Nichirô era sobrinho de Nisshô e se tornou discípulo de Nichiren em 1254. Ele se juntou à Nichiren aos 10 anos e era tão dedicado à Nichiren que teria dito: “Onde quer que o Mestre vá, Nichiro sempre estará com ele”. Foi muitas vezes chamado de o “discípulo amado”. Quando Nichiren foi levado para seu exílio em Izu, Nichirô se lançou nas águas no esforço de acompanhá-lo, porém os samurais impediram golpeando ele com os remos, aleijando sua mão. Nichirô também foi preso no momento do Incidente de Tatsunokuti, quando foi preso em um calabouço em Kamakura, aonde recebeu uma famosa carta de incentivo de Nichiren. Ele era um sujeito tão encantador que, mais tarde se tornou amigo do carcereiro, Mitsunori Yadoya, que permitiu que ele saísse para visitar seu mestre na Ilha de Sado. Nichiren ficou muito emocionado com o esforço do discípulo, mas também muito desgostoso porque Nichirô possivelmente havia posto em perigo a vida do carcereiro. Por isso o enviou de volta à prisão. Mitsunori ficou profundamente comovido com forma de Nichiro e sua lealdade para com Nichiren, que começou a abraçar os ensinamentos de Nichiro.O local de sua prisão mais tarde se tornou um templo, conhecido como Kosokuji. Finalmente, quando Nichiren foi perdoado, Nichirô foi enviado para levar a noticia até Sado, mas sua avidez quase o matou. Por não parar para descansar no tempo frio do inverno, ele desmaiou na neve e quase morreu congelado. Felizmente, foi encontrado e pode completar sua missão.
Ao retornar para Kamakura em 1274, Nichiren indicou Nichirô como responsável pelo novo templo em Hikigayatsu (Kamakura), chamado Templo Myohon. Porque a base principal de operações de Nichiro era em Kamakura, a linhagem de Nichirô também é conhecida como a linhagem Hikigayatsu.
Nichiro também fundou uma sala de práticas na casa de Munenaka Ikegami após Nichiren morrer ali em 1282. Em 1288, este tornou-se o Templo Honmonji. A sede Adminstrativa da Nichiren Shu atualmente está localizada lá. Por esta razão, a linhagem de Nichiro também é chamada de Linhagem Ikegami. Nichiro era muito ativo nos esforços de propagação e foi um missionário ativo.
No Comments to "Nichirô Shonin 日朗上人 (1245-1320)"