Por Prof. Gyouko Otani, Rev. Hoyu Maruyama e Rev. Shincho Noguchi
Capítulo “Introdutório” por Prof. Gyouko Otani
“Então, caiu do céu uma chuva de flores de mandarava, de flores maha mandarava, de flores de manjushaka e de flores maha manjushaka, espalhando-se sobre Buda e sobre a grande assembleia. O mundo do Buda estremeceu em seis direções diferentes”. (Sutra de Lótus, Capítulo I, Introdução)
“Quando Buda Shakyamuni estava prestes a expor o Sutra de Lótus, ele provocou a ocorrência de cinco ou seis tipos de profecias. Entre as seis profecias, o tremor da terra indica que a terra tremeu em seis diferentes direções”. (Escrito sobre Profecias)
“O Buda se sentou de pernas cruzadas e entrou em Samadhi para o propósito de inumeráveis ensinamentos. Seu corpo e sua mente ficaram imóveis. Então, choveu do céu uma variedade de flores coloridas e a terra tremeu em seis direções. Essas profecias são o sinal de que o Buda irá expor um grande ensinamento. A grande multidão da assembleia ficou impressionada, alegremente juntando suas mãos e admirando-o com uma só mente, porque perceberam que o Buda revelaria um grande ensinamento que ninguém jamais ouvira antes.”
Nichiren Shonin ficava profundamente tocado quando lia essa parte do sutra, como se estivesse na congregação para ver a profecia. Quanto a razão pela qual a terra tremia, ele afirma em seu escrito chamado “Zuiso Gosho” (Escrito sobre Profecias): “Todos os mundos do universo são a recompensa dependente, enquanto todos os seres vivos são a principal recompensa. A recompensa dependente é como a sombra da recompensa principal. Como não há sombra sem substância, não há recompensa dependente sem a recompensa principal”.
A recompensa principal significa todos os seres vivos, enquanto a recompensa dependente sugere um meio ambiente natural. Embora os seres humanos sejam dominantes, eles não conseguem viver sem a natureza. É a natureza que mantem os seres humanos vivos, pois a recompensa principal é criada pela recompensa dependente. Na verdade, todos os seres vivos incluindo os humanos são apenas uma parte da natureza. O mundo existe com os seres vivos e a natureza igualmente unidos.
Quando o Buda estava prestes a pregar seus ensinamentos, a terra tremeu em seis direções diferentes. Porém, quando o Buda expôs o Sutra de Lótus, o tremor da terra foi muito maior e mais longo do que nunca. Quando a terra treme muito mais do que o normal, é o sinal de que o Sutra de Lótus será revelado. Como Nichiren Shonin vivenciou desastres naturais na sua época, tais como o grande terremoto e o extraordinário fenômeno no céu, ele se convenceu que o praticante do Sutra de Lótus apareceria para espalhar o Sutra de Lótus na Última Era da Degeneração. Certamente, ele sabia que era ele mesmo quem praticaria e espalharia o Sutra de Lótus.
O quanto estava ansiosa a multidão em ouvir o Buda expor um grande ensinamento é mostrado no final do capítulo “introdutório”:
“Todos vocês, saibam disso, juntem suas mãos. Aguardem com uma só mente! O Buda enviará a chuva do Darma para satisfazer todos aqueles que buscam a iluminação”.
Capítulo II e Reminiscência de Nichiren por Prof. Gyouko Otani
“Somente os Budas chegaram a mais alta Verdade, ou seja, a realidade de todas as coisas em relação a suas aparências como tal, suas naturezas como tal, suas entidades como tal, seu poder como tal, suas atividades como tal, suas causas principais como tal, suas causas ambientais como tal, seus efeitos como tal e sua igualdade como tal, apesar dessas diferenças”. (Capítulo II “Meios Expedientes” do Sutra de Lótus)
“O tempo de vida do Buda está ressurgindo no presente e o tempo presente é a recorrência do tempo de vida de Shakyamuni. Referindo-se a isso, a essência do Sutra de Lótus prega que todos os fenômenos e coisas são eles próprios a realidade suprema e que tanto o essencial quanto o não essencial têm suas razões para existir e, afinal, são um e iguais”. (Reminiscências: do Tatsunokuchi para Minobu)
Buda Shakyamuni, após sair da meditação e se levantar, viu a congregação com compaixão nos Seus olhos. Todos que o admiravam, aguardavam com grande expectativa que o Grande Ensinamento do Darma fosse agora exposto. Logo, o Buda encarou um dos seus discípulos, Shariputra, que ficou tenso. O tempo voou silenciosamente. Os presentes estavam prendendo a respiração, prestando bastante atenção àqueles dois homens santos.
Finalmente, o momento em que o ensinamento final que salvaria eternamente todos os seres sencientes, além do tempo e espaço, estava prestes a ser revelado.
Buda Shakyamuni começou a expor, “A sabedoria dos Budas é profunda e imensurável”. O Buda alcançou o Darma profundo e infinito. Foi o ensinamento que explorou completamente todos os fenômenos como realidade suprema. “Todos os fenômenos, como realidade suprema, podem ser revelados apenas pela sabedoria do Buda, considerando tudo como manifestação da Verdade do Darma. Todas as coisas são iguais e cada uma tem seu próprio valor de existência”. Enxergando pelo insight do Buda, todos os seres sencientes vivem no mundo do Buda e não há nenhum que não possa alcançar o Estado Búdico.
O Grande Mestre T’ien-t’ai baseou sua doutrina das “Três Mil Coisas no Pensamento de Um Momento” na ideia de todos os fenômenos como realidade suprema. Nichiren Shonin deu sua própria interpretação sobre a doutrina, afirmando que segundo o ensinamento do Portal Original do Sutra de Lótus, as “Três Mil Coisas no Pensamento de Um Momento” estão todas contidas nos cinco caracteres de myo, ho, ren, ge, kyo.
Nichiren, ao tentar espalhar o Sutra de Lótus, encontrou muitas e grandes dificuldades. Ele claramente explicou o motivo para suas adversidades, fazendo uma comparação entre sua situação e os eventos na vida do Buda Shakyamuni. Ele ficou encantado ao ver que inimigos fortes eram “bons amigos (líderes)” que o levaram a praticar o Sutra de Lótus. Nichiren tinha certeza que esse era o ponto principal de todos os fenômenos como realidade suprema mostrado no Sutra de Lótus.
(*) Textos publicados no Nichiren Shu News de abril e junho de 2012 e traduzidos pela equipe de traduções da Nichiren Shu Brasil em setembro de 2019.
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