– Por Reverendo Ryuei McCormick

Muitos visitantes que vem aos templos da Nichiren Shu, veem as estátuas do Buda Shakyamuni e do Buda Muitos Tesouros e então perguntam: “Mas, onde é que está o gohonzon?” Eles perguntam isso pensando que a palavra gohonzon somente se refere ao mandala caligráfico de Nichiren. Eu gostaria de esclarecer essa confusão.

Honzon significa “foco de devoção”. É um termo usado por todas as escolas do Budismo Japonês em referência a imagem central consagrada num templo ou altar budista doméstico. No Budismo de Nichiren, o foco de devoção é sempre chamado de gohonzon, porque o prefixo honorifico go foi acrescentado à palavra [Honzon].

No Kanjin Honzo-sho, Nichiren descreveu seu honzon em termos da transmissão do Odaimoku por parte do Eterno Buda Shakyamuni aos seus discípulos originais durante a cerimônia do ar no Sutra do Lótus.

Após essa descrição, Nichiren Shonin escreveu, “Muitas estátuas de madeira e retratos do Buda Shakyamuni foram feitas com base no que ele pregou nos sutras Hinayana e Mahayana provisórios, mas nunca foram feitos estátuas e retratos do Eterno Buda Shakyamuni revelado no Capitulo 16 do Sutra do Lótus, “A duração da vida do Tathagata”. Agora, no começo da Ultima Era da Degeneração, não seria o momento adequado para que tais estátuas e retratos sejam feitos pela primeira vez?

A Nichiren Shu representa o honzon em 5 modos diferentes baseados nesta passagem e em outros escritos do nosso Fundador. Neste artigo, eu explicarei os dois primeiros modos, que enfatizam o Odaimoku.

O primeiro é o “Grande Mandala que Invoca os Dez Mundos” (jikkai kanjo no daimandara) composto de caracteres chineses e sânscritos com o Odaimoku ao centro. Os outros escritos no mandala incluem os nomes do Eterno Buda Shakyamuni e outros que aparecem no Sutra do Lótus ou que são considerados como integrantes da prática do Sutra do Lótus por Nichiren Shonin.

O segundo modo é chamado de “Um Título Sagrado” (ippen shudai). É uma inscrição do Odaimoku sozinho. No Honzon Mondo-sho, Nichiren Shonin afirmou, “Nós devemos considerar o Odaimoku do Sutra do Lótus como um honzon”.

No próximo artigo, descreverei os outros três modos que focam no Eterno Buda Shakyamuni.

 

(*) Texto traduzido do Nichiren Shu News (no. 229 dez 2018) para Nichiren Shu Brasil em 13/02/2019.

free vector