Por Rev. Kosei Uchida
O budismo foi introduzido no Japão em meados do século 6 da era comum. Os escultores que esculpiram estátuas budistas entraram no Japão pela Península Coreana a partir do continente chinês. Desde então, esses escultores foram chamados de “busshi” no Japão.
Yasutsugu Tomoyoshi, começou a esculpir estátuas budistas aos 16 anos de idade. Ele executou trabalhos de restauração em 1973, na estátua do nosso fundador, no Butsuden, um Santuário Budista, localizado entre o Salão Ossuário do Fundador e o Salão de Recepção do Templo de Minobusan Kuonji. Prestes a iniciar o trabalho de restauração, ele foi diagnosticado com câncer. Sua condição física tornou-se tão precária, que muitas vezes, ele ficava confinado a cama. Ele inexplicavelmente completou o trabalho de restauração. “Nichiren Shonin salvou minha vida. Minha esperança sincera de completar o trabalho de restauração pode tê-lo alcançado”, comentou Tomoyoshi.
Cerca de uma década depois, Tomoyoshi foi contratado para esculpir uma estátua de Nichiren Shonin para o Salão Principal do Templo Minobusan Kuonji. Tomoyoshi esculpiu 5.000 estátuas de Nichiren Shonin durante mais de 30 anos. Porém, ele decidiu se dedicar mais a esta estátua, porque ele sabia que as pessoas com profunda fé no Budismo Nichiren Shu visitariam Minobusan respeitosamente para orar de mãos juntas (gassho) diante da estátua.
A estátua de Nichiren Shonin seria colocada no altar, a cerca de 4,5 metros de altura, ou 15 pés, acima do nível dos olhos. Com um cinzel em mãos, ele visitou templos como o Templo Ikegami Honmonji para sentar-se cara a cara com outras estátuas. Ele tentou esculpir no ar como se cortasse os olhos e o nariz. De acordo com Tomoyoshi, a tarefa mais difícil era inserir a expressão dos olhos na estátua. Isto porque deve-se prestar muita atenção para manter ambos os olhos do mesmo tamanho e na mesma posição, e escolher a melhor cor de tinta preta. Tomoyoshi disse: “Estou profundamente grato por esta oportunidade maravilhosa. Olhos bem abertos são característicos de Nichiren Shonin. Você pode olhá-lo nos olhos diretamente da área pública de cerimonial no salão principal. Tentei esculpir uma estátua do nosso fundador, transbordando compaixão e confiabilidade, para que possamos fazer aspirações ou desabafar qualquer preocupação com ele”.
A estátua de Nichiren Shonin mede em torno de 2,6 metros, mais de 8 pés de altura. Foi colocada no salão principal do Templo Minobusan Kuonji em 10 de setembro de 1983, quando Tomoyoshi, um grande busshi, estava com 72 anos de idade.
(*) Texto publicado no Nichiren Shu News em junho de 2021. Tradução da Sangha Hokekyoji da Nichiren Shu Brasil em dezembro de 2021.
free vector
No Comments to "O escultor que esculpiu a estátua de nosso fundador"