Por Reverendo Ryuei McCormick
No artigo anterior, expliquei o significado da palavra honzon como o “foco de devoção” e como a Nichiren Shu representa o honzon particular de nossa Escola em 5 modos diferentes, conforme as instruções de Nichiren Shonin. Eu descrevi os dois primeiros modos que enfatizam o Odaimoku: o “Grande Mandala que Invoca os Dez Mundos” e “Um Título Sagrado”. Agora, descreverei os outros três modos que focam no Eterno Buda Shakyamuni.
O terceiro modo é o “Uma Estupa e os Dois Honrados pelo Mundo” (itto ryoson), um arranjo de estátuas da Stupa do Buda Muitos Tesouros (frequentemente inscrita com o Odaimoku) ladeado pelo Eterno Buda Shakyamuni e o Buda Muitos tesouros. Ocasionalmente, como no Templo Kuonji no Monte Minobu, podem ser acrescentadas outras estátuas de integrantes que estão inscritos no “Grande Mandala que Invoca os Dez Mundos”, tais como os quatro líderes dos bodhisattvas que surgem do subterrâneo.
O quarto modo é o “Um Honrado pelo Mundo e os Quatro Lideres” (isson shishi), um arranjo de estátuas do Eterno Buda Shakyamuni ladeado pelos quatro líderes dos bodhisattvas que surgem do subterrâneo. Esta é a disposição encontrada no salão principal, honden, do Templo Ikegami Honmonji.
O quinto modo é “Um Buda Shakyamuni, que é o Honrado pelo Mundo” (Shakuson ichibutsu), uma estátua do Eterno Buda Shakyamuni sozinho.
Que Nichiren aprovou fazer e consagrar estátuas de Buda Shakyamuni pode ser encontrado em escritos tais como o Shijo Kingo Shakabutsu Kuyo-ji, em que ele escreveu para seu seguidor Shijo Kingo “A estátua do Buda que você ergueu desta vez é o Buda vivo”.
O propósito do honzon da Nichiren Shu em qualquer um dos cinco modos descritos, é para nos capacitar a expressarmos nossa fé no Sutra do Lótus para que possamos encontrar a presença espiritual e influência do Eterno Buda Shakyamuni e assim, recebermos a sabedoria e o mérito do Eterno Buda em nossas vidas através do acolhimento e prática do Odaimoku.
(*) Texto traduzido do Nichiren Shu News ( no. 230 fev 2019) para Nichiren Shu Brasil em 13/02/2019.
free vector
No Comments to "O que é o Gohonzon? (parte 2)"