Nitcho, também conhecido como Iyo-bo, nasceu em Omosu, distrito de Fuji, prefeitura de Suruga, era afilhado de um importante discípulo leigo de NIchiren Shonin chamado Toki Jonin (1214-1299). Era um sacerdote noviço em um templo Tendai chamado Gubo-ji em Mama, Shimofusa. Foi convertido por Nikko e recomendado por seu padrasto Toki Jonin, se tornou discípulo de Nichiren em 1267. Também se uniu a Nichiren no exílio na Ilha de Sado.
Ela teve um meio-irmão, filho de Lorde Toki, que mais tarde também se chamou Nitcho (日澄), com caracteres chineses diferentes. Este irmão mais novo se tornou de Nikko também e foi o primeiro instrutor-chefe do Seminário de Omosu.
Em 1278, Nitcho venceu um debate com o abade do Templo Gubo-ji (alguns dizem com a ajuda de seu padastro) e pouco depois converteu o Templo aos ensinamentos de seu mestre. Nessa época, o Budismo Nichiren não era reconhecido como uma escola independente, por isso o Templo Gubo-ji seguiu como um templo Tendai, pelo menos oficialmente.
Durante a perseguição de Atsuhara, a pedido de Nichiren, ele abrigou temporariamente Nisshu e Nichiben, os sacerdotes que foram expulsos do templo Ryusen-ji.
Infelizmente as relações entre Nitcho e Toki Jonin se dificultaram.
A quebra nas relações entre Iyo-bo Nitcho e Toki Jonin é o tema de uma mistura de lendas orais, relatos escritos e lendas orais escritas mais tarde. Quando Daishonin morreu, nem Nitcho nem Niko puderam comparecer ao funeral. Nos dois anos seguintes, ele foi incapaz de comparecer no monte Minobu para cumprir com o sistema de rodízio que havia sido instituído. Temos registros disso em queixas de Nikko sobre o assunto. Esta pode ter sido a razão de Toki ter o deserdado em 1292.
Verdade ou não, Nitcho depois basicamente reconheceu que ele tinha sido negligente em não comparecer na sepultura de Nichiren. Como um discípulo de NIchiren ele tinha o dever moral de comparecer ao túmulo de seu mestre e não havia razões legítimas para não fazê-lo. Além disso, como um ex-discípulo de Nikko ele tinha o dever de respeitar a sua liderança. Em 1292, Nitcho foi para Omosu, Kitayama. Lá se uniu a Nikko e o ajudou a estabelecer o Templo Honmon-ji.
No Comments to "Nitcho Shonin 日頂 上 人 (1252-1317)"