que combatia os demônios Asura. Enquanto Shakyamuni praticava o Caminho do Bodhisattva, Indra assumiu vários disfarces para testar a resolução dele em relação a perfeita iluminação. Mas, depois do Buda ter alcançado o Estado Budico, Indra, profundamente impressionado com o Buda, tornou-se uma das duas principais divindades protetoras do Dharma, junto com o Rei do Céu de Brahma.
O primeiro capítulo, Introdução, do Sutra do Lótus, mostra que Indra com vinte mil seguidores, aguardou Buda expor o grande ensinamento do Dharma maravilhoso. Nosso fundador, Nichiren Shonin, muitas vezes, mencionou Indra em seus tratados e cartas. Em seu escrito “Repreendendo o Bodhisattva Hachiman”, Nichiren disse: “É pregado no Sutra do Lótus, capítulo 14, Práticas Pacíficas, ‘Vários deuses sempre protegem aqueles que praticam pelo bem do Dharma dia e noite’. Isso significa que o grande Rei do Céu de Brahma, Indra, o sol e a lua, os Quatro Reis Celestiais e outros nunca deixarão de proteger aqueles que recitam Namu Myoho Renge Kyo”. Nichiren Shonin enfrentou muitas dificuldades na sua vida. Ele deve ter recorrido a Indra para afastar calamidades.
O templo mais famoso consagrando a Indra no Japão é o Templo Daikyoji em Shibamata, Tóquio. De acordo com a história do templo, o grande Mandala retratando Indra, que nosso fundador esculpiu em um bloco de madeira, estava desaparecida há muito tempo. O nono ministro residente do templo, Nichikyo Shonin, por acaso, a encontrou na crista do telhado do salão principal, durante os reparos feitos em 1779, no dia do Koshin, o quinquagésimo sétimo dia do ciclo sexagenário chinês. A estátua mede dois metros de comprimento por 45 centímetros de largura e uma espessura de 1,5 centímetros. Buda Shakyamuni e Buda dos Muitos Tesouros, com a presença de quatro bodhisattvas, são mostrados em ambos os lados de Namu Myoho Renge Kyo com frases do capítulo Rei da Medicina no Sutra do Lótus, “Este sutra é um bom remédio contra as doenças das pessoas no universo. O paciente que ouve este sutra será curado da sua doença imediatamente”. Uma figura de Indra com uma expressão facial feroz, uma espada na mão direita e palma da mão esquerda aberta, é retratada na parte inferior do Mandala.
Na década de 1780, uma grande fome, acompanhada de peste, assolou todo o país, na era Tenmei do período Edo. Nichikyo Shonin pressentiu o perigo iminente e percorreu as cidades de Edo, carregando o Mandala de madeira nas costas, e distribuiu entre as pessoas sofrendo nas ruas, um talismã, dizendo lhes que havia pílulas semelhantes a grãos, contidas dentro do talismã. “Ingerem-nas para vocês se recuperarem da doença”. Os comprimidos proporcionaram curas inesperadas.
Muitas pessoas que ouviram sobre a boa eficácia das pílulas, elevaram a procura do remédio, no Templo Daikyoji. Ainda hoje, no dia de Koshin, que acontece apenas uma vez a cada 60 dias, as pessoas têm livre acesso ao Salão de Indra no Templo Daikyoji. Visitantes de todas as partes do país visitam o templo para ver o Mandala de madeira com os próprios olhos e o reverenciam.
(*) Texto publicado no Nichiren Shu News em dezembro de 2020. Traduzido pela Sangha Hokekyoji da Nichiren Shu Brasil em dezembro de 2021.
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