por Reverendo Sensho Komukai
Você já viu um boneco daruma? É um boneco redondo e pintado de vermelho, que lembra Bodhidharma (monge budista indiano, patriarca da tradição chinesa Chan). Um boneco daruma é amplamente popular como um amuleto de boa sorte, simbolizando a vitória contra as adversidades. Quando você tem algo a desejar, compra um boneco daruma e pinta a pupila de um olho. Quando seu desejo se realiza, você pinta a pupila do outro olho no boneco. Isso completa o ritual de abertura dos olhos para o daruma.
O caso de pinturas ou estátuas budistas é outra história. Quando você compra ou recebe qualquer estátua budista, pintura ou gravura, espera-se que você abra os olhos do Buda. Como diz um antigo provérbio: “Arando o campo e esquecendo a semente”; não adianta fazer um Buda e não colocar alguma essência. Você fará bem em realizar uma cerimônia de abertura dos olhos para colocar o espírito sagrado na estátua, pintura ou gravura.
Nosso fundador Nichiren Shonin se referia a “abrir os olhos” das estátuas budistas. Segundo ele, o Sutra de Lótus, é o olhar dos vários Budas, em todos os mundos do universo. Especialmente, aqueles que defendem o Sutra de Lótus, são naturalmente capazes de obter cinco tipos de olhos: (1) olhos humanos, (2) olhos divinos, (3) olhos de sabedoria, (4) olhos do dharma e (5) olhos de Buda.
A Nichiren Shu atribui grande importância ao ritual de abertura dos olhos, contudo, obter apenas os cinco tipos de olhos não é suficiente. Nichiren Shonin disse em seu escrito chamado “Abrindo os olhos das pinturas budistas, estátuas de madeira ou retratos”: “O Buda possui 32 marcas de excelência física. Dessas 32 marcas, 31 são visíveis, começando pela mais baixa, a roda de mil raios na planta de cada pé, até a coroa invisível em sua cabeça. Estas marcas podem ser retratadas em pinturas ou estátuas. No entanto, a marca restante, a voz pura e imaculada do Buda é invisível. Portanto, sua voz não pode ser retratada em pinturas ou estátuas. Na falta dessa marca, essas imagens do Buda não podem ser vistas como Buda.”
Como é possível criar todas as 32 marcas? Nichiren Shonin respondeu: “Quando respeitosamente colocamos o Sutra de Lótus diante de uma estátua de Buda em madeira ou pintada, equipada com as 31 marcas de excelência física, a própria estátua se torna o Buda vivo”. Por quê? É porque as palavras escritas do Sutra de Lótus revelam a verdadeira intenção do Buda. Além disso, quando lemos e recitamos o Sutra de Lótus, a voz pura e imaculada do Buda é expressa de forma visível e tangível. A última marca ausente é finalmente ativada. Através da nossa voz, recitando o sutra, a voz do Buda será infundida nas estátuas e pinturas. Portanto, Nichiren Shonin afirmou: “Aqueles que leem o Sutra de Lótus não devem considerá-lo como composto apenas de palavras escritas. As palavras do Sutra de Lótus contêm o próprio espírito do Buda. ” O ritual de abertura dos olhos não é concluído sem o Sutra de Lótus.
Não importa qual seja o grau de excelência das obras de arte das estátuas ou pinturas de Buda, elas não podem se tornar o Buda vivo, porque falta a voz pura e imaculada. Somente quando tomamos o Sutra de Lótus como sua verdadeira intenção, o colocamos e lemos diante das estátuas ou pinturas, estas podem se tornar o Buda perfeito, equipado com todas as 32 marcas de excelência física.
(*) Texto publicado no Nichiren Shu News e traduzido pela Equipe de Traduções da Nichiren Shu Brasil (Sangha Hokekyoji) em abril de 2020.
free vector
No Comments to "O Ritual de Abertura do Olhos"